19 February 2011

Já era...

O ser humano inventou o relógio, dividiu o tempo em horas, dias, meses, anos...
O nosso calendário é regido por uma lógica tão própria, que é quase impossível não viver os ritos de passagem. E adoro rituais. Gosto de celebrar o ano novo, o aniversário, a páscoa, o carnaval (ora, sou o carnaval), qualquer conquista. Já ganhei na lotosena. Sim, foi um prêmio tão pequeno, que não há como resgatá-lo, nem autorizar depósito. Comemorei, mesmo assim. Comemoro tudo. E faço festa com tudo. Já cantei parabéns para Ateninha, filhota de Maga. Ela ficava diferente no aniversário. Mesmo sendo um cachorro, acho que sentia a emoção, a euforia do momento em que ficava um ano mais velha.
Eu suporto ausências físicas. Mas não tolero quem me esquece de dar os parabéns. Me soa como descuido, pouca importância, indiferença. Dou valor aos detalhes. Amo recadinhos, torpedos, ligações de perto, de longe, de dia, de noite ou de madrugada. Eu fico mais carente ainda no meu dia. Sem contar que os trinta dias anteriores são sofríveis. Esse até que foi ameno. Vivi coisas muito boas. Me diverti bastante. Mudei de trabalho, de rotina, de expectativas. Venho rompendo paradigmas. Me deixa usar esse gerúndio, por favor! Estou rompendo. Mudei de estado, literalmente. Mudei o meu estado emocional. Estou mais receptiva a quem se aproxima. Descobri, aos 41 anos, que idade é (só) uma invenção criativa e doida dos humanos. E não tem diferença ser mais ou menos velho.
A novidade? Descobri que ela sempre dá na praia, como poetizou Hebert Viana, de quem tenho grande admiração. E é por isso, que o meu blog agora é mais praieiro que antes. Eu agora moro na praia. Eu moro aonde as pessoas tiram férias, como também poetizou Ti, amigo novo, novo amigo.
E cá estou: muito carente, excitada, de cabelos mais claros, de olhos mais vivos e (creio) com um coração tranquilo.
E o tempo? Deixa ele... a vida é agora (la vita è adesso!)

17 comments:

  1. Mana...olha que entrei para ver alguma coisa no Google..achei esse seu post,fresquinho...
    Já chorei tanto hj,,,por ser o seu dia ,saber que vc precisava de ter a gente mais perto ...perdoe-me pelas impossibilidades!
    Como já te disse...a saudade dói mt!
    Ainda assim,estou feliz ao saber que vc tá se virando nessa nova vida, como boa viajante que é!
    Me lembrei dessa musiquinha do axé..
    "Sou Praieiro...sou guerreiro,tô solteiro,quero mais o que??"
    Então é isso:Guerreira...praieira...Viva a vida..hj e sempre!
    Um abraço...meu...

    ReplyDelete
  2. juba, juba, sempre a mesma criativa e querida amiga p todas as horas, até niver d cachorro. feliz aniversário novamente e sempre! bjão,

    ReplyDelete
  3. Ju querida!

    Ainda bem que liguei esse ano... Quando li seu blog, fiquei com grande remorso pelas vezes que esqueci de ligar em datas especiais para pessoas queridas como vc. A leitura me fez refletir a importancia desses momentos. Queria muito estar ao seu lado nesse dia! Sinta-se abraçada amiga!!! Um beijo no seu coração! Dea

    ReplyDelete
  4. Parabéns Ju! Nova idade, novos desafios.
    Quem liga pro tempo? O importante mesmo é ser feliz hj.
    Saúde, paz, realizações e muito amor sempre!
    Bjssssssssssssss com gostinho de bolo de aniversário

    ReplyDelete
  5. Amiga, senti mto por não estarmos juntas ontem pra comemorarmos essa data como ela merecia. Pensei em vc aí, longe de sua família, que é seu porto... Mas sei que vc consegue ser feliz aonde estiver, pq vc conquista as pessoas facilmente com esse seu jeitinho.
    Estamos vivendo momentos distintos de nossas vidas, mas o importante é que os corações estejam em sintonia.
    Um bjo!

    ReplyDelete
  6. Caramba que texto lindo, que ode à vida e à liberdade, que saudável desprezo ao tempo e seus ditames. Arrepiou, amiga viajante. Um beijo.

    ReplyDelete
  7. Lindo demais Ju!!

    Mais uma vez: c tá ligada, né?! Eu sou daqueles q não se lembram de datas, também não faço muita questão, mas adoro comemorações! Espírito do arroz de festa é comigo mesmo!

    Parabéns denovo!

    Bejo!

    ReplyDelete
  8. Mana, você está aqui...em tudo o que vejo, sinto você e Bolinha por perto, rindo, comendo coisas gostosas, adorando andar na orla, e admirando todas as novas coisas, como eu tenho feito. Te amo, e porque estou longe, esse amor me parece ficar cada dia mais forte e maior!

    ReplyDelete
  9. Oi Déa, que bom...mas não era pra sentir-se culpada...eu faço catarse das minhas emoções e brinco com as palavras, com as ideias...sempre foi assim(: Volta mais! Bj

    ReplyDelete
  10. Oi Kátia! Nem nos conhecemos fisicamente, mas sua energia e pensamentos positivos são muito importantes do lado de cá! Um beijo, querida!

    ReplyDelete
  11. Ai, Patiiinha...estou torcendo pra que tudo fique bem em sua casa. Tô com saudade!! Vê se vem logo! Bj

    ReplyDelete
  12. Marcelo, eu adoro seus textos e fico muito honrada quando você passa por aqui e deixa sempre esse calor humano, imprescindível para essa aspirante a blogueira! Um abraço, querido!

    ReplyDelete
  13. Edu, meu querido! Você já é uma festa! Te adoro! Bj

    ReplyDelete
  14. Oi, Amiga!
    fui a última a te ligar, mas lembrei de você o dia inteiro.
    Foram as demandas dessa nossa docência querida.
    Feliz aniversário mais uma vez!
    Beijo de Mari

    ReplyDelete
  15. A Rede Social é um filme que precisa estar inspirado para assistir.......não é um filme light pois é parado, pesado e maluco nos diálogos. Mas, eu achei muito bom.

    Sobre seu texto......sou carente igual......faço aniversário dia 31 de dezembro. Quem esquece......entra na minha lista negra.kkk

    ReplyDelete
  16. Amiga, cada texto lido seu, eh a sensação mais concreta de estar cnversando com vc... Incrível como suas palavras refletem vc inteiramente!!!! E concordo muito com o que escreveu: a vida é agora e para ser vivida intensamente!!! Parabéns!!! Bjo c saudade!!!

    ReplyDelete
  17. Boa sorte para sua nova vida..

    ReplyDelete