15 November 2012

É mais viajante que eu

É isso. Não há como ter outra conclusão. Minha irmã do meio, que hoje faz aniversário, em feriado nacional, é mesmo uma viajante de peso. Explico.

Das viagens físicas, desde cedo aprendeu a deslocar-se de Salvador para Feira de Santana, por conta da formação em Odontologia. Se considerarmos que 116km é uma distância pequena, entre essas cidades, imagina enfrentar isso, semanalmente, e com MUITO humor?
Como eu, devem imaginar que [claro] não é qualquer uma que enfrentaria esse trajeto se não fosse obstinada, dedicada e amasse a ideia de tornar-se mais que uma dentista, uma profissional de megasucesso. Ela amou, apostou e venceu. E estivemos em sua formatura e comprovamos que, além da conquista, conquistou amigos para vida toda.
De lá para cá, passaram-se muitos anos. Ela odeia o relógio biológico, e portanto, não vou citar datas. Mas preciso narrar as andanças dela. Ao menos as últimas. Mesmo morando longe, como costumamos brincar, está sempre investindo em cursos e eventos da área. Viajava de Vitória da Conquista para Salvador, mensalmente, acumulando histórias de idas e vindas e nos divertindo com suas experiências. Como eu morava em Salvador, eu era a anfitriã, para apanhá-la na rodoviária ou levá-la aos locais dos congressos e clínicas.
Claro que essas viagenzinhas eram todas planejadas, meticulosamente. Minha irmã é sábia nas finanças. Controlada como o meu mano Deca. Os dois irmãos são as minhas referências. Conseguem duplicar ou triplicar o que recebem. Deveriam, além de cuidar dos dentes alheios, darem cursos, para finanças alheias. Eu seria a aluna número 1. Herança genética do nosso velho, mas só nas veias deles. Uma pena.
Nos últimos anos a minha homenageada do dia tem viajado muito mais que eu, e para fora do Brasil. Conheceu a Itália, de norte a sul. Conheceu outros países.
Provou e aprovou outros sabores, costumes, culturas, hábitos europeus. Registrou imagens lindas, a partir da visão da turista que é. Já pedi inúmeras vezes que escreva diários de bordo. O bloguito anda carente de viagens internacionais! Mas ela gosta mesmo é de falar, falar, falar... qualquer hora dessas vou filmá-la contando suas aventuras pela Europa e publico aqui!
Das viagens mentais, ai, essas são as maiores e mais loucas possíveis. Ela inventa cada teoria... a minha mana diz coisas insensatas, engraçadas. É divertida, sempre. Temos uma simbiose grande e pensamos parecidos e rimos parecido. O povo nos confunde. Até nós nos confundimos em algumas fotos! Ela é forte, mas delicada. Pega pesado em seus treinos, para manter a forma física. Tem as mãos mais sensíveis e fortes, e decididamente consegue enquadrar seus pacientes, que ficam mansos em seu consultório.
Mais sobre ela, que é uma viagem: adora maquiagem, perfumes e acessórios grandes. Ama sapatos, bolsas, brincos, pulseiras, anéis, colares. Adora regar sua grama, embora não curta gastar água. Contraditória como muitos outros que conheço. Negocia preços e serviços com a sabedoria que imagino ter herdado do nosso pai. Uma sedutora da hora que acorda ao momento que se despede para dormir.
E hoje é o dia dela. Do nosso pai, da nossa mãe, da nossa vozinha Maria Costa, que tanto amávamos. Hoje é nosso dia também: irmãos, da sua amada filha ÚNICA, sobrinhos, cunhados, pacientes, colegas e amigos. Temos muito o que comemorar pela existência DELA.
E tudo começa com D, de DIVINA, de DELICIOSA, de DIVERTIDA, de DANADA, de DENGOSA, de DILMA. Não a Roussef, que tanto nos incomoda com o descaso na saúde, na educação, na segurança pública. A CARVALHO SANTANA, que tenho o prazer de ser amiga, mais que irmã. Que tenho o orgulho de ser parecida, mais que fisicamente. Te amo, linda. Seja muito, mas muito feliz. E quem estiver ao seu lado, há de ser também.

VIVA as Diferenças!

17 comments:

  1. JU..a descriçao è perfeita...Dilma Santana é perfeita!!! bejossss

    Via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohhhhhhhh... você é outra viagem... risos... beijo!

      Delete
  2. Já deixei minhas felicitações à gêmea siamesa lá no face dela.
    E depois desse relato só me resta concluir que a xará da presidenta é mesmo um upgrade da Jujuba verde!
    #rimou

    beijos enormes para ambas (não a Roussef, claro!).

    ReplyDelete
  3. Lindo texto( pra variar..rsrs) amiga, miguxinha! Saúde e muitos risos para vc e sua mana. Saudades!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Linaaaaaaaaaaaa... miguxaaaaaaa... te dollo... beijo!

      Delete
  4. aiii que lindoooooooooooooo '--' minha maae é tudoooo :D

    ReplyDelete
  5. Dilma, a aniversariante15 November 2012 at 18:45

    Minha mana que consegue quase, milagres c a escrita!!.obrigada pelo carinho ao tentar me desenhar em seu bloguito!!Vc aumenta, mas n inventa...kkk semana q vem vamos nos juntar, em outro niver da Cajazeira_Mor...brigadoooo

    Via FB

    ReplyDelete
  6. Tia Mime eh tudo isso e mais um pouco... e tia Ju sabe a descrever como ninguém, afinal elas são siamesas!! Agora estou convivendo com o outro tio referência e escuto todos os dias falar de um tal caderninho q preciso ter com Hugo para dividir de forma literalmente igual as nossas despesas!! Eles são mestres quiçá doutores em economia doméstica! Ainda tenho muito que aprender com os dois!! Mas, fora isso só tenho a dizer que a tia Mime eh realmente ÚNICA! Te amo!!

    Via FB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse caderninho dele e de Berê... UÓOOOOOOOOOO... risos.. também quero um!! risos... um beijo, linda!

      Delete
  7. Que texto lindo sobre sua irmã! A minha mais velha, que mora em Portugal, está vindo passar uma semana comigo para matar as saudades, e semana que vem vou-me encontrar no Rio com a caçula. Irmãos, irmãs são o melhor presente que nossos pais nos deram! Amo minha irmãs! Ah, e parabéns à Dilma, que é a sua cara, ou será o contrário?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, Paula! O bom mesmo é quando reconhecemos neles, grandes amigos para a vida inteira... bom demais. Beijão e divirta-se no Rio, com sua mana!

      Delete
  8. Meus parabéns para a outra viajante da família e também para você, Ju, pela sensível homenagem. Um beijo a ambas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Marcelo! Valeu... agradecemos... risos.. beijo!

      Delete
  9. Que bela homenagem, Ju! Pena que cheguei t]ao atrasado, mas ainda assim darei os parabéns tardios! Beijo para as duas!!!! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sérgio! Obrigada pelo carinho... aliás, carinho é sempre bom de receber e mais ainda quando é sincero. Um abraço!

      Delete