30 December 2009

Última chamada

...para 2010!!!

É. Chegou então o momento da despedida do velho ano, tão difícil para mim, e ao mesmo tempo tão produtivo. Como última postagem do ano, de número 39, minha (tenra) idade cronológica, preciso registrar aqui, o que penso dessa passagem por 2009.

Antes, preciso agradecer. Falemos das conquistas: assinei escritura, recebi as chaves, arrumei e me mudei para o meu canto, me diverti nas aulas de pós-graduação, adorei atuar como assessora pedagógica, fui orgulhosamente paraninfa das minhas sete alunas de pedagogia, fiz novos amigos, escrevi mais e mais após criar o FOI ASSIM, esse meu blog (filho meu, dependente de mim, para tudo).

Contei e conto com a família cada vez mais próxima e querida. E o melhor momento- no finalzinho do percurso, passei em concurso público de uma universidade-aquele, dos meus sonhos!

Nas viagens, por quase todo o interior da Bahia, ministrei horas e horas de aulas versando sobre avaliação e intervenção psicopedagógica e estágio supervisionado. Já no início do ano, me esbaldei de novo no Acre e em Cobija (Bolívia), e algumas horas em Rondônia. Conheci a linda Vitória (ES), e a praieira Mucuri. Revivi a beleza e a graça do Rio de Janeiro, por três vezes.

Agradeço também pelos momentos prazerosos: joguei buraco com manas e sobrinhos. Planejamos metas, rimos (de tudo) juntos, e muito. Fiquei horas ao telefone com Mana Dinha. Das (poucas) saídas com os amigos. E por ter superado  um medo: de uma cidade à outra, eu dirigi sozinha, em plena BR324, à noite. Tive momentos de amor muito marcantes...na verdade foram todos maravilhosos.

Também preciso desabafar. Foi um ano pesado, exaustivo, com muitas demandas, muitas horas na estrada. Fiz muito silêncio. Fui obrigada a me afastar de alguns amigos (queridos), e se eu pudesse, teria me distanciado até de mim, em muitos dos meus momentos melancólicos. Tive muitas contas a pagar, e muitas noites pensando em como iria pagá-las. Tive exaustão, de tanto pensar. Chorei muito de saudade da minha mãe, dos irmãos, de pai, de avó, dos sobrinhos, dos amigos, e até de cachorro (sou madrinha, ora bolas)...chorei até vendo trailer do filme do presidente.

Eu sou essa pessoa.

Mas aqui estou eu: inteira e muito viva (ufa!). Enfim, consegui sobreviver aos maus tempos, de uma viagem prolongada, de um ano longo.

Agora, resta comemorar essa chegada ao novo. Com pessoas novas, nova relação, novas ideias, mente 100% poluída (mas ativa), com muita vontade de aprender a esquecer o passado, a ser mais humana, menos exigente, a viver com menos regras, a me tornar ainda mais leve.

Agora, preciso conspirar. Meus sonhos de consumo são: horas de sol e de mar, de lua cheia, assistir bons filmes. Me dar de presente pelos 40, um primeiro carnaval no Rio, e voltar lá pra assistir ao vivo o cold play.

Me livrar dos cartões de crédito. Contemplar uma cristaleira (com cristais), em minha sala, salvar minha orquídea dos maus tratos, receber mais família e amigos em minha casa, tirar o passaporte, conseguir o visto e planejar a ida à Manhattan (uau).

Iniciar novos projetos. Cuidar da saúde, da alma. Das rugas também. Tomar muito banho de piscina. Visitar Nate em Aracaju. Visitar Gica em Maceió. Voltar em Mucuri, para visitar Maga. Rir muito mais. Passar o natal no Acre, de novo.

Incluir como rotina: degustar um espumante a cada novo desejo de comemorar a vida, preferencialmente a dois, claro...

Todos prontos, para mais uma viagem? Então um brinde à 2010!

4 comments:

  1. Maninha...linda...amável...dificílima(como diz mainha)..rsrs
    Sinto não poder estar mais perto o quanto eu gostaria...mas saiba que estou!ontem naquele evento em que estive..me vi com vc e a outra Cajazeira...fazer o que?
    Felizes ,por esse elo invisível...te amo..que essa estrela cruze mesmo por esse seu céu...e que faça o milagre que vc está a pedir...Um beijo no menina-mulher!Um feliz 2010 à nossa viajante de tantos contos e encantos...obrigada!!

    ReplyDelete
  2. Ju, amiga, amo ler os seus escritos, é como te ouvir falar. Foi ótimo estar contigo nesse ano lindo que passou. 2010 vai ser muito melhor, Chris Martin e cia que nos aguarde em fevereiro.
    bjão

    ReplyDelete
  3. O amor é dificil para os indecisos,
    É assustador para os medrosos,
    Avassalador para os apaixonados
    Mas os vencedores no amor são os fortes.
    Os que sabem o que querem e querem o que têm!
    Sonhar um sonho a dois, e nunca desistir da busca de ser feliz, é para poucos.

    (Cecília Meireles)

    Eu amo esse poema e hj de manhã ao acordar me lembrei dele, o q sera que isso quer dizer leu? rs. O meu desejo é que possamos AMAR muito mais em 2010, porque quando se tem amor, todas as outras coisas (para se viver bem e feliz) o acompanham.
    Feliz Ano Novo!!!!! Beijos, Te amo Tia!!!

    ReplyDelete
  4. Nossa, quanta gente romântica me visitando!! Amei os comentários e as provocações..risos..
    Feliz ano novo, adeus ano velho...

    ReplyDelete