14 December 2010

Luz no fim do túnel, no fim de ano

O Conselho Nacional de Educação resolveu agir. Mais uma tentativa:

"As novas diretrizes curriculares para o ensino fundamental de nove anos foram aprovadas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). Uma das determinações do órgão é que todos alunos devem ser plenamente alfabetizados até os oito anos. O CNE ainda recomenda que as escolas não reprovem os alunos até o terceiro ano dessa etapa.
O parecer já foi homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e deve ser publicado na próxima terça-feira no DO (Diário Oficial da União). "Nossa orientação é muito clara: todas as crianças têm direito de aprender e as escolas devem assegurar todos os meios para que o letramento ocorra até os oito anos. Não é uma concepção simplista de que defendemos a aprovação automática", explica o conselheiro César Callegari, relator do processo.
O parecer recomenda que os três primeiros anos do ensino fundamental sejam considerados um bloco único, um ciclo de aprendizagem. Durante esse período, a escola deve acompanhar o desempenho de cada aluno para garantir que ele seja alfabetizado na idade correta. O texto ressalta que cada criança tem um ritmo diferente nesse processo, que, por isso, deve ser contínuo."

Leia mais em Folha.com
-------
Com tais mudanças, tomara que os alunos passem a aprender na/com a escola, não (apenas) passem pela escola.
De "repente", os alunos chegarão ao ensino médio, depois ao ensino superior, sem tantas defasagens...só que esse processo é lento e doloroso, ou seja, levará mais 9 anos para descobrirmos. 
Em 2020 voltaremos a refletir sobre!

7 comments:

  1. (Ai, agora se prepara pq eu vou escrever um tratado.)
    As crianças entram com 6 anos e aos 8, teoricamente, deveriam estar alfabetizadas, porém, nem todas as crianças são iguais: Elas possuem ritmos de aprendizagens diferentes, famílias diferentes, vivem em ambientes diferentes e isso nenhuma escola pode mudar. Existem pais totalmente omissos, que mal aparecem na escola, não participam da vida escolar dos filhos e isso acaba por deixar as crianças livres pra decidir se vão ou não fazer o dever de casa, por exemplo. E vira uma bola de neve, com o tempo a coisa só piora.
    A aprovação automática acaba "ensinando" ao aluno que, mesmo sem estudar, ele vai passar. E pra ele (que não tem maturidade suficiente pra entender a importância de se aprender) o que interessa é isso!

    ReplyDelete
  2. Aprovação automática ainda me traz dúvidas. Na educação infantil a compreendo como algo positivo. No ensino fundamental, já não concordo tanto. Opinião de leigo! Beijos

    ReplyDelete
  3. Patiinha...as novas diretrizes querem, justamente, atender a diversidade, que dentre outras coisas, preconiza a atenção ao ritmo diferenciado das crianças...agora é aguardar pra saber como as escolas (e os professores) conseguirão adequar as suas propostas. Bj

    ReplyDelete
  4. Pois é, Luiz, vamos ver no que isso vai dar! Bj

    ReplyDelete
  5. Minha visao: agora as criancas serao alfabetizadas por decreto!

    Nao vi o programa e nem sei a extensao do que realmente foi planejado. Acho muito interessante a recomendacao de nao reprovar ninguem. Pra mim sao coisas excludentes: ou o objetivo e alfabetizacao ou e chegar ao quinto ano com 9 anos. No primeiro, deveria demorar o tempo que fosse necessario, independentemente da idade. No segundo o que o aluno absorver serve... dai a quantidade de semi-analfabetos no pais.

    Enfim, da forma como aparece, nao parece muito interessante, sob o meu ponto de vista... Pior: joga a responsabilidade toda nas maos dos professores, que vao ter que se virar para ensinar criancas com ritmos de aprendizado diferentes, garantir a alfabetizacao e a nao-reprovacao. O que mais eles querem? Que os professores garantam a entrada no ceu dessas criancas?

    Bejo!

    ReplyDelete
  6. Na verdade essas medidas foram tomadas para minimizar o grande número de evadidos nas séries iniciais, e com isso melhorar o desempenho educacional do país frente à Unesco.
    É uma medida paliativa controversa porque não resolve o problema, apenas "maquia" números.

    ReplyDelete