14 July 2012

Um filme rodando...

Melancolia combina com musiquinha dos anos 80, 90. Ouço sempre e com paixão, Renato e sua Legião, Titãs, A-Ha, Blitz, Paralamas, Capital, Lulu, Zero, Cássia Eller. Nada me conforta em saber que esse tempo não volta mais. Tenho saudade da minha juventude. Já me sinto adulta o suficiente pra entender que ser jovem, sem grandes preocupações com o futuro, ou apenas com o dia de amanhã, é ser leve, apostar no momento, sem pesar prós e contras. Basta marcar com os amigos para a festa seguinte, a praia seguinte, o sorvete seguinte.

Me lembro que, naquela época, bastava apenas nos encontrarmos no 'playground'. Sou da geração playground. Não tínhamos celulares nem carros. Morávamos no mesmo quarteirão, e alguns até no mesmo prédio. E ríamos juntos. E cantávamos todas as nossas músicas com a capa do LP na mão, tentando conhecer cada músico à exaustão.
A escola, os paqueras de lá, os nossos vizinhos com apelidos que inventávamos. Os torneios de futebol, no clube da esquina. Os shows imperdíveis dos queridinhos de sempre, Chiclete com Banana. Ai, se eu pudesse reviver cada lampejo de vida que exalávamos! Que boba eu sou. Imagina se é possível resgatar quem fomos? Somos o que fomos? "Somos o que queremos ser?" Ah, isso é trecho de música dos Engenheiros do Havaii, que um dia tive o prazer de ir até o camarim, após o show e receber autógrafos de Humberto Gessinger, numa apresentação inesquecível, na concha acústica, em Salvador.
Fiz amigos pra vida toda. Pessoas que conheci aos 15 e que hoje somam histórias lindas de vida. Alguns casaram, outros divorciaram, alguns tem filhos, outros cachorros, coelhos, blogs. A maioria está no facebook. Como forma de nos mantermos vivos, cúmplices, vez ou outra postamos retratos digitalizados, puídos. Imagens da nossa 'tribo', para [re]velar um tempo que foi muito bom, quando a violência era muito distante, o consumo de drogas limitado aos mais rebeldes sem causa, e a vontade de conquistar ares e mundos, imensa. Ainda queremos isso?? Será que "temos todo o tempo do mundo", mesmo?
Nem estou na tensão de todo mês, nem sou do tipo vaidosa que odeia descobrir novas rugas ou fios brancos. Pra tudo isso há uma parafernália de pinças, cremes e tintas. Minha angústia sequer tem nome ou formas definidas. Estou saudosa. É uma saudade boa, de uma era de ouro, que gostaria de narrar sobre, para os filhos que nem tive. Onde ficarão essas coisas que penso? Atolados em mim? Na escrita? Nas lágrimas que agora derramo? Oh, céus.
Se eu pudesse viajar no tempo? Ah, hoje eu queria estar em 1987, naquela mesma roda de amigos, no playground do apartamento que morava, na barra avenida, numa rua arborizada e tranquila, chamada Praguer Fróes, palco de muitas das aventuras vividas. E junto dos meus queridos, tentando entender a letra da nova música que não parava de tocar nas rádios, que dizia mais ou menos assim:
"nada do que foi será, 
de novo, do jeito que já foi um dia, 
tudo passa, tudo sempre passará."

30 comments:

  1. Jú, amei seu texto. Acho que as pessoas que viveram naquela época são mais felizes. Arrocha é foda!

    D. Aquino via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pior que meus sobrinhos amam o arrocha dos dias atuais... e são felizes... eu danço com eles... risos...

      Eu via FB

      Delete
  2. O saudosismo bateu forte ontem, dia do rock...
    Mas não queria voltar no tempo, pq me sinto melhor hj, adulta. E agora compreendo bem a intrigante frase: "o pra sempre, sempre acaba".

    um bjo, amiga saudosa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também curto ser adulta...quer dizer, muitas vezes, incluindo ontem e hoje, não. Ser adulto é tb agonizar em situações que nos sentimos impotentes. Mas há luz, sim... risos... bj

      Delete
  3. Oi Ju, que dom lindo vc tem. Cada linha que lia minha mente viajava junto no tempo. Ahhhh TEMPO
    Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Flavita, as nossas histórias foram muito legais... jamais vou esquecê-las! Bj, do Brasil para Alemanha, em seus dias.

      Delete
  4. Lindo Ju, mas senti uma pontinha de tristeza aí. Deixa disso pq vc é uma mulher linda, independente, super profissional e cheia de amigos. O passado bom ou ruim nos faz o que somos hoje e nos prepara para o futuro, como vc mesma disse. bjsssss
    Leatrice F. via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. E sou td isso? A tristeza foi embora! Bj, amiga sensível!
      Eu, via FB

      Delete
  5. Adorei Jú!!! Tempo bom....

    Manuela M. via Fb

    ReplyDelete
    Replies
    1. Manuuuuuuuuu... eu sequer citei as nossas idas para a casa de Nate, na Ilha... nem as muitas lavagens que fomos...risos... vou ter que reeditar!! Bj

      Delete
  6. Ju, sua capacidade incrível pra conquistar amigos vai sempre produzir boas lembranças. Você está condenada a ter lembranças felizes. O bom que você as continua produzindo. Adorei!

    Gica via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gica, o melhor que faço isso sem o menor esforço... eu me lembro que um dia, creio que no ano passado, te disse que não precisava nem queria fazer novos amigos... sandices...quanto mais melhor, igual a coqueiros... risos... é que a gente não faz amizade, como faria um bolo de limão... amizade nasce... e qdo nasce, eu cuido de mantê-la pra sempre, como a nossa, amiga-irmã!! Bj

      Delete
  7. Amei, tb... acabei de ler!!! Fiz parte desse passado e que bom que a vida segue cada dia melhor, com muitas risadas tb! O bom da vida é isso!

    Valquíria C. via WhatsApp

    ReplyDelete
    Replies
    1. Val, estamos plugadas por tantas conexões espirituais e reais... nossa amizade não tem distância que a destrua...amém! Bj!

      Delete
  8. Ju, que coisa mais linda seu texto!! Perfeito. Me vi em suas palavras!

    Bianca B. via WhatsApp

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oncinha-mocinha.... que legal que gostou!! Adoro sua amizade, novinha como a pele deliciosa dos seus dois filhos!!! Bj

      Delete
  9. Amei o texto amiga Onça! Muito legal!!! Você arrasa sempre Ju!!! Eu cheguei depois, mas pelo menos faço parte do presente!!!

    Letícia S. via WhatsApp

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oncinha-brava tendenciosa a ficar mansinha... risos... você é uma fofa!! Bj!

      Delete
  10. Oh, Juba, já somos amigas há mais de 10 anos (nunca chego lá...kkk), mas sei que viemos de amizades de outros tempos (aqueles explicados apenas pelo coração). Ter saudade do tempo é bom, mostra que atrás aconteceram coisas que valeram a pena. As músicas que vc cantou, também cantei e são muito queridas - percebo que sobrevivi a todas os obstáculos, mesmo aqueles que imaginei nunca ter capacidade de vencer. Olha pra agora e segue, "somos tão jovens"! Bjs,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maga, dona do coelho mais bem cuidado do mundo, você é irmã de alma...ui, fiquei com medo.. risos.. te amo! Tô seguindo... risos

      Delete
  11. Irmana...texto lindo! Estou chorando, uma mistura de tristeza e alegria. Tristeza por não ter participado desses momentos "no nosso play tão querido" contigo e com sua turminha. Pois é vc é a maninha mais nova, eu estava com outras pessoas.Enfim, alegria por hoje vivermos momentos incríveis! que bom que o destino nos reservou esse presente maravilhoso! viveremos muitas coisas legais e teremos muito o que lembrar. Te amo muito, nosso pai ficaria orgulhoso de ter uma filha escritora. Deus te abençõe ricamente e continue te iluminando. Bjs de sua fã número 1!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mana, obrigada pelos elogios rasgados e sinceros... mas não sou escritora, sou apenas mais uma blogueira!! E saiba que nossa amizade que nasceu no tempo que tinha pra nascer, é profunda e pra sempre! Te amo, também, irmana queridona!!!

      Delete
  12. Amei!!! Saudades desse tempo amiga!!! Bjs

    Andrea A. via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. E sequer coloquei no texto nossas cenas na av. 7, no meio do bloco, com você gritando alucinada pra Bel te ver... risos.... beijo, amiga!
      Eu via FB

      Delete
  13. Amiga viajante, essa sua trilha sonora também é minha. Linda viagem no tempo, lindo texto, linda juventude - página de um livro bom. Um beijão e parabéns.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh... você é um amigo fofo.. talentoso, criativo e excelente escritor e blogueiro... uma honra ter vc, por aqui, sempre perto e incentivador. Beijo!

      Delete
  14. Jú, com certo atraso, digo: perfeito! Percepção, sensibilidade e emoção na medida. Lindo mesmo! Estou esperando os posts dos nossos carnavais e do São João de Irecê! Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. É... terei que fazer um post especial para as "festas das antigas"... risos... obrigada pela visita, que nunca será atrasada... o bloguito ama receber meus amigos!! Beijo, querida!

      Delete