2 January 2012

De janeiro a janeiro

Já vou começar me boicotando: eu gosto de pagar multa. Impressionante a minha incapacidade de me manter até no limite de 23 kg de uma bagagem. Se me perguntarem o que tanto carrego, digo sem nenhuma culpa: eu não sei. Abro a mala e não enxergo nada pesado.


O peso só pode estar em mim. A balança das cias aéreas sabe disso. Parecem me conhecer muito bem. Não me dão trégua, não me perdoam por ser assim, digamos, exagerada. Conheço pessoas e pessoas que sempre conseguem o feito de serem perdoadas! Não pagam pelos seus pesos extras. Comigo, isso seria como bilhete premiado.  Não rola, mesmo. Pronto, desabafei.

Esse vai e vem, de deslocamentos, me deixa desorientada. O 'mix' frituras e cafés nos aeroportos são tão familiares que me sinto em casa. Não na minha, especificamente. Sinto os cheiros das minhas andanças, dos meus prazeres subjetivos.

O mais comum, ou mais delicioso, é esse que sinto aqui, no Aeroporto Antônio Carlos Jobim. Ou Galeão, pros mais íntimos. Mofando nele estarei, em quase quatro horas até o horário da partida.

Estacionei na praça de alimentação, do terminal 1 e estou a teclar, teclar, teclar. O tempo se arrasta. Ouço rodinhas discretas, outras nem tanto. Passos rápidos à minha volta. Pessoas comem, conversam, sorriem, jogam lixo no lixo. Adoro esse ritual de provisoriedade que [todos] sentimos.

Me dei conta que esse é o meu Diário de Bordo de número 68. Aposto que a maioria das postagens é relativa às trocentas viagens que fiz para o Rio de Janeiro, nossa cidade maravilhosa. Digo nossa porque sei que ela é dos cariocas, mas também de todos os amantes de raras belezas naturais e dos apreciadores de boa música, bom samba, bons botecos [seus bons chopps e seus bons petiscos]. Essa é a nossa cidade, de lindos cartões postais.

No ano que acabou de findar, viajei pra capital fluminense [e isso parece texto jornalístico] seis vezes! Tudo começou no último janeiro. E cá estou, com um novo janeiro em meus dias cariocas, relembrando os momentos que eu não consigo esquecer. Ou que preciso de memória escrita.

Novos encontros, paixões, descobertas, shows, praias, caminhadas, conversas, beijos, abraços, gargalhadas, reencontros, almoços, jantares, ceias, suspiros, filmes, teatros, chuvas, compras, consumos diversos.

Vivi uma boa parte do verão carioquinha, os bloquinhos e as marchinhas do carnaval, um inverninho bem frio, um Rock in Rio maravilhoso [aposto que ruim/polêmico só para quem não o viveu], e agora uma virada apocalíptica- uma queima de fogos de arrepiar corações, arrebentar almas.

Nem de longe imaginava me envolver tanto com o climinha contagiante dos quarteirões na zona sul. Copacabana mudou o trânsito, a rotina, os moradores e nós, turistas deslumbrados. A multidão parecia conhecer como é se preparar e aguardar por fantásticos 15 minutos de show num céu nublado, chuvoso, que parecia entender a mudança de ano.

Com tanta gente à minha volta, todos vestidos de paz, com flores e taças à mão, me senti a 2 passos do paraíso, exatamente como diz a música da Banda Blitz, que nos brindou com um showzinho bem anos 80, logo em seguida.

Chorei de felicidade. E pedi proteção a cada uma das pessoas que amo e convivo. Deu tempo pensar em todos. Um filme rodou em minha cabeça. Queria todos ali, vivendo esses instantes comigo. E estavam. Claro que estavam.

Um silêncio no ar, só cortado pelos sons dos foguetes ou pelos suspiros dos agraciados.Certo, tinha uma sequência de música instrumental, nos mega autofalantes. Não ouvi nenhuma. No mais, tudo era mansidão. Me senti numa orquestra, com cada um respeitando o espaço e o desejo do outro, sabendo o que fazer [ou não fazer]. A prefeitura e os serviços contratados estão de parabéns, pelo evento perfeito. Logo, aqui, cidade tão marcada pela violência midiática. Logo aqui, encontro e reencontro com a calmaria. Louco isso.

Chorei também por gratidão, pelo acolhimento que sempre recebo da minha tia Lola, a baiana-carioca mais generosa, que amo demasiadamente, e tenho o prazer de carregar o mesmo sangue. Dias maravilhosos na cia dela, de Paula e filho fofo e minha amiga Maga, parceirona de tudo.

Agradeci de novo, pela vida que tenho. Pelo meu trabalho. Pelos amigos conquistados e presentes. Pela oportunidade de conquistar coisas e sentimentos.

Chorei de emoção, pelo presente de vida pulsante que sinto [só] aqui.

14 comments:

  1. Um novo ano de muitas viagens no seu blog. Um grande abraço. Cleuder.

    ReplyDelete
  2. Amiga!!!! Não faltou inspiração.... Muito bom!!! Realmente o Rio é surpreendente!!! Beijo grande!!!

    ReplyDelete
  3. Amiga, o Rio é a sua cara. Um dia ainda tiro férias da minha vidinha doméstica e vou curtir uns dias por aí com vc e Maga, prometo!

    bjão e vem com fé que 2012 já chegou bombando.

    ReplyDelete
  4. Declaração de amor ao Rio, sincera e emocionada. Que 2012 seja pródigo em viagens Brasil afora - viagens suas, que depois se tornam nossas. Um beijo e feliz ano novo, amiga viajante.

    ReplyDelete
  5. Oh, Juba, você conseguiu descrever tudo com sentimento e verdade, como sempre. Adorei o texto e ter compartilhado esse momento contigo e sua família - me sinto em casa! Beijos,

    ReplyDelete
  6. Lindo tia... pense numa crônica?!!! Beijos

    ReplyDelete
  7. Desejo uma seqüência de proveitosa realizações repletas de paz e felicidades.
    Que tenhamos a Paz de Espírito para o discernimento correto de que estamos fazendo
    e falando sempre com certeza que estaremos caminhando no caminho de Deus.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    ReplyDelete
  8. Muito legal prima! Bem emocionante seu texto e criativo! Essa prima é uma escritora nata, rsrsrs... Bjossss .

    ReplyDelete
  9. Querida Jucy,nos emocionamos na virada do ano - é sempre um momento mágico-como se zerassemos tudo e vida nova a seguir,então...e agora lendo seu post me emocionei novamente pelo seu jeito lindo de relatar os momentos aqui.Saiba que feliz fico eu contar com sua presença e energia,nossas risadas bobas na fila do cinema,nossos comentários engraçados de tudo e todos...Volte Sempre!!!Te amo.

    ReplyDelete
  10. Lindoooo amei e até chorei, obrigada por postar coisas maravilhosas para um inicio de ano que creio desde já será abençoado pra todos nós. Feliz 2012 Jú.

    Nivia Ferreira (by facebook}

    ReplyDelete
  11. Também li, Ju. beijoes pra você!!!

    Ann-Marie Almada (by facebook)

    ReplyDelete
  12. Amiga... Amei!!! Queria muito ta do seu lado nessa virada de ano pra te dar um grande abraço!!! Quanto aos excessos nao se sinta unica pois tb paguei... Rs e tb tou mofando nos aeroportos na tentativa de chegar em casa!! Bjs!!! Saudades!!!

    Valquiria Canguçu (by facebook)

    ReplyDelete
  13. Que delicia de conto!! Vontade de compartilhar algumas das suas experiências cariocas com vc!!! Saudades amiga!!! Um super 2011 pra vc cheio de sensações e acontecimentos especiais como a cidade maravilhosa!!!

    Andrea Anjos (by facebook)

    ReplyDelete
  14. http://www.youtube.com/watch?v=5NVJo1kXRj8AC E foi assim...

    Pepeu Gomes - E Foi Assim.
    "E foi assim uma luz brilhou no céu de noite e fiquei louco a olhar e foi assim Pintaram tantas coisas pra mim Que nem dá pra acreditar..."

    Pierre Lima (by facebook)

    ReplyDelete