8 May 2013

das mudanças

Terceira mudança de residência, em menos de três anos? Como assim? Não é demais? Não dá pra fixar residência? Não dá pra ser [e ter] um porto seguro? Nem posso me dar ao luxo de filosofar sobre essa palavra que me é tão estranha: a permanência.

Eu pareço que estou numa roda-viva. Quando começo a me acostumar com um algo, eu vejo esse algo ser atropelado, modificado, distanciado de mim. Quando penso que da paixão chegarei ao amor, já virou saudade. Quando penso que prevejo o dia seguinte, o tal dia sequer chega. Quando me dou conta, já nem me lembro mais quem eu fui na véspera.
A vida corre, apressada. Preciso me policiar para não entrar ou ficar no descompasso. Preciso acelerar e parar de me comportar como se estivesse a passeio. A caminhada é longa, por isso a urgência em dar passadas largas. Se fico ofegante, tanto melhor. Sinal de que estou viva e pronta para mais um embate, para mais um desafio, para mais um momento novo, cheio de surpresas e mistérios por vir.
Não posso esquecer, também, que sigo do jeito que funciono. Não dá para desconsiderar o que provoco: rupturas, sobressaltos, devaneios, reencontros, separações. Montar e fechar caixas fazem parte do pacote. Não há como fugir de mim, mesmo que eu quisesse. Sou eu quem invento, sou eu quem devo sustentar. Vida de adulto não é isso? Por que cargas d´águas me estranho? Por que mesmo estou parada escrevendo, quando tenho coisas para arrumar, para separar, para encaixotar?
Desisto. Ok, futuro, já estou indo. De novo. Mas me espera no portão da frente. Espero que esteja escancarado e pronto para me acolher, no meu novo canto, que ainda nem defini qual será. Sei que precisarei respirar fundo, não olhar para trás e simplesmente partir.

8 comments:

  1. Tia Lola via FB8 May 2013 at 15:20

    Delicia ler seus posts..mas é uma reflexão das mudanças que passaram ou tem mais alguma em andamento rs rs ?saudade,beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tia tem mudança nova aí.... risos... depois eu conto!! Bj, saudade, demais!!!

      Delete
  2. Mudança de apartamento, ou de estado???
    Quero saber!!!

    bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. De apartamento... talvez eu vá morar numa casa... risos... de estado, só se for o emocional... risos... beijo, amiga!

      Delete
  3. Nossa, Ju, tem gente até que gosta dessa rotina de mudanças, mas não é o meu caso. Sou muito apegado, nem de carro eu troco porque tenho afeição. rs Adorei o texto. Boa sorte nos 'encaixotamentos'. bjjjjj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tô adiando o quanto posso... odeio cheiro de caixa de papelão... argh... beijo, querido!

      Delete
  4. De certeza vai uma mudança para algo bem melhor! Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai, Paula... tomara!! Tô cansada... beijo!

      Delete