17 January 2012

E o que é expectativa?

O grande dia chegou. Marcado para iniciar às 10 da manhã, o que não ocorreu, obviamente. Isso já se tornou lenda. Aliás, bastante previsível, em função dos atrasos nas arrumações da mãe da noiva, das madrinhas e dos padrinhos.

Eu tentei registrar cada movimento, de cada convidado.
Tarefa deliciosa. O noivo, meu novo sobrinho, por exemplo, era fotografado de todos os jeitos. Tadinho! Suava e praguejava contra a vestimenta formal, louco para calçar logo suas havaianas.

Bem no início da cerimônia, estávamos muito excitados, com várias expectativas. A maior delas, era com a entrada de Lucas, com a Bíblia. Era quase impossível de ele aceitar esse desafio. Mas ele fez bonito. Entrou lindamente. A promessa no último momento, de um boneco de homem aranha e ida ao shopping para comprá-lo, o convenceu. Vivam todos os heróis!

Quase 11h30, o sol brilhava alto lá fora. Salão cheio. Flores coloridas. Todos maquiados e comportados, como todo início de qualquer festa. O calor não chegava a incomodar. Em Vitória da Conquista a brisa fresca insiste, persiste, impera. Do lado de dentro, todos estavam atentos. O silêncio só era cortado pela sequência das músicas ensaiadas e cantadas pelos amigos dos noivos ou pela fala do pastor.

Ele fez um discurso profundo, bonito, leve... disse coisas como "assim como escolheram a música do convite, o amor invadiu e fim", "curtam um ao outro demoradamente" e "descubram quais serão as novas expectativas de vocês...".

Do nada, um dos priminhos pequenos, Gabriel, bem na fase dos porquês, questionou curioso 'o que era expectativa'. A mãe dele olhou para minha Tia Lola, e deixou que ela lhe explicasse. Depois de pensar uns segundos, ela inventou uma explicaçãozinha bem fácil de ser entendida rapidamente:

- Sabe quando você [sabe que vai] receber balas de presente, e fica esperando muito que esse momento chegue logo? É mais ou menos assim.
Ele retrucou:
- Ahh, e cadê as balas?

Essa cena do casamento de Mila e Hugo, no meu entendimento, resume minha tentativa de querer criar um imaginário sobre esse evento tão lindo, espirituoso e jovial. É porque essas são características dos nubentes [ah, usei a palavra!] e também dos demais, da minha família buscapé.

Resumindo: somamos 54 presentes, um recorde comparado ao anterior [36, no Rio de Janeiro]. Conforme previsto, todos compareceram, prestigiaram e entraram no clima festivo. De música gospel a eletrônica, tivemos mais de 12 horas de farra, com direito a reencontros, reflexões, comilanças, gargalhadas, muitas danças e abraços. Clima amoroso, fraternal e muito contagiante.

A expectativa com o evento foi assim: atendido, plenamente! E quais são as novas expectativas? Novas viagens [para] novos reencontros, novas farras, novos casórios, novas comemorações.

Nossa, minha família é tão viajante quanto eu. Desde ontem, inventamos uma viagem bem curtinha de veraneio. Destino? Porto Seguro. Seguimos em comitiva, em 5 carros, com 21 adultos, 1 criança que vale por mais 21 adultos.... ah, não posso falar mais. Esse post será o próximo. E o título já está definido: A lua de mel foi nossa!

"beijem demoradamente"
"encante demoradamente"

10 comments:

  1. Ah, deve ter sido uma delícia mesmo. E as crianças dando o tom na festa...
    Viva os noivos!!!

    ReplyDelete
  2. Oh, amiga! que lindo texto!
    Saudades,
    Mari

    ReplyDelete
  3. Adorei...e cadê as balas? Perfeito.
    Rochelana Feitosa (by facebook)

    ReplyDelete
  4. Não sabia que vc tinha dotes Romancista, parabens pela descrição é como se passase um filme!
    Osvaldo Luz (by facebook)

    ReplyDelete
  5. E ao noivo? Só os pesames? kkkkkkkkkk, putz, nem isso (nem sei quem é o noive, huauhahua)

    Marcus Mussi (by facebook)

    ReplyDelete
  6. Aos navegantes novos (Rochelana, Osvaldo e Marco)obrigada pelos comentários lá, no outro espaço.

    Ah... o noivo estava e está feliz da vida! Também, com a sobrinha que tenho, nada mais natural...:)

    ReplyDelete
  7. Patiinha, conto mais pessoalmente...Bj, amiga!

    ReplyDelete
  8. Mari, tb estou com saudade!!! Bj

    ReplyDelete
  9. Felicidades aos noivos e parabéns pelo texto, amiga viajante!

    ReplyDelete
  10. Oi Marcelo! Obrigada pelo carinho de sempre... um abraço, querido!

    ReplyDelete