24 July 2010

Quase um novo dia

Insônia. Já entendo o meu relógio. Já entendo que funciono melhor, quando durmo oito horas direto.
Na mudança de uma cidade para outra, um dos manos me disse "Dormir e acordar em outro lugar, diferente do que estamos acostumados, não é fácil, não é a mesma coisa." Considerei meio dramática a fala dele, na ocasião. Agora o entendo perfeitamente. Claro que não é a mesma coisa. Tudo é diferente. Hábitos, vontades, rotina, alimentação, ambiente de casa, de trabalho, de cidade, de pessoas, de relações. Antes estava tudo, mais ou menos, encaixado, como aquelas peças coloridas de lego. Mesmo na desordem, chegava em casa, tomava o meu banho, apagava tudo, e esse  ritual diário me dava a paz necessária para cochilar, depois dormir. Hoje, criei outro ritual. Mas os pensamentos não se encaixam, e nem lembram a coisa ordenada do lego colorido. São tão intensos, que muitas vezes penso que a casa inteira os escuta. Mas são só meus. Estão guardados em mim. Meu jardim secreto que ninguém visita. Não consigo mais dormir às 22h, desde que aqui cheguei. Hoje será mais um dia desses.
Durmo sempre com a sensação de que algumas horas me foram roubadas. E como amo dormir bem, em minha cama quente, que me absorve, me acalenta e me traz de volta aqueles outros pensamentos que estavam engavetados, a peça vermelha do lego logo me aparece. Meu coração? Sim. É dele que estou falando. É nele que estou pensando. E aí vem Renato Russo com a velha pergunta: "aonde está você agora, além de aqui, dentro de mim?". Não sei, mesmo. Por isso, eu vou dormir. Ordeno pra mim mesma. Te encontrarei nos sonhos, ainda hoje, nesse dia que já chegou, sem o meu consentimento.
E sem conseguir pregar os olhos, o lego azul me aparece, que me lembra o céu dos seus olhos. Queria mesmo te encontrar. Saiba que as minhas malas estão sempre prontas.

11 comments:

  1. Confuso, amiga, não entendi nada...
    Depois a gente conversa, por telefone, de preferência!
    Bj

    ReplyDelete
  2. gente, q olho azul é esse?...kkk... juba, vc vai me enlouquecer com essa peças de lego de todas as cores... hj quem tá querendo misturar tudo e tacar fogo sou eu! cansada de pensar tanto, vou comer um camarão na moranga com amigos e tomar uma cervejinha pra esquecer os "pobrema". bj,

    ReplyDelete
  3. Que lindo Jú! Em breve essas malas serão desfeitas no destino desejado, onde as peças de lego se encaixarão, provocando algo do tipo reação enzimática (chave-fechadura e/ou peças de lego). Suecesso e Paz!

    ReplyDelete
  4. Vamos por partes...Paty, insônia é mistura de sensações e percepções...confusão pura...mas nada de ficar assustada ou preocupada. Só sou eu, tentando dar vazão ao ambiente da madrugada....

    ReplyDelete
  5. Maga, céu, olhos, azul...hello...são só palavras...

    ReplyDelete
  6. Quem dera, viu Luiz? O porto que não é porto...

    ReplyDelete
  7. muito showw! vc arrasa!

    ReplyDelete
  8. Ain, eu nem sei quem é que te roouba essas suas oito horas de sono . lalala :X
    ooh minha tia, mas é assim mesmo, a vida muda sempree ! :)
    oo lego azul ? bem, esse eu nao entendi. kkkkkk

    ReplyDelete
  9. Oi Celo, que bom vc aqui, madrugada a dentro...

    ReplyDelete
  10. Cacau, eu até imagino quem fica acordada mais tempo que eu....mas tudo bem, ter vc ao lado, barulhenta, com os dedinhos teclando me faz feliz, me transforma em uma super tia! Te amo, meu Ném.

    ReplyDelete
  11. Eu sei o que é isso! Esta em vários lugares dormir em uma cidade e acordar em outra.
    O ritmo e tudo mais é diferente.Mas sempre é revigorante.
    E nada como uma boa noite de Sono.

    ReplyDelete