22 June 2011

Estradas, pra que te quero?

Faz tempo que não encaro viagens terrestres. Hoje vou encará-la. 18 horas me esperam, na poltrona de número 7. Viajo à meia-noite para Vitória da Conquista. Vou em busca de aconchego, de cheiro de casa, de família, de pessoas que também esperam contar com meu afeto, nos dias juninos que ainda restam.


Ontem, o inverno chegou. O outono não me deixou saudades.Quatro meses em Maceió, três de outono. Foram muitos os aprendizados, as conquistas, os prazos apertados. Quis muito controlar o tempo. Se eu tivesse esse poder, uma situação ridícula não teria me acontecido. Ao menos a marca do que foi, poderia sumir da minha memória.

Por causa disso, o outono ficará estacionado lá, na lembrança morta. Ele, suas folhas secas, sem vida, seus ventos fortes, seus dias sombrios e feios. Agora é tempo de invernar...

Comemorarei a chegada do inverno com muitas idas e vindas pelo interior da Bahia. Agora me resta(rá): bebericar um delicioso licor de jenipapo, observar as labaredas das fogueiras, e, claro, dançar muito forró até findar este resto de mês*, talvez o mais santo que existe!
--------------
*Salvo engano, só no nordeste comemoramos em junho os aniversários de Santo Antônio (13/6), São João (24/6) e São Pedro (29/6).

6 comments:

  1. Juuuuuuuuuuu, boa viagem! Curta muitoooooooo este São João, bem juntinho daqueles que ama. Muito forró, alegria, comidas saborosas e o licorzinho, é claro. Sei que Santo Antonio tbém vai dar uma forcinha e lhe enviar o melhor par para um forrozinho daqueles bem coladinhos...rs
    Vamos esquecer mesmo o outono e esperar ansiosamente a primavera.
    Ah...obrigada pelos conselhinhos de ontem. Já mandei "o mala" pastar...rsrsrsrs

    Bjokasssssssssssssssssssssss

    ReplyDelete
  2. Amiga, inverno é tempo de enterrar coisas que não nos servem mais e se preparar para as flores que renascerão em setembro.

    Uma linda festa de São João pra vc e os seus.

    bj

    ReplyDelete
  3. O mala, ficou na mala do outono! Viva!!! Bj, Kátia!

    ReplyDelete
  4. Patiinha, não posso concordar com você...não há mais o que ser enterrado. O outono já se encarregou deste trabalho! Bj, amiga!

    ReplyDelete
  5. Alexandre Ferreira27 June 2011 at 12:38

    Prima linda Feliz São joão, muita dança, familia, e acima de tudo Amor.
    Bjs em seu coração!
    Xandy

    ReplyDelete
  6. lalá sobrinha28 June 2011 at 21:08

    Aqui no acre Junho é um mês como qualquer outro, um tédio...porque nas minhas lembranças Junho é sinonimo de SÃO JOÃO!!!! Que falta que eu sinto de tudo isso...amendoim conzido, milho, quentão (ainda mais no frio que esta aqui hj, delicia!!), licor de jenipapo, fogueira e claro um forrozinho tb. pq n? rsrs. Bom tia, você está no nordeste...divirta-se!!! Um maravilhoso sao joão pra todo mundo ai!! Beijos!!

    ReplyDelete