9 October 2010

O encontro da estreia

Não sou como José Wilker.  Ele, além de ator, também faz críticas e resenhas fílmicas. Por isso, ama dar pitacos sobre produtores e demais artistas do mundo cinematográfico. Eu sou, tão somente, uma cinéfila apaixonada. O único programa que jamais recuso. Quem me convida, sabe disso.

Tento me apaixonar e sair com uma boa impressão, a cada novo filme visto. Bem parecido com o que sinto quando estou enamorada. Dá vontade de me arrumar, ficar bonita, nasce aquela sensação gostosa, talvez única, com o primeiro encontro, e o segundo, e o terceiro...

Hoje eu tive um encontro desses. Assisti hoje, na estreia, a continuação de Tropa de Elite. Gostaria de falar sobre o enredo, mas me pediram para manter segredo. Feito.

Me preparei, como de costume: roupa confortável, casaco pra me aquecer, echarpe na bolsa, para me aquecer mais ainda. Pipoca, refrigerante e os olhos grudados na telona. Enfim, ficamos a sós. Todo o resto do público, que lotou a sessão, desapareceu. 

O processo não foi assim... é sempre assim:  sorridente, com os olhos fixos na tela, fico arrepiada quando as luzes se apagam, e vem o silêncio de toda boa plateia madura. Nem sei se faço parte dela, já que converso e comento as cenas, ao longo da projeção. Mas falo baixinho...

Bem ao meu lado, a vizinha me dispersou, a contragosto. Ela prestava mais atenção nos torpedos e horário, do que nas imagens rápidas, bem feitas e narração sedutora de Vagner Moura, na pele, mais uma vez, do personagem Capitão Nascimento.

Agora, estou completamente acesa, sem sono. Descubro que gosto tanto de cinema, e gosto tanto de escrever, que me dou conta do horário, ou seja, dormirei pouco, para amanhã pegar estrada rumo ao mar de Itacaré, sul da Bahia, às cinco e meia da matina.

Impressionante e imperativo o meu desejo, o meu vício nesse micro universo, quando fico mais "autista" que o normal, alheia ao tempo, ao clima, ao que acontece externamente.

Quem for sugestionável, assista rápido, porque o filme é muito bom. Como diria o global Wilker (quanta intimidade), "gostei da evolução das personagens, de perceber que o cinema brasileiro tem superado e produz bem, muito bem. E é reflexivo."

Não é que a ficção me deu uma vontade de votar, no dia 31? Vou pensar sobre. Agora me deu sono. Esse papo de política (ou milícia) me dá sono. Mas é fuga, vocês já sabem. E Freud já explicou o mecanismo do ser humano, pra fugir da realidade. Ou dorme demais, ou de menos, ou come demais ou de menos, ou se vicia em drogas, em cigarro, em álcool, em música, em cinema, em blog...

Polêmicas à parte, as músicas são ótimas também. 
Vou comprar dvd e cd, assim que lançarem. 

8 comments:

  1. Minha querida viajante, não sabia que gostava também de viajar tanto na sétima arte. Também gosto muito de cinema, mas queria ter mais tempo, ando muito desatualizado e aguardo - por conveniência - os bons lançamentos chegarem à locadora. Valeu o texto e a opinião sobre Tropa de Elite II. Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  2. Já que vc disse que é bom tia, eu vou dar uma passadinha no cinema pra assistir..tem seculos q nao vou no cine daqui. E olha que eu amo filme..beijoss! Lalá

    ReplyDelete
  3. Amiga, vou repetir a pergunta de uma outra amiga: 'E dá pra enfrentar essa vida de cara?'
    Viva a fuga pela arte!!
    Beijo.

    ReplyDelete
  4. Queridos,
    sou suspeita quando o assunto é cinema, "tento me apaixonar por todo filme visto"...
    Um abraço e boa sessão, ao som do Rapa!

    ReplyDelete
  5. Amiga,
    Como vc, adoro filmes!!! E esse em especial foi maravilhoso. Realmente o cinema brasileiro só tem nos surpreendido!!! N sei se vc pensou em votar dia 31, mas eu estou decidida em n desperdiçar meu voto!!!! Que venha dia 31!!!
    Recomendo a todos, este foi melhor que o primeiro!!!
    bjus

    ReplyDelete
  6. Excelente. Superou o primeiro. Wagner Moura está incrível, apaixonante!

    ReplyDelete
  7. Oi Nai..foi maravilhoso assistir contigo. Obrigada pelo convite, irrecusável....Bj

    ReplyDelete
  8. Verdade, Patiinha...aquele capitão, que virou coronel é o máximo! Bj

    ReplyDelete