14 December 2011

Como seria [a vida] com você?

Paizinho, juro que não acredito em papai noel.

Mesmo assim, em todo natal, costumo ficar mais sensível. Talvez pelas propagandas, ou por conta das frases de efeito dos cartões e mensagens natalinas, que recebemos dos amigos. Talvez porque carrego comigo esse desejo de que um milagre bem milagroso aconteça, pra me tirar do ar, sabe?

Como seria o [meu] mundo se você estivesse por perto? Como seria a [minha] vida com você me dando orientações, me dando limites, me dando carinhos, viajando comigo?? Como seria te contar sobre os planos, os medos, os sonhos, os problemas do coraçãozinho que hoje está mais tristinho por ser seu dia?

Fico tentando imaginar as cenas domésticas. Você chegando de suas andanças, contando suas histórias, divertindo a todos, como lá nos tempos de antes, quando era cheio de vida e de energia boa.

Queria saber o que falaria do atual governo. Do futebol. Do preço do dólar. Da crise. Do trânsito. Das novelas. De coisas sérias e de coisas bobas. Queria conhecer como percebe o mundo.

Queria saber como seria o avô Waldemar de Carvalho Santana. Ai, como eu queria que você conhecesse cada um dos seus netos! Queria só um dia, como musicou Fábio Júnior, observá-lo de longe, brincando de vovô com meus sobrinhos, 'no tapete da sala de estar'.

Isso mesmo. Ainda não tive filhos. Talvez ainda tenha. Talvez adote. Talvez. Por enquanto, sou só uma tia chorona, babona, dessas que dedicam horas a olhar fotos antigas ou atuais dos filhos dos seus manos. Amanhã Lucas fará 4 anos! Ele se parece tanto com o senhor, meu pai... ele é tão lindo....

Olha, saiba que somos muito unidos, viu? Como sou boba... já tenho certeza que, de onde estiver, conhece a nossa união, a nossa comunhão.

E deve saber que já tem neta se casando... é verdade! Todos crescidos, estudando, quase adultos, fazendo escolhas, construindo seus destinos.

Queria ainda que estivesse envelhecendo junto dela. Pra que pudessem segurar a barra pesada de educar e torcer pelo sucesso de todos nós, mas, sobretudo, para curtirem a companhia um do outro. Queria vê-los na mesa do café, do almoço e do jantar. Queria vê-los de mãos dadas, ou dançando nas festas que conseguimos o feito de reunir todos os familiares, de A a Z, de norte a sul deste país que um dia foi sua morada. Minha mãe é forte, mas ao seu lado, seria ainda mais linda e mais feliz.

É mesmo uma pena não estar aqui, conosco, hoje, para cantarmos 'parabéns pra você, nesta data querida...'. Uma lástima ter partido tão cedo e nos deixado na beira do cais, te vendo sumir no horizonte...

Queria você aqui, bem perto, nesse mundo tão caótico, pra me abraçar, me fazer sorrir pra você, por você. Feliz aniversário, tá?

Receba um abraço [caloroso e longo] dessa sua filha caçula, a mais nova, já tão mais velha, que cumpriu um sonho seu: não é que me tornei uma professora?

17 comments:

  1. Poxa.. também sinto falta do meu, que se foi aos meus 18 para 19 anos. É muito dificil continuar, mas é preciso. Posso lhe desejar muita paz e luz e dizer que apesar de não estar fisicamente, ele está dentro do seu coração, lhe acompanhando onde quer que seja.

    ReplyDelete
  2. Fofinha do Edu, eu te adoro! Obrigada pela visita e palavras doces...

    ReplyDelete
  3. Ju, respeito seu dia... me desculpe. Infelizmente esqueço que vc se abre melhor pro mundo do que pra uma pessoa só. Preciso me lembrar de vir aqui sempre.
    Queria te dar um abraço, agora.
    Te amo.

    ReplyDelete
  4. Gica, não há o que desculpar! E olha, não falo de mim pro mundo... esse espaço, embora público (pro mundo), é mais um cantinho da net, perdido no ciberespaço...não tenho nenhuma pretensão de ser lida ou compreendida pelo mundo... escrevo porque gosto, porque me acalma. Muitas vezes, falando, não consigo isso... pode até ser um divâ-blog, mas é muito mais prazeroso escrever do que falar... o desabafo é sem limite... risos... beijo, tb te amo!

    ReplyDelete
  5. Poxa, Ju, que coisa mais linda de se ler... fiquei aqui emocionada, feito boba, com lágrimas nos olhos, diante da tela.
    Ele deve ter muito orgulho da pessoa que vc se tornou, minha amiga. E esse abraço vcs vão poder trocar no dia do reencontro.

    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  6. Ohh Patiinha... hoje à noite estou mais animadinha.. pela manhã, desabei. Todo ano é uma surpresa triste... milagres, só na imaginação.

    ReplyDelete
  7. Maninha..seria bom que cada filho dele pudesse fazer esse desabafo..pois por ter sido o "cara" que foi,merece ser eternamente lembrado!!Graças a Deus e a eles(mãe e pai )juntos,somos o que somos hoje,um beijo professora!!

    ReplyDelete
  8. Meu Deus que coisa linda, é impressionante como nem conheci a pessoa maravilhosa que tanto ouço falar que foi o meu avô e estou aqui chorando ao ler este texto. É mesmo uma pena não tê-lo conosco, mas Deus quis assim. muito belo o texto tia ^^ profesora rs

    ReplyDelete
  9. Mana e Caco, adoro vocês por aqui!! Beijo, e falta pouco para nos revermos!! Viva!!!!

    ReplyDelete
  10. Lindo, Juba, emocionante e sincero. Nada que escreva aqui terá força; ela está em você e em seu jeito de escrever sobre amor. Ao seu pai, luz! A você, muitos anos de vida para ficar velhinha, escrevendo a história da família para as gerações futuras. Beijos,

    ReplyDelete
  11. A mesma pergunta do título eu também me faço, amiga viajante. Como é que seria com ele - meu pai, que tb me deixou há pouco mais de um ano. Texto sensível e sincero, como tudo de sua lavra. Um beijo e Feliz Natal.

    ReplyDelete
  12. Ai, Marcelo... sortudo... diferente de mim, vc teve seu pai por perto durante muito tempo... imagino quantas histórias, conversas e vivências compartilharam... eu me lembro que um dos primeiros posts que eu li em seu blog foi sobre ele... acho que nasceu de lá, minha admiração, pela sensibilidade que você é! Um beijo, querido!

    ReplyDelete
  13. Poxa Mana, chorei ao ler seus escritos sobre painho... aquilo de brincar com os netos... realmente ele adorava crianças, né? Bjs e Feliz ano novo!

    Mano Deca (by torpedo)

    ReplyDelete
  14. Ai mano, que saudade... chega logo, janeiro!! Bj, no menino Lucas...

    ReplyDelete
  15. De repente foram os anjos que me trouxeram até esse seu post, Jusciney!
    Lindo, Lindo, Lindo!
    Vc disse o que sinto e o que tantas outras pessoas certamente tb sentem!

    ReplyDelete
  16. Oi Luysla... bom vc por aqui... mais uma afinidade, pra essas duas carentes de pai....vamos conversar muito em 2012 [assim, espero]. Beijo, aluna querida... feliz ano novo!

    ReplyDelete