9 April 2012

Estranho, hein?

Visite JÁ
Quem navega por essas terras, sabe o quanto considero insignificante a vida de um turista. Nada contra quem ama viajar para consumir. Mas gosto de pensar além do consumo, além de vitrines, souvenirs e fotografias. A rotina do turismo me aborrece. Me sinto fútil quando invisto em viagens turísticas.
Mas é possível casar viagem com turismo quando, antes de definirmos o próximo roteiro turístico, temos uma vasta referência do novo lugar, sobretudo quando elegemos num feriado prolongado, por exemplo.

Viajar e turistar em Barra Grande foi assim: o meu momento turístico de maior prestígio. Me vi apaixonada, querendo registrar cada coqueiro que via pela frente, de lado, por trás. É uma paixão inexplicável essa minha 'tara' por coqueirais! Mas ao invés de trabalhar isso com [psic]análise, fotografo os mais lindões.
Fiquei e estou fascinada pelas paisagens verdes e esvoaçantes. Em plena páscoa, com direito à lua cheia concluí que não existiu espaço para chuvas nem chuviscos, muito menos para estados melancólicos. Foram dias de sol e noites enluaradas.
Tudo perfeito. Na ida, o caruru feito por Mary já me indicava que iria resgatar o peso de antes da natação. Entre massas, moquecas e chocolates, a semana santa foi de puro pecado, o da gula.
Tudo gastronomicamente delicioso, não fosse uma "jazida" de sal, num arroz negro com polvo. Nossa chef  internacional de cozinha, uma amiga querida, provavelmente não leu o livro da mãe de Caetano [O sal é um dom].
Brincando mais com essa história, porque só serviu pra nos divertir ainda durante a estada por lá, o prato salgadão recebeu o apelido de Polvo do Sertão, tamanha a semelhança com a iguaria nordestina. Ser cobaia de quitutes novos exige doses de sinceridade, além de muita cara de paisagem, pra não ferir o orgulho de um cozinheiro dedicado!
As palavras, todas elas, são desnecessárias, quando me lembro de Taipu de Fora, Ponta de Mutá e a Pousada de Seu Hélio, pai do amigo-anfitrião mais lindo que existe, e dono da atenção da cozinheira, que salga até uma torta de chocolate!!
Foram dias muito divertidos, iluminados, de irmandade. Comemos muito. Rimos demasiadamente.
Teve gente que passou  por uma bateria de avaliações, que quer começar um namoro novo, que deseja conquistar a família do seu par, mais que constante.
Tinha de um tudo: de gente apaixonada a gente mirim, descobrindo como o mundo adulto pode ser legal. Teve banho de maré baixa, de maré alta, no mar manso, num mar agitado, um mar morno, e sempre, um marzão vivo, imponente em todos os sentidos.
Assim como o polvo deliciosamente salgado, a água do mar também nos fazia querer beber e brindar com muito vinho, na calada de cada noite.
O mais bacana da viagem, excetuando-se as horas extras e cansativas, engarrafados ou nas pausas nos postos de gasolina, foi o de reunir um grupo de 9 corações joviais. Gente que faz bem, até quando não sabe o dom do sal. Quanta bobagem: ela sabe, e sabemos todos o melhor dos dons: o de partilhar esse sentimento que nos une, e nos fortalece como seres especiais: a amizade.
---
  1. O título da postagem é  porque falávamos isso em qualquer contexto. É trecho de uma música de Magary Lord, baiano que tem encantado com seu jeito [estranho, hein?] de fazer axé.
  2. Ser humano, te procurei por todos os lugares. O sinal lá é muito ruim. E deve ser de propósito, para que fiquemos menos ligado em TICs e mais na natureza. Eu sobrevivi!
  3. Marcelo, não conheci nenhum Pirajá. Acho que volto lá, com essa desculpa!
  4. Patiinha... não deixe de ir com Luiz! É um lugar paradisíaco e apaixonante.
  5. Maiza, Marcelo e Ariana... levaram falta grave... a multa será maligna: Sal com polvo!
  6. Quero viver tudo outra vez... a escrita me deixou saudosa...

14 comments:

  1. ô, juba, não fui pq recebi visitas queridas em casa... como gostaria d ter me dividido em...3? ...kkkk... noite revigorante, me senti em taipu de fora a pouco...rs... lindo texto, gostoso de ler e reler... bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Entendi seu Taipu pra dentro... ops... beijo!

      Delete
  2. Nooooosssssa !!! Como vc escreve bem pra carrraaammmmmba amiga!!!! Palavras lindas , bem escritas ... Consegui relembrar cada segundo da nossa viagem lendo esse texto!!! Parabens!!!

    Valquíria, amiga-irmã, by FB.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vcs me inspiram... o amor me inspira! Risos... te amo!

      Delete
  3. Lindo mesmo Jú!!! Agora prefiro novamente não comentar do quitute nordestino...

    Leti, a cozinheira que capricha no sal, by FB.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Minha amiga salgadinha..vc entrou pra história, pro meu bloguito!!! Viva! Bj

      Delete
  4. Eu li minha mana escritora...Tia Lola Gonçalves já arriscara isso há um bom tempo!!lindo o texto..e vc nas criticas culinárias,nem presta!!Soninha quem o diga!!bjss e até quarta...isssssssaaaaaa!!

    Mana Dinha, a mais entendida em assuntos gastronômicos... kkk, by FB.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah... hoje eu bem que topava comer aquela costelinha de porco dela... risos... saudadeeee....semana que vem te conto as novas!

      Delete
  5. Lindo Ju!!! Me emocionei!!!
    Bianca B., mãe de 2 fofos, by FB.

    ReplyDelete
  6. Oi, Ju!
    Nosso encontro em Barra Grande fica para a próxima vez!
    Também adoro aquele lugar...é mágico...
    beijo,
    Mari

    ReplyDelete
    Replies
    1. Magia... é verdade!!! Beijo, amiga! Apareça pelas Alagoas...

      Delete
  7. Já perdi as contas das vezes que marquei com LP e depois desmarcamos.
    Agora, com uma dica dessas, claro que iremos.

    bjão e mta saudade.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Patiinha... saudade imensa... queria uma semana na beira da piscina, com petiscos, sol lindo e a gente tricotando até sobre futebol! Risos... bj

      Delete