27 March 2012

As novas viagens

" O destino nunca é o lugar mas uma nova forma de passarmos a ver a coisas."
Henry Miller

A temporada começa[rá] na semana santa! Viajarei pra Salvador, e de lá pra Barra Grande de Camamu, situada na penísula de Marau, um lugar que nunca visitei, mas que já ouvi maravilhas sobre suas belezas naturais. Também tive acesso a imagens incríveis de álbuns dos amigos e parentes, que lá já aportaram.

Confesso que esse imaginário coletivo das belas praias, não é a única expectativa com minha ida pra lá. Espero mesmo é reencontrar amigos queridos, e começar a me guardar um pouco, da onda gigante de stress, que vai me assolar a partir de abril.

Enfim, essa semana faço minha matrícula. Não é que conquistei o danado, do jeito que eu queria? As responsabilidades acompanham cada conquista, obviamente. O doutorado exigirá de mim uma nova rotina, novas leituras, novos horários, novos hábitos, novo cantinho de estudo, novas relações com os colegas que também passaram, e, não menos importante, com a minha orientadora.

Uma viagem-pesquisa bem longa, cercada de métodos, que só vai findar após a copa do mundo, em 2014. Diria Galvão Bueno: haja coração! Isso mesmo. Espero comemorar o ano inteiro, com  o fim do estágio probatório, a defesa da tese, e por fim, festejar, quem sabe, a conquista da nossa sexta estrela...

Continuando a agenda, depois da páscoa farei outra viagem menor, pra Recife. Espero que dê certo. São meros planos, ainda. Na semana seguinte, já está certo que irei pra Rio Branco-AC, [re]encontrar os meus, dormir ao lado de minha mãe, e celebrar a formatura de mais uma sobrinha, a mais nova enfermeira, a esperta e a descolada Analu.

Já em maio, desejo muito voltar ao Rio. Não posso ficar mais que três meses sem desfrutar da cia maravilhosa de minha tia Lola. É que juntas conseguimos rir e refletir sobre a vida, sobre os nossos dias e sobre o amor que nos une. Ela não é só tia. É uma amiga que conquistei e faço questão de nutrir a nossa cumplicidade bem de pertinho, de preferência caminhando pelas ruas de Copa ou bebericando chopp garotinho, só de farra, como sempre me diz ela, em quase todos os contextos...

Em junho, bem no início, tenho previsto um retorno pra Salvador, pra uma festa de 40 anos de uma grande amiga. Momento ímpar que, numa noitada só, conseguirei estar com amigos que conheci no século passado. Adoro dizer que transito entre os dois séculos e do anterior, só me recordo dos afetos.

Depois, a predileta: a viagenzinha junina, mais uma edição típica de são joãozão, com direito a muito forró, licor de genipapo, além de muita alegria entre amigos e família.

Tem também uma viagem de sonhos à vista: conhecer a Europa!! Uau... não sei se dou conta disso, em julho... vamos ver. Se der, imagina só como ficará esse bloguito, em seu mês de inferno astral, dando voltas por Portugal, Itália, França? Nem quero sonhar tão alto... a queda pode ser das brabas!

E antes que eu pense em Agosto, e com os dois pés plantados no chão, por ora, só consigo me organizar pensando em semestres. Deve ser porque carrego comigo e no computador, o calendário letivo, dividido assim.

E é assim que me divido: entre o antes e o depois, entre o esperar e o acontecer. Alguns só planejam em quê eventos educacionais participar. Isso é bom e faz parte. Preciso me organizar, também... quem sabe no próximo semestre?

Por ora, eu, por morar longe de todos que amo, prefiro projetar viagenzinhas leves, sem pensar em prazos, aceites, artigos e resumos. Dá mais prazer sonhar com mares, risos e abraços.

13 comments:

  1. Ju, li e adorei! Sou sua fã! Ganhei minha tarde em ler sobre suas novas viagens. É incrivel como eu viajo nas suas palavras. Quando eu terminei de ler me deu uma vontade de falar com vc, mas kd seu número, Ju? AMEI... beijos e saudades.

    Déa Argolo (via FB)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Déa, obrigada pela visita e pelo carinho! Saudade..vou passar os meus telefones, pelo FB. Bj na família!!

      Delete
  2. Oi, Nega!
    Vou para Barra Grande também! Temos que marcar algo por lá, viu?!
    Esse ano farei várias viagens também, só para copngressos irei para SP e Argentina!
    Beijo,
    Mari

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito chique, você! Uma viajante internacional!! Fico feliz!! Bj

      Delete
  3. Pois, pois, Srta. Viajante, vou me agendar aqui pra junho, está bem para a senhorita?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Patiinha... precisamos nos encontrar, sim!! Você bem que poderia me fazer uma visita esse semestre... estou com as sextas e segundas comprometidas com aulas... risos... vamos tentar antes de junho!! Bj

      Delete
  4. q agenda super... não era bariloche, agora é paris??? minhas férias serão em junho, marquei hj, então nada de internacionais só viagens brasileiras... são joão tô dentro, maio carioca tmb!!!!! adorei o texto, como sempre, esperançoso de dias bacanas... bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essas suas férias em junho...aff... que dificuldade conciliar agendas hein? Vamos pensar em Bariloche tb...kkkkkk...beijo!

      Delete
  5. Boas viagens Jú! Espero que conquiste novos espaços e reviva as boas lembranças dos já conquistados. Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Minha irmã perguntou se eu fiquei rica, pra programar tanta viagem assim... aí respondi que entre projetar e realizar, a distância é medida em cifras... kkkkkk.... obrigada, Luiz... sonhar ainda é barato! Na escrita então... hummmmmmm

      Delete
  6. É, sua agenda de viagens anda mesmo cheia, Jusciney. Aproveite bem Camamu, terra do meu avô. Tem Pirajá aos montes por lá. Você vai gostar, o lugar é lindo. Um beijo pra você.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahhhhhh vou perguntar aos moradores aonde encontro um Pirajá.. risos... beijo, querido!

      Delete
  7. Provavelmente o cara pra quem você perguntar será um Pirajá também. Ou primo-irmão de um... era tanto Pirajá e Martins para aquelas bandas (meu avô chamava-se Oscar Pirajá Martins) e a população era tão pequena que os primos se casavam entre si, a despeito dos riscos genéticos. Um beijo pra você.

    ReplyDelete