30 August 2015

talvez um apelo

Em plena escrita da tese, a pessoa resolve dar uma pausa e viajar de ônibus, com um grupo (desconhecido) de estudantes, saindo de Maceió em direção à Brasília. Decide ir porque sua amiga e colega Betânia Gomes​ insiste muito. Desafio aceito, passa a conviver por horas e dias e noites com jovens cheios de sonhos, mas indignados com a situação das universidades públicas. Não pensam somente em seus umbigos. Primeira lição. E lutam com toda a energia que carregam. E cantam e brincam e se divertem. Não podemos cerceá-los em seus movimentos. Segunda lição. Daí você, presa a uma situação transitória, e bastante precária, passa a se preocupar com aquela juventude viva, sob sua tutela. Eu que AINDA não sou mãe, me senti co-responsável pela segurança deles. Terceira lição. Eu e Beta nos desdobramos como mães atentas. Ao fim da caravana, com um saldo de 72 horas de estrada, mais 48 horas pelos ministérios responsáveis diretos (do Planejamento e da Educação) para transformar essa dura realidade que nos assola (e por isso a greve se mantém 3 meses depois), a viagem chega ao fim, com todos em paz e (parcialmente) satisfeitos com os resultados. 
Eu agradeço aos que nos confiaram essa exitosa missão: Adufal Seção Sindical​ e a Tiago Zurck​ e os demais professores organizadores desse evento. Juntos somos mais fortes. Não há polícia militar e repressão que nos retire o desejo de lutarmos. Mas a indiferença nos fragiliza. Não é uma lição... talvez um apelo.

3 comments:

  1. Eliane Marques, Camila Silva, Clediana Moreira Santana e outras 30 pessoas curtiram isso.
    1 compartilhamento

    Dilma Santana Vc é admirável mana! me preocupei com essa viagem,foram e voltaram em paz, amém!! A indiferença a essas e a outras causas nobres é um mal que assola o nosso país!
    Descurtir · Responder · 3 · 30 de agosto às 13:07

    Jusciney Carvalho Agora eu posso falar: rolou spray de pimenta SIM... risos
    Curtir · 3 · 30 de agosto às 13:12

    Jusciney Carvalho Não fala pra mainha... risos
    Curtir · 2 · 30 de agosto às 13:13

    Dilma Santana Tá vendo??? Oh senhor
    Descurtir · 2 · 30 de agosto às 13:15

    Betânia Gomes kkkkkkkkkkkk
    Descurtir · 1 · 22 h

    ReplyDelete
  2. Sirlene Zago da Silva
    Descurtir · Responder · 1 · 30 de agosto às 13:24

    Suzana Barrios Mais uma vez, muito obrigada por nos representarem tão bem nessa luta!!! Agora, a tese terá ainda mais inspiração!!
    Descurtir · Responder · 3 · 30 de agosto às 14:01

    Jusciney Carvalho Com certeza, Su!! Beijos
    Curtir · 2 · 30 de agosto às 14:12

    André de Albuquerque Obrigado pela dedicação e zelo durante toda a viagem, professora. Foi muito bom!
    Descurtir · Responder · 4 · 30 de agosto às 14:59

    Jusciney Carvalho Fofo! Obrigada também, por confiar na gente!!! Beijo
    Curtir · 3 · 30 de agosto às 15:02

    Tiago Zurck 🏾🏾🏾🏾
    Descurtir · Responder · 1 · 30 de agosto às 16:40

    ReplyDelete
  3. Jane Mari Sua força, luta e coragem contagia,
    Descurtir · Responder · 2 · 30 de agosto às 21:32

    Jusciney Carvalho Quem dera Jane Mari... eu não fiz nada mais do que minha obrigação... o problema é que a maioria dos docentes pensa que a obrigação é apenas do Comando Local de Greve.
    Curtir · 2 · 23 h

    Betânia Gomes Eita amiga, que lindo seu relato final. Agora vejo quanta inspiração nós temos, quando somos pegos pelos laços da "paciência revolucionária", como dizem nossos querid@s estudantes. Cada um deles marcou esse momento da luta de maneira peculiar e inspiradora. Valeu a companhia, sei que se você não tivesse aceito, talvez eu tivesse fraquejado. Sua determinação na luta foi essencial, é top! A Tese precisava desse gás, ou desse spray! kkkkkkkkkkk. Eu que também estou nesse momento da jornada, posso dizer o quanto serviu essa parada, para que possamos refletir sobre as invisibilidades e imobilismo de muitos. Um dia, em qualquer parte que estivermos, indefectivelmente, nos lembraremos desse momento. Para dizer a vida o quanto somos corajosas, apesar das nossas fragilidades. Agora, confesso que sua escrita me contempla, nossas lutas são coletivas, e ainda destaco seu gosto refinado para registrar o momento mais importante de forma bela e marcante. Obrigada querida! Beijosssssssssssss
    Descurtir · Responder · 1 · 22 h · Editado

    Jusciney Carvalho Linda! Gasolina!!!!!!!!!!!!
    Curtir · 1 · 22 h

    Betânia Gomes Jusciney Carvalho é minha garrafa! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Descurtir · 1 · 22 h

    Jusciney Carvalho Umbelino Oliveira de Andrade é nosso pedaço de pano... risos
    Curtir · 1 · 22 h

    Betânia Gomes É verdade! Rindo litros agora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Descurtir · 1 · 22 h

    Umbelino Oliveira de Andrade rsrs
    Curtir · 1 · 12 h

    ReplyDelete