25 November 2011

Com quantos "quês" se escrevem um texto?

O negócio é o seguinte: 19 não é 20. A vida toda sempre disse e digo muitas bobagens. Como disse um amigo querido, faz parte da vida, levá-la com mais leveza. Concordo. Mas escrever, nem tanto. Ultimamente, porém, por força das relações facebookianas travadas, me vejo tateando escritas bobas diariamente, e talvez, estimulando (e muito) a produção em série, do besteirol virtual.
E lá mesmo, fui provocada a desfazer alguns nós. Uma amiga me pediu para ajudar o povo do facebook a escrever corretamente. Ela se incomoda com os erros de português. Eu, com as bobagens ditas e mal escritas!

Então, sem pensar, me peguei enveredada, querendo corrigir anos de escolaridades alheias, desejando colaborar para um mundo escrito menos feio, ao menos esteticamente. Inventei o tal do "momento língua culta".

Cada dia, provoco uma reflexão sobre os usos adequados de expressões populares, ou como se escreve corretamente algumas palavras. Tem sido uma viagem maravilhosa! Tenho aprendido muito!!

Vou tentar agora falar do meu problema na escrita. Tenho dificuldade em usar o QUE, sem cair na armadilha do queísmo.

Nem vou me ater à minha porção blogueira. Busco revisar tudo o que escrevo e me surpreendo toda vez que me deparo com os usos do QUE em meus textos. Se voltarem nas duas últimas orações, verão eles presentes... mas, sempre, ao terminar um post, passo a régua e tento manter as ideias e eliminar vários deles. Difícil mas necessário, pois, com menos quês, um texto ganha uma maior qualidade.

Mas, ora, porque é tão complexo fazer essa eliminação? Penso que (de novo, ele) o problema reside exatamente no simples fato de que (ops) o QUE funciona para garantir a coesão adequada, a cada contexto. É um conectivo que (ops) pode ser um  pronome, ou um advérbio, ou uma conjunção. Só no dicionário, encontrei mais de dez funcionalidades para o QUE!

Como professora que(1) sou, que(2) passei por crianças, adolescentes e que(3) agora me concentro no universo adulto, lhes digo que(4) sempre busquei instigar meus alunos a aprenderem a revisar suas produções, que (5) são necessariamente provisórias, recheadas de quês desnecessários.

E vou repetir esse mesmo parágrafo, retirando todos os quês. Ficou assim:

Como professora, passei por crianças, adolescentes e agora me concentro no universo adulto. Sempre busquei instigar meus alunos a aprenderem a revisar suas produções, tendo em vista o fato de essas serem provisórias, recheadas desses quês desnecessários.

Viram só? Consegui eliminar 5! Viva!

Bem didaticamente recomendo que observem, analisem, reflitam sobre os quês a mais em seus escritos e comentem, caso queiram contribuir nessa discussão. Ou não. Como diria um samba enredo adorável "liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós"...

11 comments:

  1. Meu Deus, voltei ao meu Blog e passei os olhos pelos dois últimos posts. Quantos "QUÊS"? Perdi a conta Jú. Realmente, este tal do QUE é uma pedra na nossa escrita. Beijo.

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  2. Pois é Luiz... um bom texto tem QUE ter um QUE a mais... risos.. precisamos ficar atentos aos excessos, como tudo na vida... Bj, querido!

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  3. Abaixo, comentários e carinhos extraviados na bagagem do facebook... um beijo, meus queridos!

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    ôôôô saudade enorme de vc viu!!!! Escreva cada dia mais, pois assim sinto-me perto de vc. Adoro ler seus textos...e adoro um QUE... sou uma que (olha o danadinho) preciso corrigir isso
    Leatrice Ferraz
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    Você também me inspira, amiga!
    Mariana Soledade
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    Ai meu Deus.....quanta responsabilidade. Ta bom, vai, eu aceito!!rsrsrsrsrsrsrs
    Claudinha Vega
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    juba, vc é muito especial! Quero só felicidades para vc.te amo!!!
    Renate Prazeres
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    Vida boa você manda muito bem!!! rssss Estou indo para a sua terra querida hoje. Vou dar uma palestra para um curso chamado Juristas Leigos. Bjs
    Claudio Carvalho
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    Só lembro de Lalesca, Ju...Patrícia Muniz ·

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  4. A D O R E I !
    E lembrei muuuuuuiiito do tempo da ONG, onde nossa amiguinha tinha dificuldades imensas com a língua amada.
    Também vou revisar os QUÊS do meu blog.

    bjão

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  5. Ali ainda tínhamos um agravante: lidar com as produções dos educadores populares... que a escrita era tão pouco usual em seus cotidianos...nossa, quanta riqueza de casos para estudar e mediar... amava cada briga linguística que (ops) fazíamos... muito bom, lembrar disso! Bj, Patiinha...

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  6. sabendo que dois mais dois são cinco, admito que não sei matemática, mas portuguêis nóis sabe

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  7. Olá Charles, seja bem-vindo... aqui é um cantinho aquecido. Abraços!

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  8. Obrigado pela visita ao Jacaré de Chinelo, tomei a liberdade de incluir seu blog na minha relação de "Blogs importantes". Riquíssimo, o "Foi assim"! Estou sugerindo para professores de português e alunos interessados na língua portuguresa e literaruta.

    Há, eu já fui vítima do "queísmo". Mas nada como reler o que se escreve com "olhar de outro" mais um pouco de clareza.
    Abraços!
    Força Sempre!

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  9. Fique à vontade, Jacomé... adorei seu bloguito, tanto que(aff) já o divulguei no facebook. Volta sempre! Um abraço!

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  10. QUE QUE eu vou dizer? Vou dar um copidesQUE (abrasileirado, certo?) nos meus textos...

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  11. Que que isso, Marcelo? Você não erra em nada...seus textos são perfeitos, QUErido... risos. Bj

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