27 June 2013

enquanto isso na varanda...

Me jogo na rede. Fecho os olhos. Tento pensar em nada. Ligo o notebook no colo. Escrevo. Fico quieta ou caducando com muitas coisas, com os olhos e dedos no teclado, remexendo aqui e ali. Me delicio com a chuva fina a cair. Ou com o sol que chega de repente. Rego as plantas; converso com cada uma, coisas simples como: "bom dia, está lindona hoje!". Comemoro o fato de saber cuidar de cada serzinho vivo e verde nesse metro quadrado. É o lugar mais meu da casa, fora da minha cama. É lá que me envolvo em leituras e correções de provas. Vez ou outra levanto olhar e abro um sorriso ao entender um presente: fitar um novo arco-íris que surge, em meio aos prédios e árvores vizinhas. Escuto [alheia] o vai e vem dos carros, com suas buzinas e seus apressados motoristas ou passageiros. Vejo cenas gritantes ou muito amenas: colisões entre carros, pessoas se desentendendo ou simplesmente ciclistas confiantes e sorridentes. Observo crianças saltitantes, indo para a escola, com suas mochilas e suas lancheiras carregadas de heróis e suas cores cintilantes. Faço e atendo ligações. Desperto curiosidades com os segredos e resenhas contadas às gargalhadas. Lembro de quem está longe. E com quem gostaria de dividir esse mesmo espaço, que acalma e embala. Coloco para inundar minha alma o especial noiteluzidia, de Maria Betânia, pela milésima vez. Suspiro. Chega a noite. Tento em vão esquecer dos compromissos e prazos. Faço muitas caretas. Contemplo a vida acontecer, lá fora e aqui, dentro de mim. Me despeço. Foi e é assim: todo dia eu me despeço de quem eu fui na véspera.

10 comments:

  1. Replies
    1. Primaaaaaaaaa que bom vc aqui! Amei!!! :)

      Delete
  2. Que bom que a poesia está presente no seu dia a dia.
    Que seria de nossas vidas sem ela...

    bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patiinha... ai, se não houver poesia, não há nem vida... melhor me enterrarem! Beijo!!!!

      Delete
  3. "todo dia eu me despeço de quem eu fui na véspera." ... eu adorei!
    beijo,
    Lilia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Influenciada por Alice, a do país das maravilhas... risos... beijo!!

      Delete
  4. Nossa, Ju! Que linda crônica! Tava inspirada, viu! bjão!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, querido! Bom saber que gostou. Beijo!

      Delete
  5. Dessa vez a viagem foi na varanda. E que viagem! Obrigado por nos guiar por mais um pouco do seu vasto universo, Ju. Um beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marcelo, como vc é generoso em suas análises.... obrigada, meu querido. Você me incentiva a prosseguir nessas viagens tão minhas. Beijão!

      Delete