28 November 2010

Ela e os seus conflitos

Recomendo!
Quando o assisti pela primeira vez, fiquei arrepiada a cada cena. Parecia uma filmagem rodada intencionalmente para promover, à distância, a lógica de uma avaliação psicopedagógica. Parecia um laboratório para avaliar as três dimensões interelacionadas: escola, família e sujeito. O filme aborda com perfeição esse triângulo conflitante.
Depois, da segunda vez, pensei ser uma filmagem rodada intencionalmente para provocar outra investigação: sobre o quanto somos insensíveis ou o quanto banalizamos os sentimentos e os sintomas de dificuldades de relacionamento, que um indivíduo manifesta, sempre de forma evidente, mas que não enxergamos.
Ou por egoísmo, ou por preguiça.
Pensamos coisas como: isso é manha, é chantagem emocional, é 'meninice', é capricho, é bobagem.
Pior quando verbalizamos: isso logo passa!
Deixo então a dica desse filme, rodado em 2009, direto em dvd.
Deixo também o meu desejo de estimular a análise fílmica no contexto escolar, por considerá-la uma das estratégias mais potentes e capazes de despertar novas percepções sobre o mundo que nos cerca, ou sobre realidades invisíveis para pais, professores, diretores...
A crítica negativa é que retrata uma realidade bem diferente da nossa sociedade, sobretudo se focarmos no cenário educacional brasileiro, carregado de particularidades e (muitos) equívocos.
Ainda assim, isso não compromete a obra.
Juro. A pipoca é realmente dispensável. Já o lenço, não.

5 comments:

  1. Não vi ainda esse filme,mas já li a respeito dele, é muito dificil para os educadores perceberem no dia a dia de nossas escolas o que se passa com cada aluno(a), sem contar que nessa idade existe fantasia que se confunde com a realidade...boa indicação de filme.

    ReplyDelete
  2. Gostei da recomendação. Não deixarei de assistir. Quanto ao lenço, do jeito que ando sensível, melhor preparar um lençol...rsrs Bjs

    ReplyDelete
  3. Valeu a dica, viajante amiga. Dispensarei a pipoca e renovarei o estoque de lenços. Obrigado pela presença de sempre lá no meu blog. Um beijo e boa semana.

    ReplyDelete
  4. Oba!! Adoro filmes, vou ver!

    Mas c vai me fazer chorar po?! Q sacanagem!!!!

    Beijo!

    ReplyDelete
  5. Oi pessoal, obrigada pela passagem aqui! Assistam e depois voltem para comentar, ok? Beijo em todos!

    ReplyDelete