11 July 2010

Eu e o mar

Imagem reeditada do blog PRAGMA

Será que algum dia citarei os mares visitados em viagens de navio? Aquelas viagens de solteiros me parecem "raves"..não consigo me imaginar no meio delas!
Será que conseguirei vencer o medo de navegar?
Seria a meta máxima para: não mais enjoar, sentir a brisa do vento, misturado com maresia, ver o sol se por e nascer, ali no horizonte, tão perto...
Ainda não me imagino viajando em alto mar. Certa vez, por quatro horas apenas me vi à mercê de um capitão (do mar), numa escuna. Se eu pudesse voltar no tempo, apagaria as horas mais angustiantes da minha vida.
Avião me causa angústia. Mas consigo, mesmo a revelia, adentrar numa aeronave e por lá permanecer algumas horas. Meus ouvidos doem. Sinto frio de arrepiar. As revistas não são suficientes para me entreterem. Os tripulantes e todos os passageiros são tensos. As aeromoças são como enfermeiras em quartos de hospital. Todo o tempo nos acordam, nos incomodam. Perguntam as mesmas coisas. E nos envolvem com suas maquiagens perfeitas e exageradas. Parecem barbies, de tão penteadas e esguias. Por lá, me divirto assim...
Ônibus me causa apreensão. Não consigo me acostumar com o jeitão dos motoristas. Eles todos me parecem aéreos, desinteressados no destino final. Dirigem como se estivessem passeando, sem pressa. Os passageiros deste meio de transporte diferem dos demais. São conversadores. Falastrões. Não entendem que alguns, como eu, preferem o silêncio no ar, já que a mente sempre está em turbilhão, exatamente como agora, neste momento em que escrevo e me pergunto aonde quero chegar com essa conversa. Ainda não sei. Mas gosto de estrada. De ter certeza de que posso parar numa estação e fincar os pés no chão. Sinto mais segurança.
Mas poucas são as respostas para as dúvidas em mim. Estradas, ares ou mares? Navegar difere de viajar? Ainda não sei. Por enquanto, só navego em textos.

3 comments:

  1. "Mar, misterioso mar / Que vem do horizonte / É o berço das sereias / Lendário e fascinante"

    ReplyDelete
  2. o mar, para mim, é areia e contemplação. posso até molhar os pés, como fiz hj, pedindo proteção à Iemanjá e só. sentar na beira do mar e olhar aquela imensidão de água salgada já é o bastante para eu viajar. texto lindo, como sempre! bjs,

    ReplyDelete
  3. Música linda na rádio blog...
    Maga, como sempre, reflexiva. Obrigada pelo carinho!

    ReplyDelete