7 December 2011

Aquele lilás ali..

Pensei bastante e defini que é a cor do meu momento.

Cura. Preciso de cura. Preciso me curar da ansiedade que me consome com a seleção do doutorado. Da urgência em devorar os livros, mas sem a mínima vontade de lê-los. Da necessidade de definir coisas, mesmo sabendo que o senhor tempo é quem vai defini-las.

Escolher uma cor de esmalte parece uma decisão semanal bem simples. Mas é claro que junto com a tinta, vem um mundo de expectativas pinceladas em cada dedo, em cada milímetro da existência feminina. São de tantas naturezas... são tão bobas ou tão sérias...

Só quem vive fazendo escolhas, decidindo futuros, sabe do que digo. Difícil viver nesse mundo sozinha, tendo que tomar decisões a todo momento. Começa cedo a cobrança interna. Acordo com a sensação doida de tempo perdido por entre sonhos e noites.

Amanheço cedo. Abro e fecho as retinas novamente, como quem quisesse adormecer e só acordar no tempo certo. Mas quem determina o tempo certo? Qual é o tempo certo? Qual é mesmo esse dia que quero ver chegar logo? O da prova escrita? O dia do resultado pra saber a nota da prova? O dia da entrevista do projeto? A nota da segunda fase? O resultado final?

E se eu passar? Nem tenho bola de cristal, mas minha intuição já aponta por uma nova sangria desatada de anseios. Como vai ser o dia do início do doutorado? Ou da última aula? Do primeiro encontro com o orientador? Ou o dia do início do primeiro capítulo da tese? Ou o dia do depósito da tese? Ou o dia D, da defesa da tese? E o que faço depois? Mais o quê pra eu (ter que) decidir? Mais coisas a fazer? Um mundo de artigos pra publicar? E os congressos para inscrever e apresentar trabalhos? Onde me hospedo? Quanto pago? Aonde espero? Aqui, no bloguito? Na esquina dos meus pensamentos? E como dobro para a próxima quadra? Aonde vou parar com essas sandices?

Reviro os olhos, espreguiço e volta a cochilar, mas com a mente ainda mais inquieta. É tanto barulho que ouço a minha voz perguntando atônita, com outra grande ansiedade: o que farei com as águas de março? E onde vou morar daqui a três meses? O que vou precisar comprar para o canto novo? Quanto isso vai me custar? E o que vou ter que arrumar? Quantas caixas vou precisar? Como separar o inverno do verão? Como me despedir da primavera e dos encantos das flores? Como me despeço de quem fui até agora? Eu preciso mesmo me despedir da minha rotina? Sim, já é dia. O sol está forte. Preciso me levantar. Espero que me cure. E me aponte as direções. Imitando uma querida daqui, repito com ela: estou cansada de mim...

Enquanto a manicure finalizava, foi assim: que repassei o texto acima, nessa minha veia de viajante. Depois do silêncio contido, pelo devaneio longo, agradeci e lhe disse:

- Ficaram ótimas!

Saí do salão sorridente. Olhei para as unhas muito satisfeita com minha conquista do dia. Pensei comigo: a cura está em mim. Ao menos por uma semana. Ao menos nas mãos.

8 comments:

  1. é incrível como podemos ter tantas dúvidas em fração de segundos.
    a propósito, lilás é minha cor favorita e nunca sei que esmalte colocar, nunca sei qual cor vai representar melhor meu momento.
    mas cá pra nós, tem coisa melhor que o poder da escolha?

    ReplyDelete
  2. Pensando assim, não é que tem razão? Apesar de ansiosa, admito: liberdade de escolher é sim, uma maravilha. Bj, querida!

    ReplyDelete
  3. Ai mana vivemos neste mundão,que não queremos que acabe,assim:a esperar ,a decidir,a ter que resolver,a ter que dizer sim ou não,o tempo tooodo!Eu com os meus diagnósticos,planos de tratamento, o retorno para colegas que confiam os seus pacientes a mim...enfim:Não se sinta sozinha,nunca.Tens um Deus maravilhoso que cuida de vc,e sei que não são palavras vãs.. assim como tem uma família que tanto torce e, vibra com as suas duras conquistas!!Estou aqui,imaginando a sua cabecinha a qtas anda...mas logo tudo se resolverá.ok??Porque "a tormenta pode durar uma noite inteira,mas a alegria vem ao amanhecer"(Salmos 30:5).Bjos mahh..te amoooo!

    ReplyDelete
  4. Mana, lindas palavras... adoro quando me escreve!! Bj, Hélia também te ama!

    ReplyDelete
  5. Nossa,Ju, quantas questões...
    Vou deixar pra vc um versículo que aprendi contigo:
    "Há tempo para todo propósito abaixo dos céus".
    Portanto, aquieta a alma, que cada resposta virá num momento.
    bj

    ReplyDelete
  6. Há tempo para todo propósito debaixo dos céus... uma verdade! Mas a solução que encontro é esvaziar a mente de tantas questões e despejá-las aqui! Por isso escrevo... pra me acalmar... estou MUITO ansiosa. Bj, amiga!

    ReplyDelete
  7. Pois é, quantas perguntas pra tão poucas respostas... e não posso dizer nada, porque sou um pouco assim também. Dá vontade de pegar a vida a unha. No seu caso, porém, cuidado pra não estragar o esmalte! Um beijo, amiga viajante.

    ReplyDelete
  8. Meu esmalte já está descascando... a prova aconteceu, hoje. Vou mudar agora pra verde, de esperança... bj, querido!

    ReplyDelete