23 August 2009

Romance à moda capixaba

Viajar para lugares novos é sempre muito bom. E mesmo fazendo a velha busca anterior, em sites, fico com um misto de curiosidade e expectativa sobre o que vai me encantar, se o tempero local vai me agradar, se vou encontrar lembrancinhas criativas, e se vou querer voltar de novo, pra conhecer mais e mais da cultura, do povo...

Em fevereiro deste ano, nos últimos dias das minhas férias, me dei de presente uma viagem para a capital do Espírito Santo. Sendo o meu mês de aniversário, me parecia adequado gastar por conta, mas gastar no sentido de gastar as horas com festa, alegria e muita novidade.

Não sei se estou certa em pensar assim, mas penso que todas as coisas giram em torno disso, em querer festejar...por isso, todo ano tento me agradar mais ainda, como se aquela data no calendário que separa um ano do outro, merecesse ser lembrada e comemorada o mês inteiro, logo após meu inferno astral!

Então, movida por um instinto de aventura resolvi me presentear com um final de semana começando na sexta, para Vitória. Claro que esse movimento todo tinha, na ocasião, um certo romance no ar....isso mesmo, estava envolvida o suficiente para seguir adiante...e como diria Marcelo Camelo "e ir onde o vento for, que pra nós dois, sair de casa, já é, aventura, ahhhhhh..."

Confesso que sempre me considerei muito passiva, nada aventureira, porque sempre fui muito racional, com os dois pés atrás, mas, depois dessa viagem, fiquei mais leve, me senti dona das minhas vontades, ao menos de ir e vir ao sabor do vento...

Ao lado desse 'meu' par, conheci a brisa da orla, uma delícia...nossa que cidade limpa...me impressionei! Conheci também o Triângulo das Bermudas, à noite. Muita gente solteira, homens e mulheres muito bonitos, assim, andando no meio da rua, com muita tranquilidade e segurança, como se ali, naquele pequeno universo, a violência nunca nem tivesse existido.

No dia seguinte, decidimos explorar a região, e de ônibus, conhecemos a famosa Guarapari, em especial a praia de Baicutia. E como poderia descrever o paraíso? Ele existe e é lá. Encontramos um restaurante, com uma banda que tocou, sem parar, por mais de seis horas seguidas, com mais gente bonita, de um lado, do outro e por trás, aos montes! Sempre regados a várias rodadas de roskas de abacaxi e de limão, e muito samba no pé. Muito bom!!!

Retornamos à noite para Vitória, e pela manhã, fomos conhecer Vila Velha e degustar o caranguejo mais delicioso que já comi! Atenção baianos: perdemos feio!!

O triste foi que a aventura acabou e não provei a famosa moqueca capixaba. Mas, claro, trouxe um imã de geladeira com uma panela de ferro, em miniatura. Linda!

Finalizo aqui, pois não dá para revelar mais sobre essa história, porque o envolvimento também terminou, e a melancolia assola quando me lembro de coisas tão prazerosas. E me pergunto: fazer o que? Ainda não sei.

8 comments:

  1. Ju,
    Como vc. escreve fácil! que blog gostoso...AMEI,Bjos

    ReplyDelete
  2. Muito legal a história...esse rapaz perdeu uma romântica!

    ReplyDelete
  3. Quem sabe um dia vou poder desfrutar dessa cidade e de todas essas belezas.

    ReplyDelete
  4. Amei. Gosto muito de ler e de encontrar uma leitura sensacional dessa é melhor ainda..rsrs
    Bjs

    ReplyDelete
  5. Mana...que linda essa idéia.Sempre achei mesmo q vc devesse escrever sobre tudo isso e, muito mais daquilo q vc tem dentro de si menina...
    Amei e reconheci os comentários..rsrs..Saudades do meu cunhadinho...
    "Comentários dos comentários",pode?
    ->Surgem anônimos..rsr
    ->Tia Lola lhe chama de "cronista"(acertou!)
    ->Ludy..quer ir um dia lá,com Huguinho,claro
    ->Carol:aieoueiaosieuios..
    Te amo..escreve mais p/ gente viu??
    Beijos..boa sorte!!

    ReplyDelete
  6. Mana, aqui pode tudo! Tb te amo.

    ReplyDelete
  7. Ah! Se eu pudesse voltar no tempo!!!!

    ReplyDelete
  8. Nossa...que mistério nesse desejo de retornar ao passado...pior que fiquei curiosa, quem será o melancólico anônimo?

    ReplyDelete