9 October 2009

Sobre lá

Se narrar minha impressão sobre o Acre foi difícil, imagina descrever o significado de Vitória da Conquista? Pra mim é uma terra de muitos vínculos e das minhas maiores lembranças do meu saudoso paizinho, e também dos anos de infância e família reunida.

Dentre muitas coisas, me lembro que ensaiei exaustivamente a música "PAI" de Fábio Jr, no último dia dos pais, em 1982. Ele me descobriu num dos ensaios, escondida na sala de portas estilo bang bang, que só era visitada por visitas, e me abraçou forte, orgulhoso da filhota. Ai, ai. Tempos perfeitos, que não voltam mais, mas estão eternizados em mim.

Lá tive a conquista dos meus primeiros amigos, primeiras escolas, lá atrás, nos tempos das primeiras grandes bandas do bom (pop) rock nacional, em que descobri e me apaixonei por Renato Russo e sua legião.



Lá, em Vitória da Conquista, tive o prazer de ir para a inauguração do Cristo (sempre achei ele muito magrinho, tadinho). O evento foi um marco, e deixou a cidade eufórica. Me lembro que todos lá em casa se prepararam para o grande dia. E seguimos juntos, em mutirão, rumo ao topo.

Nossa, me dou conta agora, que lá também descobri o meu primeiro amor, namorei anos a fio, nas noites frias e até usei alianças de compromisso e depois de noivado (!).  É, não podia mesmo omitir essa parte. Fazer o que?

Então, puxar tanta história da memória, me força a repensar o futuro. Dizem que tenho estado melancólica, distante, séria e triste. Verdade. Ando muito quieta, literalmente, sem ânimo para novas baladas. Talvez tenha amadurecido minhas percepções, e por ora, o reflexo tenha esse ar pesado sobre meus olhos, no meu silêncio.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Amo essa citação de Camões. Penso assim, também. Fato que ouvir mais e falar menos tem sido a minha tônica, descoberta recentemente, depois de anos e anos de verborréia. Chegou um momento em que ordenei pra mim mesma: bastou! Agora, quero aprender a ouvir mais, para aprender mais e, óbvio, escrever mais sobre tudo que aprendo e vivencio. E isso tem me dado muito prazer. Tento renovar diariamente as esperanças, me fazendo crer que depois de tudo, haverá diversão garantida, e outros tantos bons momentos de alegria, riso solto e, de novo, olhos sorridentes.

Por isso, decidi que vou enfrentar tudo outra vez, nesse feriado, e me presentear com a viagem para lá. Vou conseguir rir alto, planejar novas viagens e projetos, em volta da mesa, jogando baralho. Lá em VC, para encurtar o nome, encontro sempre o que sinto falta por aqui: paz, amor fiel, e muita cumplicidade com minhas manas e sobrinhos. Preciso comprar as passagens, !

5 comments:

  1. minha tia liinda *-*
    Fiico feliz que encontre tuudo isso aqui, pois é tuudo que temos para lhe dar, infelizmente, não estarei aqui esse feriado, mas gostaria.
    Te amo demais (L
    Se for segunda a noite ainda nos vemos ! ^^

    ReplyDelete
  2. Oi minha ex Cunhadinha, sei o quanto esta cidade VC nos deu alegria e ainda nos dar. A amizade é a coisa mais importante, pelo menos para mim.E saiba que te adoro muito e nunca deixe apagar as boas amizades que fez por aqui. Bjs Luciana

    ReplyDelete
  3. Cacau e Lu, obrigada pela visita! Infelizmente não poderei ir, nesse final de semana. Me dei conta que tenho muitos relatórios me aguardando. Fica para a próxima! Beijinhos.

    ReplyDelete
  4. Ai maninha...impossível não comentar...
    As nossas lembranças aqui em VCa são muitas mesmo.Hj temos a nossa metade(irmãos, mãe sobrinhos,cunhadas)bem distantes da gente...
    O nosso painho q pela ausência precoce das nossas vidas, nos faz nos sentirmos órfãs mesmo, de verdade!Sempre que posso reforço isso p/ minha filha:ame cada momento com o seu pai,pois não sabe o que é viver sem um...
    Então estamos aqui mesmo,sempre a te esperar p/ quem sabe um passo decisivo,o qual vc sempre nos compartilha, seus desejos e projetos de uma vida mais tranquila...Já tem até uma casa aqui a te aguardar...bem grande!!rsrs
    Sinto que esses sinas de amdurecimento podem gerar conclusões a esse respeito.Que Deus te conduza e, a proteja de todo o mal.Sua mana q te ama. Dil.

    ReplyDelete
  5. Pois é, mana...quem sabe ou decidirá nosso futuro?? Bj

    ReplyDelete