17 September 2011

Do verbo torcer

Futebol não é o meu forte. Torcidas são. Tenho a sensação que existo para me distrair, nesse mundão de torcedores. Adoro provocá-los. Adoro ver como se provocam. Trocam piadas bobas, cheias de pitadas de humor. Gosto de ler o que pensam, da forma como se expressam.

No trânsito amo vibrar com 'eles' quando persigo seus carros buzinando em sintonia, com bandeiras esvoaçantes, vivas. Fico mesmo impressionada com os amantes desse jogo.

Os campeonatos, todos eles, passam longe dos meus olhos. As edições da copa, não. Fico literalmente envolvida com o climinha que toma conta do mundo em tempos de copa. Dos barzinhos que se preparam para receber grupos de torcedores, aos enfeites de cabelo, de roupas, de carros, das lojas, das ruas. Até com os exageros das reportagens televisivas. Esse festival em torno do futebol é mágico, mesmo.

Hoje, enquanto eu tentava cochilar à tarde, nessa cidade que teimo em me aproximar, acordei de sobressalto com algum time fazendo um gol. Liguei a televisão, na tentativa de me emocionar, mesmo não estando entre eles. Infelizmente não consegui acompanhar o que causou a comoção dos meus vizinhos reunidos, felizes e barulhentos.

Afora o encantamento, me assusto com o rumo das coisas à minha volta. Tenho experimentado conhecer mais sobre política, sobre os caminhos da educação, nesse nosso país que sediará a copa, logo, logo.

Diferente da pauta do governo e da ala inteira de turismo, para 2014 tenho outros planos, além de me envolver, certamente, com o climinha de 'pão e circo' já instalado, de norte a sul.

Lá no futuro, daqui a 999 dias, já que ontem comemoraram os 1000 dias que antecedem a Copa, pretendo comemorar a reta final do estágio probatório como servidora pública. Além disso, quero estar na reta final do meu doutorado, que nem iniciei ainda, mas que tenho o ingresso como próxima meta.

Não sei se o que digo ou almejo faz muito sentido. Ou se consigo passear por desejos com a mesma facilidade com que me alegro em gritar GOL!, num jogo que assisto.

De verdade, tenho tido tantas experiências distintas em terras alagoanas, que me fazem crer que metas são como sementes. Uma vez semeadas, os frutos nascem. E os gols, também.

Por isso, torço por acreditar em sonhos semeados assim, num dia de sábado com gosto de domingo, com vizinhos festejando a vida em torno dessa paixão nacional, em volta de uma televisão. Torço pelos cúmplices, de alegrias coletivas.

8 comments:

  1. Taí, gostei da analogia (projetos X gols).
    Vai em frente com o seu doutoramento, finaliza esse probatório em grande estilo e vem pra cá assistir a (pelo menos) um jogo da copa comigo.
    Em 2014 eu terei dois pequenos torcedores fanáticos por futebol em casa.
    ;)

    ReplyDelete
  2. Ah, o futebol... Texto muito bom, Viajante! Bj.

    ReplyDelete
  3. Me alinhando às suas analogias, desejo que seja uma grande artilheira. Um beijo Jú!

    Ps: não precisa fazer as dancinhas do Neymar e companhia nas comemorações dos GOLS da vida. rs

    ReplyDelete
  4. Vou sim, Patiinha...vai ser muito bom ter tudo isso realizado e curtir seus pequenos já crescidos!

    ReplyDelete
  5. Eduardo, querido...volta mais... "sentimos" sua falta por aqui!

    ReplyDelete
  6. Luiz, futuro papai ...parabéns!!!!! Temos grandes sonhos...vc, com um já semeado! Risos...Bj

    ReplyDelete
  7. Minha amiga viajante, também não sou de torcida, não. Na verdade, passo longe do esporte bretão. Estou mais pra sua torcida que pra esse oba-oba de Copa 2014. Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  8. Juuuuuuuuuu, amei o texto!
    Muitos gols de placa, de bicicleta e olímpicos em sua vida.
    Estou aqui na torcida.
    Bjsssssssssssssssssssssssss

    ReplyDelete