10 September 2012

O amor é mágico

Um amigo querido me disse que essa viajante que vos escreve anda muito romântica. Que há uma certa dose de autobiografia em meus devaneios. Ai, ando sim. E tenho muitos bons motivos para isso. Descobri, a tempo, que o amor se manifesta de vários jeitos e formas. Que devemos todos estar atentos aos sinais lançados no tempo, no espaço, até numa canção. Hoje vou narrar sobre uma história bem real, que mais imita um lindo romance, desses de encher os olhos d'água e o coração de esperança. Me lembra muito O amor nos tempos de cólera, de Gabriel Garcia Marques. Me afeta tanto, que parece ser minha a história também, tamanho o envolvimento nesse enredo recheado de encontros memoráveis, muita cumplicidade, despedidas e partidas. Meu desejo é que haja sim, um reencontro logo, para acabar com a sofreguidão que [nós] sentimos.
Foi assim:
Eles se conheceram num congresso, anos atrás. Mesma profissão, e hospedados no hotel do evento, imaginaram que seria apenas uma aventura de um dia só, típica de um fim da primavera, anunciando o início de um verão qualquer. E o que era para ser um momento, transformou-se em novos momentos. E viajaram um ao encontro do outro nos meses seguintes.
A sensação que os acompanhava era sempre a mesma: estarem juntos se fazia tão necessário quanto urgente. E então resolveram encurtar distâncias. Rapidamente passaram a morar juntos, numa mesma casa, dividindo sonhos, mesmo banheiro, e o sofá [vermelho] de dois lugares.
Era justamente naquela 'namoradeira' a sala predileta para assistirem juntinhos e grudados os trocentos filmes dele, e o jornal da noite, momento especial para ela. Enquanto cochilava, ele lhe acariciava os cabelos. Enquanto comentava sobre atores e histórias dos filmes, ela o olhava, admirada e atenta aos aprendizados.
Transformaram a paixão em amor, numa química absurdamente poderosa, forte e frágil ao mesmo tempo. Ele deixou para trás antigos laços, empregos e família, todos saudosos. Ela, sem pensar, abriu mão da solteirice, dos plantões da vida e dos amigos, todos saudosos. Um terra, o outro fogo. Uma união entre uma mulher prática e um homem passional.
Mas, como li certa vez, repito aqui: toda linda história de amor é uma história de uma longa espera. Eles foram separados, bruscamente. E decidiram [a contragosto] alongar as distâncias. E para conter a saudade, o Nando Reis. Exatamente como pensam, também penso que não há letras mais marcantes, que consigam traduzir a dor de uma separação, entre duas almas idênticas.
Para mim, são como os dois irmãos do coração, que adotei faz tempo. E como acontece na literatura, nas novelas, nos filmes lendários, penso que o amor não envelhece nunca. Ele renasce sempre. E o futuro a eles pertence[rá]. Assim esperamos. Eu, Nando Reis e toda a turma romântica que ainda sobrevive aos maus tempos.
Aliás, nós, românticos, entendemos que o amor persiste e dura a vida inteira. O vídeo aí é uma delícia. A cara do meu casal 20, predileto. Sou declaradamente a madrinha e meu conselho é: Tenham calma. Esperem. Lutem. O que há entre vocês é magia pura.


22 comments:

  1. Jú, lindo demais! Fico feliz por ter presenciado também esse momento mágico...!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Somos testemunhas oculares.... risos... muito bom festejarmos o amor. Que ele renasça forte e lindo, como antes. Para nós todos.

      Delete
  2. Oi Ju,

    Que lindo! Olha que estava tão distante de histórias de amor e você traz um encontro cheio de esperança. Ah, estou na torcida para festejar essa magia.

    Lindo!

    Beijos e beijos.

    Lu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lu a esperança está no céu! Basta a gente olhar que reencontra a magia por onde passamos!! Vamos cultivá-la, como uma plantinha... risos... beijão!

      Delete
  3. Lindo é sabermos que apesar das circunstâncias o amor, o maior de todos os dons, sobrevive, luta, respira incansavelmente, em busca da união de duas vidas, que tornam-se uma mesmo com a distância...
    Pois para as coisas do amor não há explicações, também se houvessem não seria amor, amor não se explica apenas sentimos!

    Ótimo post Ju, amei e estava precisando!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Laura! Bom partilharmos historinhas românticas, né? Tomara que a sua possa durar para sempre... estou na torcida!! Um abraço!

      Delete
  4. Linda história, que também sou madrinha...Já fez as partes envolvidas lerem???? ...rssss....e, como disse "E o futuro a eles pertence[rá]"...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vamos torcer, madrinha 2..eu sou a número 1...desculpa aê....risos... beijo, amiga!

      Delete
  5. Ei amiga, que história mais fofa... nossa, queria eu ter o dom da escrita para poder contar umas histórias assim, algumas vistas, outras vividas e muitas outras sonhadas, embaladas ao som de Nando, Ana Carolina, Kid Abelha, Leoni e tantos outros. Linda história!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esses todos citados sempre estão por aqui... sou uma romântica incurável!! Obrigada pela visita!! Volta mais... um beijo, querida Gi!

      Delete
  6. Na torcida para que todos os envolvidos fiquem bem e felizes.
    Nando consegue traduzir sentimentos em canções.
    Parabéns, um belo texto que nos cobre de esperanças.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh.... fofa! Esperançar, verbo muito presente nos escritos de Paulo Freire, que significa muito mais que esperar... risos.. beijo!!

      Delete
  7. Na torcida por esse casal!!
    Como experiência própria desejo aos dois envolvidos: tenham fé, confiança e cumplicidade!! Tudo acabará bem!!
    Lindo post tia!!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh... saudade, Mila! Eu como comadre, realmente comprovo de que é de esperança que se vive! Você e Hugo são a prova vivinha da silva de que o "amor invade e fim".... exatamente como escreveu Djavan, na música-tema do casamento de vocês. Lindos da tia Ju!

      Delete
  8. Ai, meu Deus... o amor sempre vence.
    Aguardemos o desfecho de dedinhos cruzados!

    Toda sorte pro casal!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade... o amor sempre vence... e se não vencer, era um falso amor, uma paixonite aguda que tinha hora/data para morrer... mas vamos torcer!!! Beijo!

      Delete
  9. Ju, adorei a história e o vídeo! Não sei qual dos dois é melhor. O amor acaba triunfando mais cedo ou mais tarde. Beijos e boa semana! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sérgio! O amor é tudo...risos... noveleiros como somos, acreditamos nisso, né? :)

      Um abraço!

      Delete
  10. Pode alguém amar essa mulher como eu a amo? Desesperadamente eu a amo. Sempre amarei. Nunca vou deixar de amar. Só peço a Deus que me de essa oportunidade de me ver feliz ao lado dela.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vamos torcer, continuar torcendo... aqui é "a" torcida organizada da madrinha... risos... beijo, querido! Boa sorte e longa vida para vocês 2.

      Delete