5 March 2013

e se fosse um gato?

Ai, adoção é coisa para gente nobre, desprovida de preconceitos e rótulos. Quem dera ser nobre por um dia. Quem dera eu me livrasse de ranços. Quem dera ser menos vaidosa, menos reclamona e menos carente. Mas eu sou assim mesmo: vaidosa, reclamona e carente. E cheia de ranços. Como livrar-se de tudo isso? Terapia conserta? E se eu aprendesse a cuidar de plantas e animais? Será que me transformaria num serzinho menos egoísta? Talvez sim, talvez não.


Há pais e mães que colocam filhos no mundo para suprir suas próprias frustrações. Projetam no filho, a começar pelos nomes que escolhem, todo o futuro que não alcançaram. Do tipo de roupa à profissão, passando por desejos materiais [e até imateriais] como um quarto carregado de símbolos e desejos de sucesso para suas crias. Um peso para esses coitados e carentes de pais e mães que os adotem como eles se apresentam.
Há donos e donas de animais, que também os "moldam" ao seu bel-prazer, aos seus interesses. E os vestem com blusas do time idolatrado, forçam os domesticados a se comportarem como se humanos fossem, e até exageram nos cortes e pinturas dos seus pelos felinos. Ainda bem que já existem leis contra os maus tratos que os bichanos sofrem de pessoas adoecidas e fúteis.
Pensando em mim, eu não gostaria de ser mais uma a somar num desses dois times.
Não tive filho concretamente. Mas sou tia, e das bem presentes. Me considero uma ótima tia, embora seja bem rabugenta, do tipo que democraticamente ordena [ops] os sobrinhos a "não comerem na cama", a acordarem mais cedo, a ajudarem na limpeza das coisas, que sujam pelo caminho afora. Nesse sentido, sou "quase" uma tia-mãe rabugenta, que morde e depois assopra, sem o menor pudor.
Já sou dona de um mini-jardim contendo quatro lindos caqueiros [nome antiguinho para vasos]. Um mês se passou. Estão vivinhos, verdes, bonitos e enfeitando o meu doce metro quadrado, nessa cidade que habito.
Em meu aniversário ganhei um vasinho com flores do campo, de cor violeta, lindas. As outras espécimes são todas emprestadas. Sei que preciso chamá-las pelos seus nomes biológicos. Vou estudar sobre e tenham paciência comigo. É que não sou a 'mãe' das plantas, verdadeiramente. São de uma amiga que vai passar uma temporada fora de Maceió e as deixou comigo, sob minha responsabilidade.
E isso é que eu chamo de responsabilidade. Meu desejo é: que sobrevivam e bem, sendo eu a mãe de aluguel delas.
Já o cachorro tão sonhado, parece que não vai chegar até a mim. Nem dado, nem doado. Moro só e como viajante que gosto de ser, não cabe um em minha rotina entrecortada. Sugestionada que sou, vou juntando conversas e impressões... outro dia li um post num blog e também assisti a um programa na televisão. Me me deparei com pessoas apaixonadas por gato, falando maravilhas sobre essa convivência.
O distanciamento provocado pelo vídeo, e as lembranças divertidas das trapalhadas do filme-desenho "Garfield" me fizeram amolecer o coração. Um gato talvez desse conta da minha vontade de querer dar carinho e cuidar de algo vivo, em meu canto; algo que me exija sair do meu umbigo e pensar no outro.
Mas essa é uma decisão que precisa ser amadurecida, porque não amo gatos, como amo os cachorros. Dizem até que quem ama um, não ama o outro. Será que sou diferente até nisso? E então, o que me dizem dessa ideia de adotar um gatinho com unhas afiadas? Já tenho até o local para adoção. É só ir até lá e me candidatar. O nome? Ah, para o momento só me ocorre "Snoopy". Vejam só o conflito!! Oh, céus. Me ajudem amigos, em meu novo dilema para esse mês de março, longo que só.

18 comments:

  1. Juju, eu sou suspeita, pois adoro gatos (e amo cachorro também!!!). Mas para a vida que eu tenho, acho que os gatos são mais adaptáveis. Um cachorro exige muito do dono - passeios diários, muuuuita atenção e carinho. Os gatos adoram atenção e carinho tb, mas são mais auto-suficientes.
    Eles são super-queridos e cheios de personalidade!
    Acho que você gostaria, sim!
    Porém, pensei bem sobre isso, pois são animais que vivem bastante e a partir do momento em que os adotamos somos responsáveis pelo seu bem-estar!
    beijosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Shau, eu tô pensando bastante... mas quero me apaixonar por um...ah, estou já na fila de adoção.. se souber de alguém que tenha algum para adotar, me avisa! Obrigada pela leitura e comentário aqui, em meu bloguito!!

      Delete
  2. Gato é para quem aguenta um outro ser cheio de personalidade, quem tem vontades e independência. Nada de querer agradar o dono, o gato é o rei rsrsrs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh... já tô gostando... vamos competir então... risos... obrigada pelo depoimento, querida!! Bj

      Delete
  3. rsrsrs engraçado.. snoopy seria demais!! enfim, se vc está em dúvida espere um pouco, tomar conta de um ser é sempre complexo, requer tempo e dedicação. veja se está disposta a abrir mão de algumas coisas...
    pelo que vc escreveu vc ainda n tem tanta certeza, eu diria pra esperar um pouco...
    bjoss, e boa sorte na decisão...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu adoro o Snoopy! Acho ele um cachorrinho muito fofo, esperto, independente, sonha que é um escritor e é aéreo... enfim, eu gostaria de ter um gato ou cachorro que tivesse essas características... aff, lá vai eu com minhas projeções... risos... mas obrigada, Nessa... tô nessa fase de decisão, mesmo! Bj

      Delete
  4. Realmente tia, voce é uma tia-mãe .. me lembro quando voce morava em salvador que nao deixava eu comeer na sua cama, e sempre sempre voce tenta impor ordens na gente, que na hora é chato, mas são necessárias para uma boa convivência não é mesmo? e sobre adoção de um gato, acho legal , apesar da minha mãe morrer de medo kkkkk , mas snoopy nao ta ? vamos pensar em outros nomes ! Saudades, te amo tia-mãe *-*

    ReplyDelete
    Replies
    1. ohhhh Cacau... também estou com MUITA saudade!!! Te amo... Snoopy é um nome lindo! Bj

      Delete
  5. Amiga, os gatos são independentes, e isso daria certo com o seu estilo, mas por outro lado, a auto suficiência deles nos faz parecer desnecessárias. rsrs
    Vez por outra vc vai receber um carinho na perna, seu sofá e cortinas ganharão muitos arranhões e a casa ficará atolada de pelos. Vc já tem diarista em Maceió?

    Vai pensando... eu preferi o filho, vc sabe.
    rsrs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Patiinha... valeu pela reflexão! Posso pensar em adiar a adoção de um cachorro, quando estiver em uma casa, com alguém por perto, pra me ajudar a cuidar... o gato creio que vai se adequar aqui... mas um filho de verdade...bem, aí não sei...sabe bem que a maternidade em meus dias terá que ter outros sentidos, para além da padrão... risos... tenho que parir uma tese... ui... mas vamos aguardar o andar da carruagem!!! Beijo!

      Delete
  6. Amiga,
    Sabe que não pensava em ter um bicho de estimação, muito menos um gato. Mas o destino e a tristeza de mais uma gravidez interrompida me fizeram adotar Lourdes, uma gatinha temperamental, mas muito disciplinada, limpinha e carinhosa.
    Como já lhe disse, ter gato é bem mais fácil que ter cachorro, só precisa tomar banho(se você quiser) uma vez por mês, não tem cheiro e não faz o número 01 e o número 02 fora da caixinha. Gatos adoram ficar perto do dono, mas não são muito de agarração(adoro isso!) e são muito silenciosos. Ah, vale dizer que são muito saudáveis e não dão muita despesa com veterinário, bastam as vacinas anuais e pronto!
    Tenha um gato, você vai amar.
    Beijo,
    Mari

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lourdes Maria é muito danadinha!!!! Quero as dicas, sim... todas... vamos ver se encaro um gato em minha vida!!! Beijo, amiga!

      Delete
  7. Aê Jú! Um gato seria massa. Um gato e de repente... outro gato. hehe
    Acho que é a oportunidade de uma experiência nova em tua vida.
    É uma outra vida né, e por isso cuidados. Tenho certeza que dará conta.
    Bjão

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dois gatos?? Hehehe... vamos ver noq ue vai dar, Jhonny, veremos!!!! Um beijo, querido!

      Delete
  8. Olha, Ju, acho que vc não vai se arrepender. Não tenho gatos pq tb tenho aquários em casa e não daria certo. rs Mas tenho uma Shit-Zu linda. E essa raça não dá trabalho. Nem precisa passear. Mas pro seu caso talvez um gato seria melhor pra começar, não sei... Bacana sua reflexão cheia de dúvidas. bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pra começar foi ótimo.... então me deseja um Zoo em meu canto?? Risos... já tive aquário... eu não soube cuidar dos peixinhos... achava que precisava lavar todo dia... já imaginou o que aconteceu, né?? Beijo!

      Delete
  9. Bem.. eu sou muito suspeita!!!! Até alguns meses atrás não pensava em ter cachorro muito menos gato e hoje sou tia-mãe de Robustinho e de Mustafá, cachorro e gato respectivamente (risos)... Eles são lindos e bem presentes!!! Fazem parte da nossa família!! O gatinho Mustafá é bem dengoso, dorme que é uma maravilha e implora por carinho!!!! Eu estou amando!! Creio que a senhora tb vai adorar!! Beijos tia Ju!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Breve vou conhecer Mustafá... e Robusto, já sei, não tem nada de robusto... risos... beijo, sobrinha!!! Saudade!!!

      Delete