21 September 2012

Um bate-volta

Estou com o pé na estrada nesse primeiro mês primaveril. Percorri algumas deliciosas e lindas praias de Pernambuco e degustei caranguejos magros em Sergipe.
Viajar dirigindo é diversão e tensão, constantes. Observar as mudanças nas paisagens, checar horário e nível do combustível, ouvir baladinhas, dar umas pausas para esticar as pernas, pro xixi, além dos lanchinhos.... todo esse conjunto de situações, me estimulam a prosseguir com o pé no acelerador, e o foco no trânsito pesado das rodovias no nordeste.

Confesso que nada me estressa mais que os caminhões gigantes e os motoqueiros, que surgem aqui e acolá. Os carros pequenos parecem mais humildes nas ultrapassagens. As motos, não. Parecem gostar de ser tão leves e ágeis e, talvez por isso, exageram nas manobras radicais e ultra rápidas.
Já os caminhoneiros são os mais perversos e agressivos. Ignoram o perigo à frente, sobretudo nas curvas, causando medo e ansiedade, para que o destino final se apresente logo.
Desta vez, visitar Aracaju foi assim: um exercício de agilidade. Nosso objetivo em comum era apresentar nossos trabalhos aprovados no EDUCON-SE. Para isso, fomos em dois carros, um com um casal e um filho deliciosamente fofo e beijoqueiro, e no meu, além de mim, óbvio, mais três colegas, resultando em conversas hilárias entre três baianas e uma carioca.
Chegamos bem e ainda tivemos tempo para curtir a orla, uma rodada de caranguejo e afinarmos nossos vínculos. Já tão perto de Salvador, me deu vontade de cair na estrada novamente para passar o fim de semana por lá.
Descobri antes de partir que o meu espírito aventureiro anda mais adormecido que ativado. Então decidi retornar para Maceió ao invés de me sucumbir à tentação das estradas da linha verde, um dos primeiros encantos da minha querida Bahia, já quando nos despedimos do estado de Sergipe e adentramos as terrinhas baianas.

Fiz uma lista boba, com pequenos aprendizados que voltaram comigo, no porta-malas:
  • não dirigir à noite, sobretudo se estiver sozinho. 
  • mais atenção às placas e desvios sinalizados, resultantes de obras inacabadas nas BRs da vida;
  • que os redutores de velocidade [vulgo quebra-molas] são necessários, mas insuportáveis.
  • que 'há tempo para tudo debaixo dos céus' [passagem bíblica], desde que não sejamos tão ansiosos.
  • água e companheiros de viagem tornam a vida na estrada muito mais alegre e segura. 
  • continuar sonhando e planejando novos roteiros de viagem de carro;
  • agradecer sempre, na saída, no caminho, no retorno. 
  • reconhecer que o melhor lugar do mundo para se descansar [e revigorar as energias], é mesmo em nosso canto.
Penso que realmente precisamos saber reconhecer conquistas simples. Foi assim: que acabou a maratona de dois dias intensos, com cheiro de asfalto e gosto de maresia. Continuo achando que viajar é bom demais da conta, e que voltar pra casa, cansado mas com novas experiências, melhor ainda.

8 comments:

  1. Entendo, entendo, entendo... acho que você me compreende mais agora também. rs. que bom que voltou sã e salva. bjo bjo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gica, ainda iremos juntas, de carro, para Salvador... de dia, com água e petiscos, claro... risos...

      Delete
  2. Ah, tá, chegou pertinho e deu meia volta, ok!
    :(
    E como foi a apresentação do trabalho?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma viagem de balde, como dizemos aí, na Bahia, Patiinha... risos... a comunicação foi tranquila... pouca gente por sala, o que revela que os eventos precisam ser revistos, com urgência... mas enfim, mais um certificado pro meu lattes... risos... beijo!

      Delete
  3. Ju, viajar com vocês foi assim: DELICIOSO!!! Quase que estendemos até Recife, mas foi ótimo,rs> Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah... quase, quase.... risos... mais atenção às placas... e viva o sinal [verde] das operadoras...risos... quando o celular deu caixa, quase enlouquecemos.... risos... beijo!

      Delete
  4. Chegou e ocorreu tudo bem! Gostei do texto e da sua lista, aliás, sobre suas irritações, confesso, concordo com você e acrescento outra causa de ódio: ciclista sempre vindo na contramão! Beijos e bom domingo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah.... os ciclistas na contramão... horrorosos... mas pelo menos eles vivem propagandeando o mundo em duas rodas, e vivem em bandos, num espetáculo colorido com suas magrelas... adoro essa paisagem! Beijo, querido!

      Delete