1 October 2010

"Vamos fazer um filme?"

 
Minha irmã ficou preocupada. Me pediu pra eu parar de ver filmes românticos. Teme pela minha realidade, tão diferente das telonas. Me assistiu chorando, ao narrar o enredo de mais uma história linda, em "Noites de Tormenta", com Diane Lane e Richard Gere. Quem não choraria, com aquele final, gente?
Eu não sei o que me acontece, e fico a me perguntar se deriva mesmo da magia do cinema. O fato é que eu choro (de soluçar) quando me envolvo, quando entro na vida dos personagens. A psicanálise diria que é a tal da identificação, ou projeção, ou fuga, ou seiláoque...

Não discuto tais possibilidades. Nem creio ser motivo de preocupação. Talvez, não seja nada. Ou seja tudo o que vivo, misturado em mim. Na falta de explicações, invisto na escrita. Ela me acalma. Materializo meus sentimentos escrevendo. Expressão máxima do meu contentamento, ou da minha solidão. Mas não me sinto só, quando escrevo. Tenho à minha volta, uma multidão de amigos, muitas vozes, meus pensamentos todos alegres, soltos, reunidos de todas as formas. Uma confraria de desejantes, enfim.

Quanto papo divâ...mas é fato. Com a sétima arte, consigo rever situações, repensar decisões.

Já mudei tanto, após ver e rever "A casa do lago", "Simplesmente amor" ou "Um lugar chamado Noting Hill"...pensei sobre abandonar minha vida de consumista insensata, revendo "A garota da vitrine"... acreditei, muito mais vezes, que papai noel existe e é do bem, porque em todos os filmes vistos, tematizando o natal, neles costumam exibir pessoas mais carinhosas, mais humildes, mais humanas...as metas de um futuro melhor ganham asas, parecidas com essas, da borboleta preta e branca, do Foi assim:...

Ok, pensar em cores, me lembra de outro filmes, cada um, ou todos, indicando o caminho do meu coração, vermelho como o céu. Lindo filme, por sinal. Esse trata de um universo complexo envolvendo saúde, educação, amor, inclusão, esperanças.

Sério isso? Pareço político, em vésperas de eleição? Diga não, por favor...
-----------
Renato Russo, obrigada pela música inebriante, pela pergunta indireta, emprestada para o título desse post.

11 comments:

  1. juba, esse post é sua cara: profissionalmente romântico :-) bjs,

    ReplyDelete
  2. Mergulho diegético. É o termo que se usa em Comunicação pra designar esse sensação de viver o que os personagens vivem.
    Tbm sou assim, já saí do cinema aos prantos.

    ReplyDelete
  3. ôo minha tia, nao sei porque toda vez que me lembro das minhas idas de salvador, me lembro de nós indo ao cinema juntas, até mesmo pra assistir filmes infantis *--* , me lembro sempre quando fomos assistir P.S. I LOVE YOU , saímos as duas soluçando do cinema, entramos no carro , paramos e ainda continuamos chorando, e sempre quando assisto filme , ou vou ao cinema, me lembro da minha tia , que ama muito essa sétima arte :) Beijos :*

    ReplyDelete
  4. amiga, a função da arte também é essa da catarse. Graças a Deus! Alivia! Bjo. Te amo!

    ReplyDelete
  5. Maga, Patiinha e Cacau...vcs três, cada uma com seu estilinho, são parceironas de idas ao cinema...
    Não vejo a hora de assistir "amar, comer e rezar..." a história de uma viajante ousada e sortuda, que encontrou a estrada para o amor...viva!

    ReplyDelete
  6. Gica, que saudade das nossas idas ao cine vivo (delícia)
    E Denzél, ainda tá emplacando nas sessões de casa? Beijo, te amo, tb!

    ReplyDelete
  7. kikaaaaaaaa....
    a história de uma vida, pode, deve e sempre será contada em um filme... seja ela qual for. E a sua, rende um ótimo enredo.
    Parabéns pelo texto, delicioso e romântico, e porque não dizer, malicioso para se ler no final de semana, com vontade de ficar na frente da telona.
    aceita uma pipoca, junto com a companhia?
    te espero na frente da sala de cinema, com o ingresso na mão...
    Bjos kika.

    ReplyDelete
  8. que fofo, Kiko...pena eu não morar aí, pra te encontrar na frente da sala do cinema...rs..bj

    ReplyDelete
  9. Não vou conseguir esperar vc vir a SSA. Vou ao cinema na segunda-feira!!!
    http://cinema.yahoo.net/noticia/carregar/titulo/julia-roberts-e-javier-bardem-falam-sobre-comer-rezar-amar/id/27089

    ReplyDelete
  10. O meu genero de filme predileto, sem duvidas, é o romance!! Esses filme fazem bem para nossa alma, e mais, nos estimulam a continuar acreditando que podemos SIM viver um GRANDE AMOR e claro: com FINAL FELIZ!! Sempre vou acreditar na força do amor, e sei que o meu uma hora vai chegar...

    Bju Leu!! =**

    ReplyDelete
  11. Oi Lalá...claro que vai chegar e melhor, já nasceu, deve estar com sua idade, mais ou menos,é bonito, romântico, inteligente, limpinho...e principalmente, está disposto a amar a pessoa linda que vc é....te amo, leu!

    ReplyDelete