22 October 2011

Sou 'a' macaxeira!

Estou na fase da paquera, 'tateando' esse lugar, que amanhece mais cedo e anoitece mais cedo. Estou encarando os desafios na Universidade, e tentando viver Maceió, em sua plenitude.

É demorado acostumar com essa cidade, com tantos mares, coqueiros altos, tantas alagoas. Ou com seu trânsito caótico, sua velocidade, seu ritmo.

Mas, como disse alguém que admiro muito, somos privilegiados, pois moramos muito bem, à beira-mar. Verdade!

Moro pertinho de uma das avenidas principais, centro do burburinho que, numa sexta à noite como esta, tem gente pra todo lado, e tem som pra todo lado.

Uma querida apelidou de Dogville, alusão à um filme, que mais se parece a uma peça teatral, que se passa numa cidade minúscula, onde todos os moradores se relacionam, e portanto, são cúmplices.

Pela nossa Dogville, nos acostumamos a ficar pra lá e pra cá, na nossa maquete, no nosso faz de conta real.

Pra ir ao cinema, cinco minutos. Para ir ao shopping, três minutos. Só pro trabalho que o bicho pega. Quase 40 minutos, se tudo estiver normal.

Faço quase tudo na mesma rua. Lavo o carro, vou ao salão da esquina, abasteço, compro remédios, posso comer pizza, ouvir forró ou mpb. Posso escolher boate, ou posso, do outro lado, preferir barzinho, e reconhecer todas as duplas sertanejas, exatamente aquelas que escuto, ao lado dos meus sobrinhos fanáticos por esse estilo musical.

Se eu quiser ir ao supermercado, ou comer um sanduba, também posso. Posso encomendar tortas. Ou fazer natação. Ou musculação. Se eu precisar dos correios, ou saber quanto custa a diária do hotel ou da pousada, consigo fazer em dois tempos. Ou duas passadas. Ah, se eu quiser caminhar na orla, só sair do prédio e caminhar em direção ao sol. Estou situada a, apenas, uma quadra do mar.

Então, diante de tudo o que dá pra fazer, de dia, fico aqui, teclando de noite, pensando alto sobre essas coisas todas juntas, que estão reunidas ali, 8 andares abaixo de mim.

E, o melhor, quando eu quero acordar, não preciso de despertador. Tem um vendedor ambulante, um senhor com a voz mais alta que um megafone, que grita pra mim (e pra todos da rua). Simples assim: "MACAXEIRAAAAAA, Ô MACAXEIRAAAAAAA...."

É muito bom ser despertada por um 'conhecido', e melhor, ser chamada assim, pelos colegas e novos amigos que nem sonhei em conquistar, que hoje somam mais alegrias em meus dias, por essas bandas de cá.

Não há fim nesta Dogville. Resta apaixonar-se e viver isso aqui. Agora, vai, canta pra mim!

16 comments:

  1. gostei do texto! concordo com você quanto aos estranhamentos e às coisas boas dessa cidade que nos acolheu!
    beijos

    ReplyDelete
  2. Afortunada vc, amiga.
    Dai graças!
    bj

    ReplyDelete
  3. Gostei muito Jú! Todo lugar tem os seus encantos e também cantos, até mesmo quando versam "macaxeira". Você é uma figura!

    ReplyDelete
  4. Bacana, amiga viajante. Achei tb muito legal o paralelo que você faz entre Maceió e Dogvile. Um beijo grande e felicidades aí.

    ReplyDelete
  5. Ju,
    Que bom ver uma escrita tão poética da experiência aqui, nova e desafiadora para todos nós, que nem sempre a saudade de casa e das pessoas e lugares amados tornam tão poéticas assim nossas vivências por essas a-lagoas.
    É muito bom trabalhar com você e partilhar também um pouquinho da vida, você é doce e otimista por natureza, nos ensina a ver as coisas de um ponto de vista, mais leve e saboroso.
    Beijo,
    Cris Pepe

    ReplyDelete
  6. Eu adoro você...
    Já escutor "Querido Diário", do cd novo de Chico Buarque? Chico fala sobre as pessoas que o cercam, as relações. Ouça!!! Você vai gostar...

    Bjs.
    Rosângela Pimenta

    ReplyDelete
  7. Oba, amanhã vamos brindar bastante! Muitos motivos! Valeu, Jú, querida!

    Beijos!

    Cleriston

    ReplyDelete
  8. Ju,

    Acho "tão lindo" você escrever suas crônicas, "ói"!
    Eu aqui também estou amaceiolando, experiementando sotaques, descobrindos os atos que sucedem em Dogville. Muito bom fazer parte dessa nossa história!

    Bjs,

    Claudia

    ReplyDelete
  9. Ju... 1 ano do seu concurso, 1 ano que estou aqui, e olhe que nem combinamos... kkkk...

    Bjssss

    Gian Carlo

    ReplyDelete
  10. Coisa boa, Ju, acordar e ler essa sua escrita ensolarada, combinando com a vista lá fora.
    Você animou isso aqui com sua chegada. E também tem me ensinado muito.
    Valeu!
    Bjs.
    Giselly

    ReplyDelete
  11. Querida Ju,

    é muito bom ter tua companhia por perto, seu jeito amigo, comprometido e alegre de ser.....vc alegra nossos corações e com certeza fortalece a luta por uma universidade pública e de qualidade, algo ainda distante da nossa UFAL.

    A luta continua.....contamos com vc nesta construção...

    Sandra Paz

    ReplyDelete
  12. Li, adorei, espero conhecer de perto sua dogville,assim que eu gosto. Linda essa musica do Djavan...adoro macaxeira também. Bjos

    Lola Gonçalves

    ReplyDelete
  13. Querida Ju,

    o primeiro ano é o mais difícil e... já passou!!!!!
    Espero que não tenha se arrependido, mesmo com tantos problemas que temos por aqui!
    Gosto mmmmuuuuuuiiiiiiiittttttttoooooooo de você, aliás, já gostei desde o primeiro momento que a vi. Nunca vou me esquecer da sua gentileza com os candidatos do concurso!
    Queria poder ter ficado mais com vc neste um ano, mas dos três que estou aqui, este foi o mais tumultuado de todos! Não vejo a hora o ano acabar para eu voltar à calma, preciso de férias!!!!
    Com certeza ficaremos mais juntas. Tenho tantas ideias p/ trabalharmos!
    Sua sensibilidade, sua atenção com o próximo, seu profissionalismo, enfim.... nós e a UFAL só ganhou com sua vinda!

    Super beijo, Edna Prado.

    ReplyDelete
  14. Juuuuuuuuu, aproveita mulher. Esta orla de Maceió é uma dádiva. Adoroooooooooo! Quero ser tbém macaxeirra...rsrsrs Bjokassssssss

    ReplyDelete
  15. Ailoviú, macaxeiraaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ReplyDelete
  16. ô Macaxeira

    Vc já é "nossa"! Ta vendo, a macaxeira já faz parte de teu dia a dia, de ti... e tu faz parte de nós, da boa UFAL!
    VAi ter comemoração de 1 aninho?
    bjos,

    Suzana Barrios

    ReplyDelete