20 July 2010

Isca do amor

Imagem: bonitinha e disponível na net

Sempre achei que amor a gente procurava, corria atrás, pescava. Mas descobri, a tempo, que amor a gente encontra, alimenta, sustenta, estimula, valoriza, busca ser parceiro, busca estar perto, dar colo, rir ou chorar pelos tropeços da vida.
Dizem que, como amiga, faço mais rir que chorar. E é bom ser espirituosa e saber confortar com minhas bobagens! Gosto de ser assim: útil, apenas por ser engraçadinha.
E como eu gostaria de me teletransportar hoje, para conseguir dar um abraço apertado em cada um dos meus amigos.

De fato não tenho bem certeza se a data oficial para o dia do amigo é mesmo 20 de julho. Já recebi muitas mensagens com datas diferentes. Fiquei confusa. Mas hoje recebi de vários amigos, em forma de torpedinhos, e-mails, palavras ao celular...enfim, estou convencida de que, ainda que não seja hoje a data especial, ao menos foi especial pra mim, receber tanto carinho, ainda que virtual.
Se eu pudesse viajar hoje, de jatinho, distribuiria abraços aos meus queridos em Salvador. Começaria pela confraria das escravas. Almoço de primeira. Mas não citarei nomes dos amigos. Todos sabem o quanto sou generosa, calorosa com cada um deles. Daria outro apertado lá bem longe, aonde o vento faz a curva e retorna, em Mucuri. Passaria algumas horas na orla de Copacabana, saboreando o prazer de ter tia e primos amigos. Faria um "tour" pelo nordeste. Passaria por Maceió, para checar como uma amiga querida está, atualmente. Chegaria depois em Recife, só para comemorar o valor da amizade, que independe de distâncias físicas. E já que independe, chegaria até Rio Branco, e em Guajarámirim, e degustaria o sabor da amizade, envelhecida e curtida, como um bom vinho, junto aos meus manos, mãe, cunhadas, sobrinhos, tios e tias. Será que depois daria tempo, pra eu passar em Curitiba, para dar um abraço em minha amiga elétrica? Tinha que dar! Anoitecendo, eu deixaria para curtir aqui, onde poderia confraternizar com minhas manas, amigas irmãs de sangue e de coração.
Certa vez, em um aniversário meu, uma amiga percebeu que havia vários blocos de amigos espalhados e reunidos, em separado, pela casa, da cozinha à varanda. E me confidenciou:
- Só você mesmo, Ju, para conseguir se dar bem com pessoas tão diferentes!
Eu apenas sorri e pensei: deve ser porque sou de aquário, com ascendente em aquário. Gregária, até a alma!
Em uma das suas lindas canções, cujo título é "Vamos fazer um filme", Renato Russo confessou que queria um milhão de amigos. Quando a ouvi, pela primeira vez, achei maravilhosa a música, mas um disparate isso. Imagina, um milhão de amigos? Claro que ele quis enfatizar, que queria ter muito amigos. Era assim, exageradamente fraternal. Quanta saudade do meu amigo romântico, que escuto sempre que estou melancólica...
Quanto a mim, não tenho a mesma meta. Mas posso dizer que sei reconhecer um verdadeiro amigo, de longe ou de perto. Pelo olhar, ou pelo jeito como guarda os nossos segredos. Isso é importante: aprender a ser leal.
E felizmente "pesquei" amigos lindos e leais, pelos rios e mares navegados. São mais que amigos, são amores que carregarei pra vida inteira. Felizardos, eles e eu. Comeram inocentemente a minha isca!
--------
De amizade, estarei alimentada, pra sempre. Por isso, desejo longa vida, amor, saúde, emoções, 'causos' e muitas histórias engraçadas para tricotarmos juntos, em nossas noites de pescaria, regadas a alegria e união.

21 comments:

  1. Lindo, lindo, lindo seu texto.
    Amizade é assim, não tem distância. Só amor!!!

    Rita

    ReplyDelete
  2. O texto está maravilhoso Ju, tão qto a amizade que distribui de forma tão fraternal!!
    Obrigada por me presentear com sua amizade!!!
    Bjão

    ReplyDelete
  3. Rita, amiga há mais de 20 anos...obrigada pela passagem e carinho! Um beijo!

    ReplyDelete
  4. Oi Nêssa. Na ida pra SSA ver vc e o agregado, já virou encontro marcado! Beijo, amiga!

    ReplyDelete
  5. Ok, gente...me lembrei... Roberto Carlos também queria ter um milhão de amigos..esses músicos amam essa meta!

    ReplyDelete
  6. Nossa amizade nasceu, amiga, num ambiente não muito propício para sê-lo.Afinal, no trabalho, há colegas.Amigas? De fato? Não é qualquer coisa, não se faz em qualquer lugar.Com certeza.Portanto, obrigada por existir.Que bom tê-la por perto, seja virtual ou pessoalmente.
    Bj no coração.Miguxinha..rsrsrsrrs
    Lina

    ReplyDelete
  7. "E é bom ser espirituosa e saber confortar com minhas bobagens! Gosto de ser assim: útil, apenas por ser engraçadinha".

    Não seja modesta, vc é uma amiga extraordinária, e eu sinto sua falta tds os dias!!!

    ReplyDelete
  8. Oi Juuuu!!! Que lindo texto! Parabéns!
    Longe dos olhos e perto do coração AMIGA.
    Beijossss.

    ReplyDelete
  9. Prima, apesar de estarmos tão longe fisicamente, tenho acompanhado de forma ainda tímida as suas escritas, que por sinal são um afago para o coração de muitos.
    Um beijo no coração, da prima do Acre.

    Ana

    ReplyDelete
  10. Lina, miguxa...eu acho que sabia, lá atrás, que já seria sua amiga, mesmo sendo só colega. Primeiro pq seu astral é contagiante e suas risadas deliciosas...estar ao seu lado é divertido, tempo de reflexão, constantes. Amo tudo isso! Te dolloooooooo...
    Obs: as expressões "miguxa", "te dollo", "uhahauauua"...foram herdadas dos adolescentes, que aderimos (só entre nós duas) na net!

    ReplyDelete
  11. Ana, no meio do universo, na Universo, te achei! E de lá pra cá, só coisas boas e divertidas compartilhamos. Adoro sua amizade!

    ReplyDelete
  12. Oi prima!!! Que bom, vc por aqui! Mais uma prova que a net aproxima quem está longe...mas só dos olhos! Te adoro e cuida das "véinhas" por ai, da minha e da sua!

    ReplyDelete
  13. Apesar da distância encontro-me aqui!
    Jonnie

    ReplyDelete
  14. Pois é Patiinha... ai, ai...nossas conversas na piscina e almoços improvisados...nada disso tem preço...e quando nos aproximamos mais ainda, inventei essa mudança...rs...mas estamos unidas, blogueiras, diariamente! Bj, amiga!

    ReplyDelete
  15. Jonnie. Estou aí, tb, bem dentro do lado esquerdo do peito. A distância é real. A saudade tb. Bj, Juba.

    ReplyDelete
  16. Bonito texto, bonitas amizades.
    Abraço.

    ReplyDelete
  17. Belíssimo texto..... Saudades amiga... Amiga baiana....Morando em Salvador...Coração de Conquista.....Quem sou eu???Beijos

    ReplyDelete
  18. Olha só, May...vc não consegue me enganar...rs..amiga transparente...rs.. Beijo...saudades, tb!!

    ReplyDelete
  19. realente, gostei muito dess texto.
    me conhecendo bem como você me conhece, sabe o quanto eu dou valor a uma amizade, o quanto sou ligada aos meus amigos, e me identifico bastante com voce nisso, e com ess texto!
    amo muita essa musica de renato russo *--*
    e outra tambem que eu gosto muito sobre amizade e recomendo, é fim de ano de rafinha. *--*

    ReplyDelete
  20. Rafinha, Cacau? Tia Ju não ouviu ainda...daqui do quarto está só um barulhinho...peraí que vou conferir de perto! Te amooooooo

    ReplyDelete
  21. Eduardo querido. Logo estarei viajando até as minas gerais...e quero comer bolinho de queijo no lançamento do seu livro, e quero autógrafo! Obrigada pela passagem! Bj

    ReplyDelete