25 July 2014

gostaria de ser ainda mais simples

A minha família é imensa, espalhada. Tem gente residindo fora do Brasil. Tem gente no sul e no norte. Mais gente ainda no nordeste e alguns poucos no sudeste. Nasci na roça, num trabalho árduo de parto normal, com parteira.
Minha mãe nem pôde escolher meu nome nem colocar o sobrenome dela no meu, escolhido pelo meu pai mandão.
Aprendi o valor da simplicidade desde cedo, não somente por ter convivido com animais no pasto ao invés de brinquedos de plástico. Aprendi o princípio da simplicidade com essa estrutura de vida simples. A valorizar o pão de cada dia. O sol que amanhece ou a chuva que cai fina ou grossa. Devo aos meus pais esses aprendizados. Me ensinaram tudo o que necessito para conviver com honestidade, prazer e muita simplicidade. Gosto de taças, lugares chiques, conforto. Não sou mochileira, mas gostaria de ser. Meu pai foi tropeiro viajante durante muito tempo e conquistou seu lugar no mundo com muito suor e trabalho. Tocava violão, contava seus casos em volta da mesa, com filhos, mulher e sogra bem atentos. Ele também fazia contas "de cabeça". Não nasci com todas essas coisas tão boas, mas me mantenho interessada em adquiri-las. Me mantenho atenta para não me tornar deslumbrada com as coisas desse mundo tecnológico e cheio de marcas e rótulos. Tenho quase os mesmos defeitos e manias e chatices dos que moram só. Mas estou com essas referências na memória e isso me faz perceber as coisas sob outros ângulos. Insisto.

8 comments:

  1. Mana Dilma via FB26 July 2014 at 20:26

    Simplesmente você, nós!!
    Sei que colhemos "os bons frutos" daqueles ensinamentos deles!! Te amo irmã... saudades!

    ReplyDelete
  2. Eatou em ssa e preciso mto falar c vc. Douglas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Douglas, o que houve? Eu estou em Ilhéus, com minha mãe. Me liga. Beijo.

      Delete
  3. Muitas vezes as referências nos fazem repensar ou apenas constatar. Gostei, Ju. bj

    ReplyDelete
  4. Que essas tantas referências de seus pais continuem te acompanhando na viagem. E te levem a bom porto, amiga viajante. Um beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Porto, em Portugal... uau.... breve... risos... beijo, querido!

      Delete