11 November 2013

#BASTAdeexclusão #cotasSIM

Os caminhos da inclusão são sempre rechaçados, tortuosos, limitados. Educadores e políticos com seus discursos e suas práticas desarticuladas. Todos sofrem e perdem com esse descompasso. Perde também a maior parte da população, por desconhecer e pactuar com a falta de cuidado e respeito junto aos mais excluídos. Me questionam porque pesquiso sobre. Porque defendo. Não sou negra, pelas características físicas. Isso não me faz ser superior, de maneira alguma. Mas com certeza tive e tenho privilégios, pela ausência da cor e dos traços. Moro num país que discrimina, que rotula, que exclui, SIM. E não suporto aceitar essa realidade. Por isso defendo as ações afirmativas. Trata-se do meu compromisso político, por acreditar num mundo mais humano e justo. E não estou me candidatando a nada. Apenas acredito que a mudança se faz necessária e a educação deve contribuir, na medida em que pode estimular para a emancipação dos sujeitos, que tiverem acesso garantido, e de qualidade, à universidade pública, espaço possível para a construção de conhecimentos e de intervenção na realidade. 
publicado originalmente no mundinho azul em 09/11/2013

6 comments:

  1. Tô assinando embaixo. Com convicção! Um beijo, amiga viajante e militante.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é.. quando me dei conta, me transformei numa militante! Risos... até rima, né?.. risos... beijo, querido!

      Delete
  2. Sempre fui a favor. Acredito que essas ações afirmativas são necessárias para que a exclusão não se perpetue.

    beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que são medidas provisórias... e que devem ser reavaliadas. Mas com certeza já vem ajudando a encurtar distâncias. Beijo, amiga!

      Delete
  3. Eu sou a favor das cotas sociais, Ju. Quem não tem condições financeiras precisa mesmo para ter sua chance numa faculdade, emprego, enfim. Porém, os negros que tem boa condição financeira são beneficiados injustamente, enquanto que branco pobre, por exemplo, é prejudicado. Um exemplo: o filho do Lázaro Ramos e da Taís Araújo, que será riquíssimo, terá o benefício e não acho isso justo. Mas é um assunto que rende. bjsssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. O filho de Lázaro Ramos e sua Taís, certamente já está tendo seu lugar ao sol reservado, e por isso, não deveria fazer uso das cotas. Não deveria porque tem condições para concorrer com outros candidatos com iguais condições. Tem um autor [BOURDIEU] que diz que os ricos [neste caso, negros afortunados, pois são muito poucos] já são herdeiros naturais, pois são incluídos naturalmente, sem nenhum esforço. Ter uma educação de qualidade, capitais culturais herdados dos pais, condições financeiras que "agreguem valor", internet à disposição, saúde em dia... tudo isso é possível e viável para uma pequena população. A maioria, pobre e negra, não tem nada disso. Daí a importância das cotas raciais e sociais. Para permitir que essa grande parcela marginalizada consiga desenvolver sua ascensão social, que não é natural. Ela é fruto de uma estratégia política.

      Delete