14 January 2010

Reserva da fantasia a 65km

Ao que tudo indica, pelos sintomas, parece que me tornei viciada em transitar pela linha verde.

Após um refrescante banho de piscina, um almoço muito divertido com os amigos do sul e amiga aniversariante, tomei um banho, me enchi de coragem, escolhi umas roupas, e enfrentei o engarrafamento do final de tarde, rumo à Imbassaí.


Fonte: A viajante jan.2010
Sozinha na estrada, curti o sol se pondo pelo meu retrovisor. Fiquei encantada com aquela luz sumindo, aos pouquinhos.

Após uma chatice de congestionamento, tudo por conta de mais uma festinha dos triveleiros de plantão, já passavam das 19 horas, quando avistei a entrada de acesso à Praia do Forte.

Chegando ao meu destino, e quase (metida à) besta, adentrei em uma reserva recheada de muito verde, mapeada com uma margem construída com lindos coqueirais, contrastando com o mar, azul e imenso. Alguém me contou de um rio existente por aquelas bandas, mas me deu uma certa 'preguiça' de ir ao seu encontro.

Enquanto conhecia as coloridas casinhas, que custam fortunas, com suas belas suítes, espaços de massagem e churrasqueiras, pensei melhor e conclui tratar-se de uma nova ilha (de milionários ou novos ricos), com direito a idas à praia em vans disponíveis somente para o público seleto, espreguiçadeiras eternamente fincadas nas piscinas redondas, parecidas com aquela global, da casa dos grandes brothers... um salão de jogos, quadras esportivas, uma academia imensa, e vazia (ninguém de regime, querendo perder calorias?), dúzias de jardins, coqueiros, garagens, carrões, bicicletas, e até sinaleiras(!)...

Para ampliar a visão desse mundo, absurdamente sedutor, é preciso contar mais.

Na barraca da praia particular, constam no cardápio os muitos aperitivos caros, afinal nada há de barato por lá, obviamente. Roscas com frutas da época, e no balcão, espanhóis e portugueses, astutos e bonitões, propagandeando esse empreendimento com (só) 196 unidades.

Quanto encantamento a céu aberto, meu Deus...

Não, eu sei que não pertenço a esse universo, embora tenha curtido estar provisoriamente nele. Envolvida fiquei.

De verdade, pareceu-me ainda uma típica série de tv das antigas: a ilha da fantasia. Hoje a chamariam de ilha de 'alguma revista que ama publicar famosas loiras, com frases de efeito' do tipo: feliz e solteira! Ou então: flagra com seu novo affair! Nossa, mundo líquido insustentável!

Ora, por que me lembrei dessas coisas?

Sei que muito em função desses pensamentos, me mantive quieta, atenta às novidades daquele espaço arquitetonicamente planejado e bem cuidado. Fiquei pensando sobre os meus sonhos de consumo, e os dos casais dali, das famílias circulantes, e os dos meus amigos anfitriões. Sonhos outros, que dinheiro nenhum dá cabo deles.

Preciso agradecer ao casal, pelo convite feito, e aceito prontamente, para comigo dividirem seus espaços e somarmos nossas alegrias, em mais um final de semana agradável e gastronômico.

Se tenho como comprovar essa narrativa, com uma memória viva, além dos meus devaneios aqui expostos? Claro. Essa imagem aí abaixo, perfeita, prova que consegui eternizá-la, num único flash, sem necessidade de reedição.

Fonte: A viajante jan.2010
Será que Tim Maia teve, em sua passagem pela vida terrena, uma experiência parecida com a minha?! Pode ser que sim.

Lembrando dele, na contramão disso tudo, desse espaço paradisíaco, artificialmente planejado para satisfazer a todos os endinheirados e sonhadores, que gostam de vida boa (e mansa), fiquei com essa música na cabeça, martelando o meu juízo:

"...de jeito maneira
não quero dinheiro,
quero amor sincero,
isso é o que mais quero,
não penso em dinheiro,
eu só quero amar..."

4 comments:

  1. Pois eu juro pra vc que prefiro a reserva da fantasia!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  2. Amiga, dá pra sonhar com algum dinheiro e um amor sincero, por que não?
    Belo post! LEve, com cara de verão.
    A foto está linda!

    ReplyDelete
  3. Claro amigas. Conforto, bons serviços...em qualquer estação do ano é sempre muito bom. Só não posso desconsiderar meu lado crítico, que me aponta o outro lado da mesma moeda!

    ReplyDelete
  4. Adorei o texto!!! Mas vc tá muito metida com esse "Fonte: a viajante 2010"... kkkkkkkkk!!!
    Profissionalíssimo!!!

    ReplyDelete