13 August 2010

Somos todos passageiros...


...menos cobrador e motorista! Brincadeira. Não é nada disso. Sempre brinquei com essa frase. Mas a acho boba, mesmo. É da transitoriedade que quero falar. Do quanto tudo é provisório, incompleto, instável, inconstante. Dormimos com algumas verdades. Acordamos diferentes.Isso acontece o tempo todo, principalmente no mundo organizacional. As regras mudam. As terminologias também.

Na área educacional, até tentam introduzir novas palavras, mas há práticas educativas que desmentem e ignoram as tais mudanças. Um exemplo claro disso foi a introdução do "construtivismo" nas escolas. Os pais se dividiram: uns rejeitaram, outros amaram as inovações. De fato, quem não deseja ver um filho tendo uma educação diferenciada, que leve em consideração o ritmo individual, o incentivo à pesquisa, à criatividade, o estímulo à interação e produção de novos conhecimentos?

Isso dá trabalho. Muitos professores resistiram e ainda resistem à exercer uma prática reflexiva. Os equivocados, pensaram tratar-se de mais um modismo, ou uma nova receita. Ensinar é um ofício trabalhoso, mas só para educadores. Não cabem mais aulas prontas, expositivas, "com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana", como lindamente concluiu Carlos Drummond de Andrade. Os alunos sofreram (ou sofrem?) com os abusivos projetos didáticos pilotos. Cobaias. Um mundo cheio de novidades e os sujeitos de aprendizagens se transformaram em animais de laboratórios de classes ditas construtivistas.

Esse blog, que logo fará um aninho, acaba de criar esse novo espaço. Pretendo discutir, enfim, tudo que vivencio em termos de alegrias e frustrações como Psicopedagoga e também como educadora, já que transito entre vários espaços e situações de aprendizagens, que me transformam cada dia num ser humano mais diferente.
----------
Espero que o apreciem, sem moderação!

10 comments:

  1. Cumprimento V, Jusciney, pela iniciativa e pela preocupação com a qualidade do que se ensina. Seja exemplo, sempre.
    Beijoca.

    ReplyDelete
  2. realmente, quando transitamos por caminhos como estes, que precisam de emoções para guiar, precisa-se de uma luz. e essa nova proposta é interessante, com a criação deste espaço.
    caminho sempre por essa trilha, por este caminho, para sempre que precisar de ideias, encontrar aqui.
    adorei o texto, kika. bjo.

    ReplyDelete
  3. Fico encantado pelas palavras da Educadora Jú. Essa é uma iniciativa democrática em um espaço, pelo visto, também democrático. Parabéns! Esse novo espaço merece todos os aplausos.

    ReplyDelete
  4. Oi Eduardo! Vou tentar sim...obrigada pelo carinho!!

    ReplyDelete
  5. Kiko, vc é um fofo! Volta sim, aprenderemos um com o outro, sempre! Bj

    ReplyDelete
  6. Pois é, Luiz...ficava encabulada de querer tratar outros temas aqui...eu mesma defini que seria só sobre viagens, e me vi limitada..mas daí, achei um jeito de tornar o tema interdisciplinar...rs...viagens, passagens em sala de aulas, passageiros...rs...valeu pelos elogios!! Abraço!

    ReplyDelete
  7. Tenho certeza de que o novo espaço será muito útil e enriquecedor - não só para os quem é da área da educação. Sucesso, Jusciney!

    ReplyDelete
  8. A educadora falando, muito bom escutar/ler e aprender/vivenciar contigo, amiga e profissional competente nos dois contextos..rs.. bj,

    ReplyDelete
  9. Oi Marcelo,obrigada pelo incentivo!!! Bj

    ReplyDelete
  10. Maga, aprendo muito contigo, grande mobilizadora de ações sociais!!! Beijinhos

    ReplyDelete