8 December 2010

s.m, do latim affectus

Como toda relação, nos estranhamos vez ou outra. Mas também é comum acordar apaixonada, querendo fitá-lo, devorá-lo com os olhos.
Me sinto muito mais vaidosa depois dele.
Me sinto mais interessante depois dele.
Me sinto outra mulher, depois dele.
Ele, não é do tipo que cobra atenção. Mas sei quando está distante. Percebo quando se sente rejeitado em meio às tantas atribulações que a rotina me impõe.
Ontem aconteceu isso. E hoje foi (mais um dia) assim. O meu querido ficou esquecido, como se eu tivesse perdido o interesse por ele. Claro que isso não é verdade. O meu sentimento por ele é de afeto.
No dicionário, esta palavra tão bonita de ser pronunciada, é da mesma família de afeição, afetação, afetivo, afetuoso, afetuosidade, afetar. Traduzidos, significam tudo aquilo que nos envolve, nos interessa, nos abala, nos comove, nos sensibiliza.
E perto do natal, quando tudo à minha volta parece afetadamente mais expressivo, decidi mimar aquele que me conquistou, desde que nasceu.
Temos um ano, três meses e 16 dias juntos. Parece mais. Meu pensamento não me distancia dele. Contemplá-lo, afetuosamente, me deu saudade do que já escrevi.
Das histórias, das supostas crônicas e poesias, dos devaneios, dos muitos diários de bordo, dos microcontos. Dos meus podcasts.
Por causa das emoções vivenciadas com ele, me sinto, definitivamente, afetada, não no sentido pejorativo, se é que posso agregar um valor positivo em estar afetada.
Uma viagem sem sentido? Não. Nada mais do que a velha melancolia que antecede o nascimento de Cristo, segundo a bíblia...
Então, chega de enfeites ridículos vendidos em lojas 1,99.
Chega de trenó, árvores artificiais, bonecos de neve falsos, feitos de algodão.
De presente, uma rosa vermelha, para a minha paixão.

8 comments:

  1. Parabéns ao seu Blog, e a vc! Só quem tem blog sabe o trabalho que dá cuidar dele!

    Bejo!

    ReplyDelete
  2. ...e nem é meu seguidor! Adoro-te!

    ReplyDelete
  3. Poxa Jú! Adorei esse post. Uma declaração para aquele que nos ouvi e nos faz relaxar nos momentos difíceis. Beijão!

    ReplyDelete
  4. Oi Luiz! Concordo...a escrita no blog até nos acalma, né? Bj

    ReplyDelete
  5. E eu lendo e tentando descobrir quem era o cara... Aloou!!!

    bjo Juba

    ReplyDelete
  6. O texto, então, foi dúbio, Patiinha?! Que bom...

    ReplyDelete
  7. ola, ja tenho seu blog na minha lista e faz um tempinho q venho aqui ler seus textos, so não postava comentarios, vc escreve muito bem, adoro seu modo de se posicionar sobre situações e conflitos, sem ser pessimista nem confusa, apenas divagando as ideias, amei de paixao, virei sempre aki,

    ReplyDelete
  8. Ola, eu acompanho seu blog há um tempinho, gosto muito da sua reflexão e da forma como escreve, também sou educadora e agora mais uma viajante nesse seu "trem".

    ReplyDelete