30 April 2012

Dos condicionantes

Ou dos condicionamentos. Ou das sujeições a que todos estamos sujeitos. Ser sujeito. Ser ímpar. Ser par. Ser  casado. Ser solteiro. Ser estável. Ser sociável. Ser ou não ser. Sei que sou e estou. Sei que fui assim: menos sujeita a tantas imposições. Hoje estou assim: menos crédula, menos sugestionável. Queria um mundo sem rótulos. Queria pertencer a outras tribos. Sem definições sobre cor, estado civil ou credo. Sequer gostaria de saber o signo do outro ou o time que torce. São tantas condições, critérios, crivos. Queria ser mais tolerante. Acreditar mais no que o outro diz. Não atribuir juízos de valor. Nem valorar, nem marcar, nem excluir, nem eliminar, nem colocar contra a parede. Queria a liberdade. Ela vive em mim. Mas me marca, me exclui, me elimina, me sugestiona o que nem posso viver, mesmo querendo viver. E fico assim: contra a parede, presa a padrões, a modelos do que deve ser ou que pode ser. Será assim: um ir e vir de recomeços.

6 comments:

  1. Oh, amiga-irmã, quando a gente escreve se liberta! Sei que aqui você é inteira, por isso os textos são tão intensos. Bom que tenha concluído o post com uma palavra que amo: recomeçar. Há vida e energia nisso. Conseguiremos, sempre, mesmo que às vezes doa um pouco. Vamos escrever um livro coletivo? Os meus, os seus, os de Paty e os extra. Que tal a idéia? Bjão,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bonitinho seu comentário, Maga. Não tenho fôlego pra escrever e concorrer a mais nada. Estou exausta e cansada de correr atrás... mas depois veremos isso...risos... deixa só eu ficar de "molho" um pouco.
      Bj

      Delete
  2. Juba, desencana que isso nem combina com vc!
    Por onde anda a original, autêntica e inigualável Jusciney velha de guerra?
    Maga, vamos desabafar na escrita sim, porque se a gente disser tudo o que pensa, vai dar cadeia!

    Um beijo, amigas.

    PS: Já topei o projeto do livro. (com vcs topo qq coisa)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Desencanar é fácil... difícil é encarar os fatos e a dureza dos rótulos e dos filtros nessa sociedade escravizante... não quero guerrear mais. Quero paz.... bj, amiga.

      Delete
  3. C'est la vie, amiga viajante. Esse joguinho chamado vida tem lá suas regras e amarras. Se sai melhor quem menos sofre ou sabe lidar de um jeito mais desencanado com isso, né? Um beijo e parabéns pelo texto.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sofro muito.. risos.. um abraço, querido!

      Delete