14 May 2010

Entre viajar e conhecer

Após um intervalo razoável de viagens para ministrar aulas de pós, hoje suportei 10 horas de estrada, rumo à Seabra, com direito a muitas paradas abusivas, de passageiros entrando e saindo o tempo inteiro, crianças correndo no corredor, muita poeira e o sol me perseguindo, aonde quer que eu me sentasse. Chegou um momento em que desisti de me esconder 'dele'. E expus minha face, para quem sabe, receber uma luz diferenciada.
As horas se arrastaram. Tive a impressão que o motorista desconhecia o caminho, e que logo chegaríamos em Aracaju, por exemplo. Mas não. Ele estava seguindo sua rota. Eu é que estou impaciente, intolerante, com uma ânsia em querer ver logo os resultados, as coisas acontecerem.
A expressão americana ideal seria boring, que traduzindo significa aquilo que nos causa importuno, enfado. Então, enfadadíssima, não consegui dormir, não consegui relaxar, nem ouvir músicas, e sequer prestar atenção nas paisagens da Chapada, sempre tão atraentes, tão verdes aos meus olhos.
Sou mesmo exagerada. Me diverti, sim, mas só um pouco, na passagem sobre a vila encantada de Mucugê. Me imaginei circulando de sandálias rasteiras e vestidinhos simples e alternativos, pelas ruas e praças. Um charme o lugar. Quero muito voltar lá, para comer pizza à noite, bisbilhotar todas as lojinhas, caminhar nas trilhas ecológicas tão famosas, conviver com pessoas mais aventureiras que eu.
Depois dessa visão paradisíaca, cheguei em Seabra, cidade que hoje completa 121 anos, literalmente exausta, desejando um banho bem quente e reconfortante. Meu tempo, pedindo por mais mudanças...
--------------------------
Sol, cadê você hoje a noite?

4 comments:

  1. Isso não é a TPM, não, amiga? Me lembro bem de como ela te domina...

    ReplyDelete
  2. Que ótima narrativa, Viajante inquieta e lúcida! Fui com V., sem V. o saber, nessa passagem por Mucugê.

    ReplyDelete
  3. Pior que isso, suportar na poltrona ao lado, mãe com bebêzinho inquieto, estrada afora...ninguém merece...haja choro e viola...

    ReplyDelete
  4. Arranja uma viagem pra cá, agora q vc voltou a ser viajante? Daria ótimas crônicas.
    Saudade.

    ReplyDelete