4 February 2014

o mundinho azul adolescendo...

Há dez anos atrás não conseguia reter, muito menos lembrar, datas de aniversário dos amigos e parentes. Portanto, não conseguia ser ágil e o tempo escapulia mais rápido. Não dava conta de ligar e parabenizar do meu jeito, cada um dos meus afetos. Hoje é mais fácil identificar quem não está na rede e por isso consigo me fazer presente com quem está ausente.
Há dez anos atrás também não tinha meu próprio espaço de escrita. Além dos blogs, tenho esse canal de comunicação.
Despejo meus pensamentos tortos, me manifesto contra ou a favor de ideias. Posso simplesmente não escrever, quando não estou com vontade. Local mais democrático não há. Se quero escrever muito ou pouco, ninguém me impõe limites, nem de caracteres e nem sobre o teor das minhas ideias. Claro que há os patrulheiros e os críticos de plantão. Gente que não tem coisa melhor pra fazer. Do contrário, não perderia tempo rechaçando quem é livre e [sobretudo] tem coragem para se expor na escrita. Às favas essas pessoas que não curtem o que é publicado. Ninguém é obrigado a estar vinculado, se não sente prazer em fazer parte de uma teia, tão gigantesca como essa. Conselhos úteis: a) saia ou b) para de reclamar; ou então c) procura outro porto pela web!
Há dez anos atrás estava na casa dos 30 e tudo era novo, divertido, lúdico. Fiz amigos para vida toda. Viajei um bocado. Comecei e terminei o mestrado. Me tornei uma sonhadora compulsiva. Sonhava com conquistas de toda ordem. Alimentava sonhos surreais. Bom saber que ainda mantenho tudo em mim. Estão todos aqui, guardados no peito e na cabeça, longe dos olhares desdenhosos dos pessimistas.
Há dez anos atrás era impossível saber aonde e como estavam os meus amigos. Não tinha ideia do que pensavam, de como eram as suas rotinas. Hoje acesso com prazer suas fotos de família, suas postagens divertidas ou sérias. Seus escritos verdadeiros. Não me incomodo com o que não parece realidade. Aliás, o que é mesmo realidade? Isso que estamos vivendo é real. O que penso é real. O que leio é real. Se é verdadeiro ou não, aí já são outros 500. Se a fantasia não estiver misturada com susbtâncias químicas que viciam o corpo, tanto melhor. Não considero esse vício uma droga letal. E que pena que drogas são necessárias para tantos. Gostaria que essa rede propagasse uma mega e efetiva campanha antidrogas. Já tentei, já desisti, mas certamente vou continuar investindo nesse tipo de educação em prol da vida com mais lucidez. Estar lúcido [e sem dor de cabeça e sem ressaca], ah, que maravilha!
Há dez anos atrás eu não tinha acesso a tanta dica boa de tantos gêneros textuais. Bom receber [de graça] indicações de filmes, músicas, documentários, livros para download, crônicas, poesias, contos, romances, receitas de todos os tipos. Bom demais contar com a diversidade de olhares.
Há dez anos atrás não imaginava que uma simples rede social pudesse ser capaz de unir, e com o tempo, separar gerações por faixa etária e interesses. Adoro a ideia de conviver, ao menos no plano virtual, com pessoas da minha idade. Não vejo problema em ter os mais novos por perto, mas no mundo aqui fora, eles, os adolescentes e jovens, já dominam todos os espaços, os possíveis e os imaginários. Já até pensei numa campanha "MENOS POR FAVOR". Também precisamos nos divertir e ouvir o tipo de música que gostamos. Seria lindo que aqui, nesse mundinho sortido, fizéssemos um esforço coletivo por mais lugar no mundo para os adultos e idosos. Parece que no mundinho azul existimos e conquistamos isso. Ufa!
Há cinco anos atrás eu me cadastrei. Nunca dei cutucada. Aliás. Dei uma ou duas. Merecidas... risos... e se vou continuar na ativa? Ah, sim. Gosto de companhia. Gosto de escrever e a ferramenta está cada dia mais inteligente: felizmente já nos permite editar! Gosto de ler. Gosto de sorrir diante de uma imagem feliz. Gosto de pensar sobre imagens e textos infelizes. A vida é um facebook aberto. Que cresça e apareça. Tudo que é bom deveria durar muito...
Postagem publicada integralmente no mundinho azul, na mesma data.

6 comments:

  1. Então, que dure e se reproduza, moça. Por mais dez anos e assim se multiplique. O hábito da leitura é meu, mas também queria que fosse o da escrita. Ter essa coragem e essa vontade de despejar sentidos, emoções, até as futilidades que nos cabem. Quando vejo que compartilha no face, corro logo para cá, fixo os olhos como poucas vezes faço em outros textos. Deve ser pela obrigação que temos de folhear tanta coisa com tão pouca vontade e gosto. Mas, pouco a pouco essa rotina tem sido normal. No teu espaço consigo refletir sobre tantas coisas que me rodeiam, tantas coisas soltas. Me identifico por conta da naturalidade que tu consegue portar aqui. O mesmo acontece quando busco "comentar", deveria apenas agradecer, como tantos, rs, dizer o quanto está belo o texto, de fato está, mas continuo.
    Continuo a pensar que é mais convincente a mim mesmo ser fiel as minhas bagunças.
    Continue sempre que der vontade, ou não. Continue a regar com boas ideias, bons trajetos, boas músicas a teu dispor o teu espaço. Pinte!
    Um cheiro, moça. Esteja bem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você é um leitor generoso. E escritor nada tímido... risos... muito bom contar com suas impressões. Beijo!

      Delete
  2. Mana Dilma via FB4 February 2014 at 20:29

    Maninha...e como vivo estas realidades,e como me aproximei, no mundinho azul,de pessoas que jamais havia imaginado,rever!!Enquanto isto, aqui do lado de fora...me afastei de pessoas que jamais iamginei me afastar?! vai saber...curto muito o modo como vc vê tudo isto,vc é "inteligentíssima" como dizem os nossos manos..kkkkk uma pessoa que vive o HOJE,intensamente!!
    Parabéns ao adolescente 'Face"(que ele não fique chato,como tantos que adolescem) e, ao seu enriquecedor, Blog "Foi assim: "
    bjs...volta logo...saudades mah!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Três dias e já sentindo saudade?? Que exageroooo.... obrigada, mana pelas palavras... também me reaproximei de muita gente, graças ao mundinho azul! :)

      Delete
  3. Elis prima via FB4 February 2014 at 20:30

    Essa é a minha prima! Cheia de sonhos, verdades, fiel a amizade e a família.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fofa!!!! Você é uma fofa, prima! Beijão!

      Delete