29 August 2012

[Para] uma menina-mulher, sonhadora e viajante

Não sei como os amigos blogueiros se inspiram para escrever. Se o título nasce antes ou depois da postagem. Se precisam de um "estalo" ou de algum elemento diferente, que esteja perto do ambiente aonde está o computador. Se escrevem e postam dias depois. Se revisam imediatamente ou se publicam logo, para garantir a sensação gostosa de um novo escrito. Se precisam de música tocando, de barriga cheia, de vinho, de chuva lá fora, ou sol brilhando.
Eu confesso que sou uma mistura disso tudo aí, mas publico imediatamente após escrever. Depois volto, reviso, capricho, passo glitter. Mas o que mais me motiva a escrever, sem dúvida, é o quanto estou afetada pelo objeto ou sujeito da minha escrita.
Pode ser derivado de uma experiência vivenciada num aeroporto, num ônibus, numa estrada, numa curva, ou parada, numa conexão forçada, que não temos o que fazer, senão esperar, esperar.
Pode ser num contexto outro, apenas por viajar nas memórias da minha vida em família. Sim, este é o caso da inspiração de hoje. Escrevo agora, por amor a alguém, que me pediu um texto de presente! Então, lá vai...


somos as mais fotogênicas...risos
Ela é uma sonhadora e viajante, que nem eu. A Lalá é uma mocinha linda, que completou 25 aninhos hoje. Parece uma boneca e ainda lembra uma adolescente, pelos traços angelicais e em constante mudança. Não me recordo da hora que ela nasceu. Mas lembro perfeitamente da felicidade que sentimos, com a notícia da gravidez da minha cunhada, casada com o meu irmão mais velho. Mano Val, na época, era um vaqueiro dos melhores, que amava sua mulher na mesma proporção que seus torneios de vaquejada, que aconteciam nas cidades vizinhas à Itarantim, terra natal minha, deles, e aonde viveu, cresceu e apareceu a minha doce sobrinha, a primogênita, como ela mesmo faz questão de frisar.
Larissa tem vários apelidos. Lalá é o que mais gosto. Mas a chamo de Leu, também. Leu é um codinome da família inteira. Todos nos chamamos de Leu, em homenagem à uma tia, cujo apelido foi e é alvo de um jargão, o famoso "Parabéns, Leu". Essa é uma história dentro de outra. Preciso narrá-la, pois além de divertida, traduz parte da nossa cumplicidade familiar.
No dia em que meu Tio Barrica faleceu, marido de Tia Lena, ou melhor, de Leu, o meu Tio Neco, muito comovido com o momento funeral, resolver dar os pêsames da forma que ele considerou mais adequada. Chegou próximo à sua irmã, a abraçou e sussurrou no seu ouvido:
- Parabéns, Leu!
Ela, por sua vez, não resistiu ao seu charme e riu muito e nos contou o ocorrido. Isso faz tanto tempo, mas tanto tempo, que nem sei ao certo quando começamos a nos parabenizar, por qualquer motivo, com essa expressão, carregada de significados e carinho.


Pois bem, Lalá: Parabéns, Leu! 

Saiba que você é uma princesa linda, de madeixas longas e cacheadas. De corpo esguio, magro, lindo de fazer inveja a qualquer outra moiçola que vive em dietas para alcançar o mesmo "shape" e barriga tanquinho que de forma natural exibe a olhos nus, sem nenhum efeito de photoshop. Sua beleza não é só natural ou exótica. Revela boa parte do que você é para mim e todos os seus fãs: a sua beleza interior.
Te desejo um mar de boas novas. Desculpa se sou muito dura nas críticas e nos conselhos. Muitas vezes me sinto madrasta, ao invés de tia. Mas é que preciso, muitas vezes, fazer esse papel difícil de chamar a atenção para situações que creio poder intervir, para contribuir para o seu crescimento. Juro que vou tentar me segurar mais e quando nos reencontrarmos, curtir mais os nossos momentos de assistir filmes e novelas de mãos dadas. Esse é um dos prazeres mais gostosos que devemos manter.
Ah... te desejo as melhores coisas! Além da conclusão e um trabalho bem estimulante em Psicologia Social, desejo sobretudo, um amor bem tranquilo, preferencialmente com um rapaz romântico, de olhar profundo, todo para você, quem sabe, igual ao do Mateus Solano, aquele ator global que você tanto admira!
Bem, o textinho bobo da sua tia boba aqui ainda te presenteia com essa fotinha boba aí. E todos os desejos, que não são bobos, na musiquinha fofa do Frejat*, clica lá, no título da imagem!

Parabéns, Leu! 
Eu te amo muito minha sobrinha primogênita, divertida, simples, distraída, dorminhoca!
*...pois toda idade tem prazer e medo

16 comments:

  1. "Parabéns, Leu". Essa eu já conhecia, mas ri de novo. Quem guenta com isso?

    É assim, o que nos afeta sempre sai mais bonito no papael, ops, na tela.

    Um mundo de felicidades pra essa mulher Larissa.

    bjo, amiga.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Patiinha... ela vai agradecer, depois... risos... beijinhos!

      Delete
  2. Oi Ju,

    Tudo bem? Passando para conhecer o seu blog e me encantando com a homenagem a Leu. E desejo o encontro com o Mateus Solano para a sobrinha.

    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lu! Já me encantei com o seu!! Viu que estou te seguindo, já? Volta mais! Beijinhos!

      Delete
  3. Lágrimas... sempre ao ler os seus posts relacionados a nós!!ao nosso universo particular:família!!Esta menina-mulher,é mesmo muito especial!!Parabéns Leu...e o Mateus Solano é um estilo bem a cara dela mesmo!kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Será que ele sabe que habita sonhos juvenis? Mateus Solano é um fofo... risos... beijo, mana!

      Delete
  4. Leu que texto lindo. Adivinha a primeira coisa que eu vi qnd abri o foi assim? O Mateus Solano kkkkk ri muito, só vc msm oh, mas como dizem na igreja, receboooo! Ele de fato é charmoso, lindo, simples e tem um sorriso lindo e ainda é romântico. Kkkk me senti honrada com as suas palavras, obg tia, eu sou um pouco de td aquilo. Vc me conhece bem, a sobrinha primogênita que as tias brigavam por minha atenção kkk fiquei sabendo dessa história, hein? Hj já com tantos sobrinhos, fico feliz a ainda seje tão especial assim. Bjus tia!! APROVADISSIMO!
    Lalá via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh Leu, o Mateus Solano está muito bem casado e já é papai... haverá outro, com o mesmo estilinho dele, somente pra você, linda! Beijo!!

      Delete
  5. Ah e gostei do título, me definiu bem!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai, que bom que te conheço bem... beijinhos!

      Delete
  6. Ju que texto lindo e leve!!! Amei a história do vovô Neco. Não conhecia. Aproveito para parabenizar Lalá, Leu... Prima linda q vc define tão bem no seu texto. Um beijo enorme. Véu e Francesco ( na barriga).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Francesco? Nome lindo de priminho... oh, que fofa você!! Já fala como mamãe.... risos... prima, que bom ver você feliz e vindo parar aqui, nesse universo meu, tão particular, mas que ao mesmo tempo é de todo mundo e é nosso! Seu vô Neco tem tanta história... esqueci de citar os passarinhos do finado, que ele queria ficar... risos... te adoro!! Volta mais! Beijinhos!

      Delete
  7. Vc como sempre arrasando em seus textos. Que dom divino prima!! Parabéns pelo texto e parabéns a Lari mais uma vez. Bjosss prima!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh... já escolheu o nome da princesa? Quero saber, pra começar a chamá-la por algum apelido... por enquanto será Leu... risos... beijo!!! Obrigada pelo carinho!

      Delete
  8. Parabéns para a sobrinha e para você Jú, sem nenhuma dúvida uma grande tia. Beijão!

    ReplyDelete
  9. Oi Luiz! Agradeço seu carinho... você também é um ótimo tio!!! Beijão!

    ReplyDelete