11 December 2016

Mensagem antecipada de natal (ou ainda acredito no poder das palavras)

Foi melhor fazer essa mensagem logo agora. Depois as mensagens natalinas ficam tão iguais.... depois ninguém vai notar, por exemplo, a diferença entre se desejar um Feliz Natal e um Natal Feliz.
Fato que esse mimimi da ocasião contamina toda a gente (como dizem os meus amigos portugueses). E o meu mimimi desse período, difere bastante dos demais períodos.
Essa semana foi uma exaustão do debate sobre o nosso momento político, sobre os rumos da educação no Brasil pós movimentos da esquerda no enfrentamento ao desmonte do Estado Brasileiro, que começa bem antes de abril de 2016, quando iniciamos a transição entre a tentativa de Governo da Presidente Dilma, já que não conseguiu governar desde que assumiu em janeiro de 2015, e o DESGoverno do Temer, que vem gerando mais crise econômica, política, instabilidades e mais polarização na sociedade, dentre os que são contra qualquer política (e políticos) da esquerda e os que compreenderam que o golpe em curso não vai prejudicar a elite, composta por juízes e promotores e legislativo (maiores salários e benefícios por toda a carreira, inclusive pós aposentadoria), bancários, empresários e profissionais liberais bem sucedidos.
Este golpe em curso, não somente validado e legitimado pela mídia golpista, Rede Globo e afiliados, vai prejudicar, sobretudo, a classe trabalhadora, os pobres, os negros, os indígenas, LGBTs, muito mais do que já estão prejudicados, considerando a longa inexistência de políticas sociais para essa população, desde que o Brasil se fez país independente de Portugal e passou a ser dependente dos ditames estadunidenses.
Hoje é um domingo de sol em Maceió. Poderia estar aproveitando a praia. Adoraria estar aproveitando a energia solar para bronzear a pele, captar vitamina D, e por milagre natalino, também queimar gordurinhas indesejáveis.
Mas não estou na praia. Fiz faxina na casa, tomei um bom banho e enquanto a máquina lava a minha roupa, resolvi escrever sobre o que me incomoda, sobre o que me afeta.
Na verdade, resolvi escrever para meus amigos e familiares que me consideram chata, repetitiva, insuportavelmente do PT.
De novo e sempre, preciso enfatizar que não me preocupo de ser taxada de militante, comunista, marxista, petista. Não quero é ser rotulada de alienada, ingênua, manipulada, massa de manobra, conservadora, burguesa, neoliberal, e muito menos da direita.
Podem me excluir dos contatos, podem não mais querer minha presença em confrarias e festas de qualquer natureza. Saibam que eu continuarei desejando um mundo menos desigual, um mundo mais justo, um mundo em que a justiça funcione para punir e banir dos nossos espaços públicos de poder os corruptos, os misóginos, os xenófobos, os autoritários, os machistas e os fascistas.
O mundo só vai melhorar quando existirem pessoas humanas e éticas nos representando.
Por isso, um natal muito feliz aos que estão sensíveis à essa desordem generalizada. Para os que já compreenderam que não adianta bater panela de varanda nenhuma, de usar #ForaCorrupção #ForaTodos #ForaPT em redes e, no dia seguinte, simplesmente, apoiar uma justiça que é parcial, que só investiga e denuncia uma parte dos suspeitos de crime de lavagem de dinheiro e, que de certo modo, apoiam, ainda que indiretamente, alguns dos nossos políticos corruptos, em passeatas carnavalescas, patrocinadas justamente por quem controla quem sobe, quem cai, quem fica, quem deve ser desqualificado ou ovacionado.

Todo esse desabafo dominical, às vésperas de mais um natal, é apenas para enfatizar que eu desejo um 2017 muito mais leve e próspero, com muito mais consciência política, para todos nós. Quem sabe com essa consciência, reste-nos tempo para amarmos uns aos outros, independentemente de posicionamentos políticos-partidários. Quem sabe?

No comments:

Post a Comment