23 November 2010

Divâ na escrita

Papai noel me lê
Na fase "expectativa" que me encontro, trabalho muito mais horas e navego na internet por muito mais tempo. Fico aqui, ali e acolá, de olho na nova fase que darei início, mas sem perder ânimo e interesse pela rotina instaurada.
Outro dia, me desculpei com um professor, por não ter lhe respondido uma pergunta. E me justifiquei:
- é que fico meio 'autista', quando estou escrevendo.
Ele riu da minha autodefinição. Hoje, esteve em minha sala e me disse:
- Ju, tenho o prazer de te apresentar o nome da (sua) síndrome. Você sofre de cyberautismo.
- engraçadinho, eu quem te falei sobre isso...
- não importa, quem inventou a nomenclatura fui eu, então, a patente do nome da síndrome é minha!
Concordei. Confesso meu pecado gasoso. Fico aérea e incomunicável quando estou em frente a uma tela do computador.
Rimos juntos. Gostei tanto do nome, que autorizei a ele entrar em contato com minha família. Certamente todos lhe dariam depoimentos incríveis, falariam com propriedade sobre as minhas ausências físicas, enquanto fico alheia a tudo, e me ocupo do cyberespaço.
São instantes como esses, mágicos, que sentirei saudade.Sinto como se não quisesse perder o fio da minha rotina, ou quisesse tão somente curti-la à exaustão. Um esforço tremendo pra reter na memória, lembranças da minha vida de longo tempo na área privada.
As relações com os colegas, as reuniões, ou intervalos, os telefonemas, as mensagens, a cumplicidade conquistada. Isso tudo, reunido, me dá uma sensação de dever cumprido, de mais responsabilidade ainda, para tentar manter tudo organizado.
Por outro lado, a minha mente é pura bagunça. Os pensamentos navegam em megabytes descompassados, velozes e misturados, exatamente como aquela sensação que tive ao assistir o filme 'tropa de elite 2', com o fofo do Wagner Moura.
Um misto de alegria disfarçada de excitação. De suspense. E de ansiedade, o mal do século XXI.
Viver tem sido (tudo) isso. Não tenho como parar e arrumar o meu interior.Alguns fazem terapia e pagam caro por isso. Nada contra, embora ainda considero um luxo. Mas a prevenção, em qualquer caso, me parece ser sempre o melhor remédio.
Comigo busco prevenir diferente. O meu divâ é de outra natureza. Tem mais a ver com caracteres. A minha forma de apaziguar meus ânimos e dilemas é, definitivamente, na escrita, como se escrevendo eu pudesse despejar o que já ganhou forma, e deveria ser expulsado, para dar vazão às outras tantas redes de pensamentos insistentes.
Melhor lugar não há para eu me deitar, digo, escrever. Tenho liberdade de expressão em tempo integral. Fico sem limites nesse espaço que nomearam de blogosfera.
E, mesmo na fase 'oqueseráoamanhã', me vejo incentivando outros colegas a assumirem seus riscos, seus medos.
Por isso, acredito que prestar seleções públicas é uma viagem possível. Isso porque os concursos são tão raros de acontecerem, que não há tempo para desistir, sem antes experimentá-los. Eu já fiz dois, em apenas um ano, e fui aprovada em ambos. E passei por mérito, não por meios ilícitos.
Me perguntam se eu planejei me infiltrar na carreira pública. Não. Entretanto, creio ter sido uma mera consequência dos meus investimentos feitos em estudos e práticas (psico)pedagógicas, tanto no segundo quanto no terceiro setor.
A saudosa ong, ao longo de três anos, me presenteou com os aprendizados desse caminho do meio, importantes para eu saber me posicionar com maior sensatez ou maior firmeza. Aprendi sobre o verdadeiro significado de inclusão, a lidar com planilhas, equipes, elaborar relatórios para os parceiros, conhecer como se dá uma gestão feita a partir de orçamentos enxutos, a ter sensibilidade com quem deseja aprender, mesmo quando o lucro não é o foco.
Quem convive comigo, sabe que 'aparento' tranquilidade. Como se nada me afetasse. Ledo engano. Claro que o estresse me persegue. As metas me perseguem. Os prazos curtos me perseguem. O ranking e a disputa entre as faculdades particulares me intrigam, me tiram do sério.
Mas tenho aprendido a driblar os meus temores. Exercício diário. O turbilhão caminha comigo. Nem por isso estou em desespero, muito menos alimento a desesperança. E cá entre nós, 'não há mal que sempre dure'. Ainda mais perto do natal, época de milagres.
Escrevo demais, eu sei. Desculpas. É que meu coração está aos pulos.

15 comments:

  1. Relendo o que escrevi, deu vontade de chorar. Sou um drama, e convivo com os 7 pecados.

    ReplyDelete
  2. Qualquer que seja a viagem, essa ansiedade, esse frio na barriga que acontece minutos antes de nos depararmos com a estrada tem que ser aproveitado ao máximo!

    Extraio uma parte do texto que coincide exatamente com o que me levou a escrever os 2 blogs que eu tenho: "A minha forma de apaziguar meus ânimos e dilemas é, definitivamente, na escrita, como se escrevendo eu pudesse despejar o que já ganhou forma, e deveria ser expulsado, para dar vazão às outras tantas redes de pensamentos insistentes."

    Aguardo novas aventuras!

    Bejo!

    ReplyDelete
  3. Oi Edu! Você viaja quando pra Nova York? Quero um texto bem Manhattan, bem Central Park, bem Sexy in the City! Beijinhos!

    ReplyDelete
  4. Esse post realmente ficou grande, porém, não consegui me desprender dele antes que chegasse ao final. Esse seu divâ deve realmente funcionar bem. Rs.
    Abraços

    ReplyDelete
  5. Oi Luiz! Que bom que conseguiu ir até o fim...sofreu muito, nessa viagem longa, passageiro? Risos...um abraço!

    ReplyDelete
  6. E que divã, hein, amiga!?!?!? A blogsfera tem sido uma terapia e tanto pra mim tbm.
    Não me incomodo com os textos longos, sei que aqui tem conteúdo.
    bjão (e segura o coração senão ele sai pela boca!!!)

    ReplyDelete
  7. Oi Ju!

    Então, vou dia 13/12. Não sei se haverá tempo para blogar. Normalmente sou bem desorganizado, mas ainda assim espero construir algum poema sobre as impressões de viagens!

    Garanto que será Manhattan, e possivelmente sexy! hahaha Só não sei se será Sex and the City! hahaha

    Bejo!

    Bejo!

    ReplyDelete
  8. Patiinha, acho que meu coração é até bem comportado(: Bj

    ReplyDelete
  9. Edu, vou aguardar então! Boa viagem e traga um imã de presente pra mim! Depois mando o endereço!!! Bj

    ReplyDelete
  10. Fechado!

    Ah, estou fazendo uma enquete no blog. Depois vc responde?

    Bejo!

    ReplyDelete
  11. vc é danada de boa nisso, juba! continua q um dia não será apenas martha medeiros, pois ao lado estará ju carvalho entre as melhores cronistas brasileiras :-) bj,

    ReplyDelete
  12. Maga...blogar é só prazer, escrever pra mim, por obrigação, tarefa árdua! Um bj, amiga!

    ReplyDelete
  13. Essa ansiedade que voce sente e deixa fluir nos seus textos(um presente para os leitores)é a vida pulsando em sua plenitude...deixa fluir. Só com o tempo (não se preocupe,falta muito ainda),com a aceitação do que se fez e o que não deu pra fazer,é que a calmaria vai se instalando em nossa alma.Ainda bem,senão existiriam monte de senhorinhas e senhorezinhos atônitos por aí rs rs rs.beijinhos,

    ReplyDelete
  14. Ai, a calmaria...nunca estive tão calma e tão ansiosa...risos..beijos, minha tia Lola!

    ReplyDelete
  15. Genteeeeee....meus dois aconselhados passaram no concurso da UFBA! Obaaaaaa...mais dois presentes natalinos! Muito bom!

    ReplyDelete