20 July 2011

Do presente

As minhas férias forçadas estão me forçando a odiá-las. Não, eu não queria estar de férias quando todos à minha volta trabalham, produzem, fazem coisas interessantes em suas horas. Não, eu não gostaria de desperdiçar meu tempo inventando como ocupá-lo. Não, eu não estou cansada. Não, eu não quero ser eu mesma, nesses dias de férias que disponho.
Devo despertar inveja ao leitor que amaria ter uma folga de sua massacrante rotina. Devo parecer caprichosa: se ora tenho, desdenho, se ora desejo, contesto. Não, eu não sou assim. É. Talvez tenha me tornado um pouco mais caprichosa. Vou pensar no porquê disso.
Em Salvador, de férias, tenho buscado driblar a sensação de "tempo demasiado de sobra". Procuro encontrar pessoas queridas, conversar sobre o que nos incomoda no momento, o que nos faz bem, o que nos projeta pra diante. Tarefa penosa, nas férias. Desisto. Essas conversas são sérias demais. Fora de época, sabe? Busco então conversar sobre trivialidades, arrebentar patas de caranguejo nos bares da cidade, caminhar desolada pelos shopping centers, experimentar roupas, sapatos, folhear livros, procurando encontrar bons motivos para gastar o que tenho em excesso: o meu tempo ocioso.
Não há filmes interessantes em cartaz. Não há shows nem eventos culturais, de segunda a sexta.  Uma lástima. Não há programas televisivos inéditos. Claro, poderia aproveitar e trabalhar: escrever artigos, planejar o semestre letivo que logo chegará. Fazer isso, nas férias? Não. Não devemos antecipar preocupações ou atribulações, em dias livres. Até na bíblia sagrada temos uma orientação sobre. Há uma passagem em Mateus, que nos ensina:
 "Não andeis, pois, inquietos, dizendo:
Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). 
De certo, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, 
e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã,
 porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. 
Basta a cada dia o seu mal.
Se é assim, vou buscar que há de bom, a cada dia, nesse tempo que me pede pra ser menos ansiosa, menos caixias, menos qualquer coisa.  

2 comments:

  1. Qualquer um daria tudo pra estar no seu lugar.

    Relaxa, em janeiro estaremos todas (pedagogas) de férias!

    bj, nosso papo hj foi 10!

    ReplyDelete
  2. Patiinha, casquinha de siri, 'a' loira gelada e o calor da sua amizade! Perfeito happy hour em minhas férias!! Vamos repetir! Bj

    ReplyDelete