7 July 2012

Aprendizados virtuais, JÁ!

Chegando bem perto do início do inferno astral do bloguito, inventei gerar um irmãozinho pra ele. A gestação começou ano passado, quando submeti o projeto de extensão para um órgão chamado MEC SESu. Quando o resultado do exame saiu e vi que a luzinha era azul, entendi que tinha engravidado e que logo, logo, eu precisaria parir outro espaço, para despejar as experiências pedagógicas de um Programa que pretende durar um ano, sem contar com os dias, os meses e os muitos sustos dessa greve, que já dura 51 dias, hoje.

E nasceu ontem, o moleque! Escolhi um nome fácil, curto, duplo, claro: Aprendizados Virtuais. Eu já tinha jurado que ia parar de criar blogs, e diminuir o número de horas na internet. Mas quer saber? Minha natureza é cibernética. Sou uma internauta, de carteirinha. Com a paralisação das universidades, incluindo a minha, o meu contato com as redes e com a necessidade de estar na web cresceu, duplicou, ampliou.

Resguardo? E desde quando uma mãe, com cinco filhos já, tem tempo para descansar? Eles querem ser alimentados. Precisam de carinho, de roupas, de amigos. Gostam de ser exibidos, apresentados. Diferente da top mais cara do mundo, não posso esconder, nem preciso esconder, minhas barrigas, muito menos minhas crias.

Hoje li um artigo muito legal, o Nós, exibicionistas. Na verdade, li uma crônica também, do meu querido amigo virtual Marcelo Pirajá Sguassábia. Como poderia ser preguiçosa e me queixar da internet se sugo coisas maravilhosas desse universo líquido? Não dá, nem posso.

Passei, então, para falar da minha felicidade em criar outro blog, que está cheio de materiais legais, em colaboração com os professores que compõem a equipe técnica do Programa. Discutiremos sobre dificuldades de aprendizagem na educação superior. Não sei se é na contramão do que o Governo deixa de fazer por nós, docentes. Mas é pensando e querendo aumentar a qualidade do ensino, dos processos educativos que somos responsáveis. Vai lá, me ajuda a divulgar. Seja um voluntário e leve meu filhote pra tomar sol e conhecer outros ares.

Aproveitando que ele está dormindo, a mamãe vai ler mais um pouquinho, aqui na internet, outro artigo, também sobre viciados em tecnologia, com título sugestivo: Detox Digital.

4 comments:

  1. Pode crer que esses filhos dão trabalho, mas pelo menos a gente não morre de culpa (nem vão nos prender) se tiver que abandoná-los.
    Vou lá conferir todos os links depois. Suas indicações são quentes.
    bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os dois artigos são ótimos! E o bloguito, um bebê, querendo atenção.

      Delete
  2. Querida viajante, obrigado pela menção à minha lavra mais recente! Grande honra pra mim, creia. E parabéns pela nova cria, o caçulinha - por enquanto. Vou lá dar uma espiada em seu novo espaço! Um beijo agradecido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quem manda escrever bem e bonito? Não posso fazer nada, além de elogiar e compartilhar com outros! Beijo, querido!

      Delete