5 November 2010

Ser ou estar âncora?

Questão emergente, filosófica. Não me imagino vivendo um conflito por mais de um dia. Desta vez, pro meu azar, confesso que venho vivenciando conflitos tolos repetidamente, que duram dias, noites, semanas. Ir ou não ir, ser ou não ser, encarar ou desistir.
Nessa leva de pensamentos sombrios, dúvidas bobas, me vejo patinando, sem forças. Isso me incomoda demasiadamente. Nem seria um bom momento para escrever. Talvez se o silêncio interno me deixasse parar de pensar, eu conseguiria segurar a ânsia por caracteres. Mas já sabem, a escrita me acalma, atenua esse incômodo.
A nova viagem, marcada, agendada, comentada e tão esperada, não vai mais acontecer. Junto com o cancelamento, o meu desânimo, além de uma grande indignação. Sou muito responsável, comedida em assuntos profissionais. Fui assim no passado, sou assim no presente e hoje foi assim. Eu dei um tiro no pé? Não. Porém, mesmo com todo o discurso ensaiado, bem justificado, recebi como resposta um estrondoso NÃO. Aquele famoso soco no estômago. E como doeu...
Ainda assim, o meu desejo pela transformação permanece intacto. Quero alçar um novo vôo rápido. Não quero mais me sentir (tão) aprisionada, muito menos tolhida por querer perseguir os meus sonhos mais ousados.
E há alguma razão para estar ancorada aqui, nesse cenário? Tomara que exista. Do contrário, concordo em ser âncora, mas me fortalecer o suficiente para fincar meus ideais em outros contextos, mesmo com a mudança de rumos decretada, alheia aos meus interesses.
Pensando um pouco mais, percebo que foi só uma projeção, da minha pueril e boa intenção.

4 comments:

  1. Ju, talvez seja a deixa para ir. Talvez seja a hora de não pedir aprovação, permissão. Ou talvez seja apenas mais um momento de deixar o outro dizer o não que não queríamos dizer para nós mesmos.
    Espero que tudo fique bem pra você, pois você merece o melhor. Beijo. te amo.

    ReplyDelete
  2. Amiga, tô passada!
    Concordo plenamente com Giselly. Esse NÃO é um alerta. Nunca consegui trabalhar na iniciativa privada pq na minha opinião eles só enxergam $$$$, e pra mim é impossível trabalhar com educação sem considerar o lado humano.
    Vc merece (e pode) mto mais do que isso!
    Tbm te amo, estamos juntas!

    ReplyDelete
  3. Ás vezes, um NÃO tem a função de nos motivar a descobrir novos caminhos. Espero mesmo que dê tudo certo! Bjs

    ReplyDelete