11 February 2013

da [minha] impotência

Era pra estar em festa. Era pra ser alegria do início ao fim de cada dia de carnaval, aqui nessa cidade que amo e é de fato maravilhosa. Me sinto como um palhaço, que embora tenha um belo sorriso desenhado no rosto, também carrega uma profunda tristeza, bem lá no fundo dos olhos, para quem o observa mais atentamente.
Sei que deveria esquecer essa bobagem de inferno astral. Sei que deveria eliminar os dissabores e cair na folia. Poderia beber e ficar entorpecida, para emendar uma euforia atrás da outra. Mas a bebida trava, a emoção trava, o coração aperta. Nada desce.

Me sinto perdida no meio da multidão. O que penso e o que sinto estão escondidos. Não sei me alegrar quando triste estou. Não sei fingir, não sei me enganar, não sei sublimar. Quero estar ainda mais só e em silêncio.
O carnaval acontece pelas ruas, pelos blocos, nas emissoras da televisão. Há uma [tentativa de] propagação de energia positiva no ar. Mas não chega em mim. É como se eu estivesse blindada. Não consigo me contaminar pelos bons fluidos.
Fico pensando nas coisas a comemorar. Claro que tenho tido bons motivos, mas o primeiro deles, estar saudável, me deixa inquieta e desconfortável; como posso brindar à minha saúde? Não consigo ser tão egoísta assim, quando penso que na minha casa tem gente aflita, com problemas sérios a serem enfrentados daqui pra diante.
A notícia de um câncer desmorona tudo. E eu não sei lidar com a minha nem com a dor do outro.  Por isso o meu silêncio, tão necessário. Por isso o desabafo numa segunda-feira nada gorda, num carnaval lindo, mas vazio de sentidos para mim.
Agora que desabafei vou aqui na orla e inspirar a energia que vem do sol e do mar. Na maresia me reencontro. E o Cristo, lá do alto, redentor de todos nós, há de me inspirar e afastar essa nuvenzinha que teima em ficar suspensa em mim. Quero mais que um desenho de sorriso. Não quero mais lágrimas. Não quero maquiagem. Não quero fantasias. Quero voltar a ter esperança de uma realidade melhor e um futuro melhor para os meus.

6 comments:

  1. Deus é poderoso pra fazer infinitamente mais que pedimos e pensamos... Ele está conosco aqui, aí no Rio, lá na Bahia, enfim, em todo o mundo! Deus te abençoe neste carnaval, no niver, nesse ano!! Te amo, beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi sobrinha! Também te amo! Ajuda aí no que puder... beijo em todos!

      Delete
  2. Ai, Ju, nem sei o que dizer...
    Comecei o texto sem entender nada:"Quem foi que deixou ela assim, meu Deus?" Logo vi que nenhum homem conseguiria, ou mereceria isso.
    Fico sem palavras, pq já vivi isso, vc sabe. É doloroso mesmo, é sofrido, triste, angustiante. Mas não perca a fé no Redentor. Nessas horas, só Ele.
    Sinta meu abraço e meu apoio.
    Te ligo na quarta.

    ReplyDelete
  3. Já que é carnaval, vou te responder com uma letra de samba: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Um beijo, amiga viajante!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fácil, hein? Ah, quem me dera ser simples assim! Sou mais complexa do que eu mesma imagino ser... beijo, querido!

      Delete