20 November 2010

Memória rastreada

Estão todos desenhando. Minto. Projetando o que foram, o que são ou o que serão. A rede complexa do processo de aprendizagem. Focos nos vínculos afetivos, presentes nos contextos da escola e da família.
Na aula de hoje, estão felizes, descobrindo o que são provas projetivas, piagetianas...e como se avalia um sujeito, segundo a epistemologia convergente, concebida pelo "pai" da Psicopedagogia, o autor Jorge Visca.
Enquanto desenham, estou aqui, pensativa sobre meu futuro, sobre os rumos da minha vida. São tantas as projeções, minhas e deles...
Estou numa aula de pós-graduação deliciosa aqui em Brumado, que faz sol, mesmo estando situada a apenas 130km da cidade de Vitória da Conquista, também chamada de "Suiça Baiana", pelo frio intenso que faz, em pleno mês primaveril.
A caminho daqui, de carro e sozinha, o pôr do sol lindo e a lua cheia, mais linda ainda, me seguiam, me guiavam. Aposto que foi proposital, para que eu conseguisse viajar ainda mais no meu mundo interior.
E nesse embalo, ouvi as músicas melancólicas do álbum Equilíbrio Distante, de Renato Russo.
E me lembrei dele, que lástima! Não, dele, cantor, mas daquele outro, o que frequenta (sempre) os meus sonhos, mesmo quando estou acordada e atenta às curvas na estrada.
E quanto mais viajo, mais me entendo, menos me acomodo.
------------
Agora, o prazer me chama...chega de sessão nostalgia...

7 comments:

  1. Só fico pensando como vc é corajosa de dirigir nessas estradas... ainda mais tão distraída... talvez a estrada também seja como a da Suiça...rsr bj.

    ReplyDelete
  2. Ahahah... estradas como as da Suíça??? Duvido!!!

    Amiga, por falar em viagem, e o reveillon?

    ReplyDelete
  3. Se entender mais e se acomodar menos é um grande sinal de que as viagens estão sendo proveitosas. Beijos

    ReplyDelete
  4. A estrada é a vida, gente...experimentem...é muito bom viajar, dirigindo, ouvindo boa música, no controle do volante e dos freios...bj em todos!

    ReplyDelete
  5. Viagens, aulas, pós-graduação, psicopedagogia... quanta coisa cabe - e cai muito bem - nesse fervilhante caldeirão de ideias. Muito bom partilhar disso tudo, minha amiga. Parabéns e tenha uma ótima semana.

    ReplyDelete
  6. O mais legal dos seus textos é a preocupação com o momento, com a fotografia mental e sentimental que você tira da viagem.

    Vc resume o que todo mundo quer sentir, mas está preocupado demais com o destino pra perceber!

    Quem dera eu estivesse tão atento à minha própria viagem!

    Bejo!

    ReplyDelete
  7. o mais legal é receber cada comentário desses, e perceber que eu consigo "afetar" meus passageiros queridos, eita verbo lindo...
    Bj, Marcelo! Bj, Edu!

    ReplyDelete