26 August 2012

das coisas que sinto

Hoje, num bate-papo virtual, um amigo me disse que eu era "uma pessoa realmente iluminada." Além de gostar de ter lido isso, me senti feliz, por alguém me considerar um ser especial, do bem, que consegue captar coisas e sentimentos que a maioria dos mortais nem se dá conta. Fiquei sorrindo pra tela do computador, como se o reflexo do dito fosse algo mágico, transformador.

Domingo geralmente é um dia enfadonho. Não curto refletir sobre nada sério. Gosto de degustar comidas saborosas, ficar jogada no sofá, esquecida dos prazos, compromissos, do trabalho, da greve. Mas não houve outro jeito. Tive que largar o ócio de lado e pensar um pouquinho sobre essa tal sensibilidade em mim, tão aguçada quanto oportuna, num mundo [por vezes] sombrio e amedrontador.
Será do que falo? De um conto? De um novo episódio de Once upon a time? Nada! Falo de mim, dos meus medos, da minha própria dificuldade em lidar com o que é apenas aparente. Gosto de ver e perceber além das aparências. Talvez seja fruto do olhar psicopedagógico que desenvolvi. Talvez seja minha veia pisciana latente, que embora eu rejeite, sei que ela existe, já que nasci no último dia de aquário. Talvez seja  por ser assim: antenada, atenta, distraída apenas para o que realmente não me afeta. Talvez seja outra coisa. Ou tudo isso junto.
Fato é que tenho aprendido a respeitar os sinais da minha intuição, embora ainda me falta o tal do "tato", para encontrar a melhor forma de dizer o que vai no pensamento. Não restam dúvidas de que digo o que sinto, sempre de forma simples, direta. Sem rodeios, sabe? Me dizem que sou popular, querida. Que tudo que comento no facebook se reverte em curtições e comentários. Uma amiga disse que sou "a simpática". Comemoro essas coisas: ser querida, ser pop, ser "a simpática". Festejo sentirem minha falta aqui aonde moro, ou em Salvador, no Rio, no Acre, em Mucuri, em Vitória da Conquista. Quem dera eu pudesse viajar, magicamente e sem escalas, somente para dar um abraço em todos que me dizem: "Ju, saudade!" Delícia de sentimento esse, o de ser amada.
Não, não almejo e não sou candidata a nada, a nenhum cargo político. No entanto, me encanta saber que desperto coisas boas, mesmo sendo às avessas, dada a sinceridade e dureza das palavras que escolho, ao dizer o que vai em meu coração.
Eu faço mágica? Uso que porção? A do amor, daí a semelhança com os contos e seriado americano de sucesso. Faça uso de porções generosas de atitudes amorosas. No trabalho, na cozinha, na escrita, nas redes, e principalmente no olhar pro outro.
E, se quando falo, endureço, há amor aí, e não raiva, ou ódio. Quando há sentimentos ruins, simplesmente emudeço. É do amor que estou falando, gente. "Eu tô falando de amor", como explica a canção lindinha aí abaixo. Penso que, quando se coloca o amor acima de tudo, tudo se reverte em mais amor. Faz um teste: tenta sorrir pra alguém, mesmo que seja um completo desconhecido ou aquele seu vizinho carrancudo. Certamente vai receber um sorriso de volta. É sim, a vida é, sim, uma troca. E pode ser mágica. Como uma doce e suculenta maçã.


8 comments:

  1. Concordo com o cara que disse que vc é iluminada e totalmente do bem. Vc é mesmo. Mas discordo de quem te chamou de "a simpática", vc os simpáticos estão sempre querendo agradar. E vc, amiga, não faz as coisas pra agradar, faz por espontaneidade.
    E seus posts sempre fazem sucesso pq vc tem uma legião de amigos fãs fiéis. Como eu.
    rs

    Um bjo e fica aí com sua reflexão de domingo, já que Kadu foi eliminado da dança. (eu sabia)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohhhhhh Kadu foi eliminado... pena... risos... obrigada, Patiinha! Você é uma amiga, do bem, claro, e blogueira muito fiel... risos... eu te amo!

      Delete
  2. Belo e sincero post, amiga viajante. Continue assim, despejando sensibilidade sobre a dura realidade que nos cerca. Um beijo e uma ótima semana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi querido! Estar sempre sensível é importante, um exercício importante, num mundo desgastado com tanta tragédia e fakes na política, no facebook e em outras redes... beijo e boa semana!

      Delete
  3. Eu sinto tanto isso, tão presente, tão constante!
    É incrível Ju como eu me vi em tudo isso agora, meio que sem querer, no simples fato de ler, foi tudo ao mesmo tempo, é melhor não faalr muito!!!
    Poxa farei visitas assíduas agora!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Laura! Que bonitinho... você deve estar mais sensível e certamente ajudou a compreender algo à sua volta! Por falar nisso, volta aqui, mais vezes!!! Saiba que a "casa" tem portas, janelas, varandas, tudo aberto, pra você transitar sempre que quiser! Beijo, querida!

      Delete
  4. Oi Ju, olha, não te conheço pessoalmente, mas acredito piamente que você seja querida mesmo. Adorei o seu texto, que deve ser mais valorizado por ter sido escrito em um domingo, um dia tão enfadonho como você bem disse. Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que legal ler tanto carinho, vindo de você e do Marcelo, dois amigos blogueiros que ainda não tive o prazer de conhecer ao vivo e a cores... risos... obrigada, mesmo! Beijo!

      Delete