14 May 2011

Mais uma sexta-feira 13

O dia foi cheio. Acordei cedo. Às 8, acirrada discussão sobre as ideias de Marx, Rosseau, Engels, Hegel, Gramsci. Hoje não teve Lukács, no diálogo. Não li nenhuma linha sobre o que ele pensa das relações sociais, trabalho, capitalismo. Mas ele não me sai da cabeça. Odeio as palavras "ontologia", "teleológica" e "prolegômenos". Respeito quem curte ou venera filosofia. Mas "ontologia", "teleológica" e "prolegômenos", neste dia pesado, não. Sério. Tento parar de pensar em Lukács, mas não consigo.
Tarde solitária de passeio no shopping, próximo ao trabalho. Passo os olhos pelas vitrines, pelos sapatos. Nada do que visto me agrada. Não vejo nada de interessante nessa moda outono-inverno. Tudo igual. E caro. Fui ao cinema. Mais uma comédia americana e romântica tão água com açúcar que quase fiquei enjoada. Deve ser a milésima que assisto. Casais desencontrados. Casamento à vista. Festas da véspera.Bebedeiras. Revelações. Amigos engraçados, ou que tentam ser engraçados. Música linda embala os desencontrados. Eu choro, idiotamente eu choro. Pela milésima vez. Por que será que sou tão repetitiva?
Da tarde pra noite, tive que aceitar a realidade: o meu notebook está com os dias contados. Eu fiquei assustada quando vi a bateria indo embora, e a barra do menu acusando que em segundos tudo se apagaria. Terei que fazer back up, algo que nunca faço. Minha vida inteira aqui. Imagens, textos, escritos meus, planilhas, ai, minhas planilhas...e o sono não vem. Leio as últimas mensagens. Recebi um livro digitalizado de um autor que critica Marx. Mais um pra eu ler e enlouquecer aos poucos com tantas análises, todas complexamente fundamentadas. Um professor da Universidade morreu. Lutou muito, mas o corpo debilitado não resistiu. E a tristeza se apossou de mim. Pronto, o dia 14 chegou. Agora, dormir. Você também, Lukács, durma e se afaste de mim. Nem pense em invadir meus sonhos.

4 comments:

  1. Amiga, invejo seu tempo livre. Estou a semanas tentando fazer mercado, passar no shopping pra comprar o presente dos gêmeos, coleguinhas de Bento, que farão anos na segunda, tenho 3 livros pra ler e uma monografia precisando ser concluída. Cinema? Impossível passar duas horas sem fazer nada... só dormindo mesmo!

    Perdoe a ignorância, mas quem é Luckás???

    ReplyDelete
  2. Patiinha, foi um refresco que me dei...apenas um intervalo que tive, para voltar à sala de aula, turma de Pedagogia, das 19h às 22h, encontro semanal.... pode??
    Segundo pesquisa bem resumida, Georg Lukács foi um filósofo húngaro de grande importância no cenário intelectual do século XX. Inicialmente foi um crítico influenciado por Kant, depois o encontro com Hegel e finalmente, a adesão ao marxismo. Curiosidade: nasceu no finalzinho do século 19, morreu no século 20, um ano depois que eu nasci! Já estou me afeiçoando à criatura!! (:
    Bj, amiga!

    ReplyDelete
  3. É, sexta treze ninguém merece. Já foi tarde. A minha tb, amiga viajante, não foi lá essas coisas. Embora tenha um afilhado que nasceu na sexta 13 e do mês de agosto!! Mas o garoto é muito, muito sortudo e feliz. VAi entender... Um beijo e Lukács homeopáticos pra você.

    ReplyDelete
  4. Sexta-feira 13, sempre um dia de pé atrás. Graças a Deus a minha passou com tranquilidade. Beijos Jú!

    ReplyDelete