29 June 2010

Caminhos de são joão

Já na BA 116, com minhas manas, procedemos ao momento da oração. Eu, motorista, fiquei na função principal de dirigir. As outras duas, dividiram a tarefa de orar pelas nossas vidas, pela proteção do destino final. Decidimos de repente sair da rotina. Logo fizemos as malas, entramos no carro e simplesmente fomos. Sem muito planejamento, já com aquela ideia fixa de que as surpresas são maiores e melhores quando não planejamos nada. De fato, não há no mundo inteiro, pessoas tão divertidas para viajar de carro. Cada uma com seu estilo, suas frases de efeito e suas risadas contagiantes. Muito divertido. Relendo a última postagem, percebi o quanto estava sombria, melancólica. E sou assim mesmo, cheia de nuances. Viajei muito tristinha. Toca nos deixou...aquela fofa. Chorei muito. Pedi à mana Lila que reforçasse a "reza" apelando para os irmãos santos: antônio, joão, josé, francisco, maria... e descobri que não são irmãos. Fiquei mais triste ainda. Sempre acreditei nessa irmandade de santos. Paciência.Chegamos em Jequié por volta das 19h. Muito frio por lá. Nada mais que isso. Na manhã seguinte, fomos matar a saudade das tias e primos em Ipiaú. Foi muito bom rever todos. Lembramos da nossa mãezinha, manos e sobrinhos, todos distantes, quilômetros afora. Distâncias físicas desnecessárias e idiotas. Mas hoje estou menos nostálgica. Graças ao calor da minha família. É quente, necessária como a fogueira do São João, que já passou. Agora é a vez do São Pedro, outro santinho festeiro.

8 comments:

  1. Quem disse que jequié é uma cidade quente!?
    No são joão,quem reina é santo Antônio que esfria a cidade para aquecer os corações a frente da fogueira.
    Sinto falta da cidade eita cidade boa d+.

    ReplyDelete
  2. Antonio nos trouxe romance; João, frio e melancolia. E Pedro, esse santo contraditório, chuva e um pouco de alegria.
    Viva os santos juninos!

    ReplyDelete
  3. Hum... fogueira, família e São João. Isso é muito bom. O blog está mais bonito e adorei tê-la como seguidora. Um abraço.

    ReplyDelete
  4. passei em jequie tambem... nao nos vimos, bjao

    ReplyDelete
  5. Família é um grande tesouro.
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Marinalva Costa1 July 2010 at 21:06

    Achei muito legal, mas fico triste porque a distância desarruma todos nós, sempre com o coração pedindo a Deus por vocês e pelos meus netinhos que estão por ai. Fiquei muito feliz por vocês visitarem meus irmãos, Leu disse que até ia sarar a dor de coluna de alegria. Cleide talvez vá ai pra dar nossas notícias e o resto tudo na mesma, só planos, daqui pra 2012 a gente resolve qualquer coisa. Nao podemos ficar tão distante umas das outras. Amo vocês demais minhas filhas, não esqueço vocês por nenhum momento.
    Música de roberto carlos: "Nunca se esqueça nenhum segundo que eu tenho o amor maior que o mundo, como é grande o meu amor por voces" Bjus bjus Marinalva

    ReplyDelete
  7. Oh coisa linda...maezinha por aqui...não tô dizendo que a escrita liberta? Amei, Leu!

    ReplyDelete
  8. até meu totó entrou no texto de são joão!...rs... agora consigo rir, juba, e pensar q ela tá no céu, mordendo a barra das batinas dos santos e dando lambidinhas nos anjos. bj, amiga-irmã muito querida

    ReplyDelete