31 July 2019

🌸 Outra UFAL Resiste! 🌸

A escolha da Chapa 2 - Projeto Outra Ufal Resiste, para conduzir a gestão da UFAL, de 2020 a 2024.



Me dirijo à você, com quem partilho ou já partilhei importantes momentos de trabalho, ao longo da minha atuação, seja como docente no Centro de Educação, como Coordenadora no Comfor, como representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) ou na função de PI, na Procuradoria Educacional Institucional, a partir de setembro de 2017.
Ao longo desses últimos anos partilhamos nossas preocupações, nossos desafios e também comemoramos nossos feitos e celebramos as nossas conquistas, todas frutos de um trabalho sério, ético e comprometido, com um objetivo em comum de apresentar de forma transparente o desenvolvimento do nosso fazer como profissionais da educação, nesta que é a maior e mais importante instituição federal do estado de Alagoas.
Essa reflexão é muito necessária de ser feita, nesse momento que nós, servidores públicos da UFAL, decidiremos, através das eleições nos dias 7 e 8 de agosto, quem conduzirá a administração central.
É necessária, sobretudo, por estarmos assustados e inseguros, diante desse grave contexto social, político e econômico que vivenciamos no nosso país.
Por tudo isso, decidir nosso futuro institucional é decisivo! Como e com quem enfrentaremos esse cenário?
A quem podemos confiar o diálogo com as instâncias do Ministério da Educação?
Quem irá apresentar com segurança as demandas da UFAL na Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior?
Quem melhor sabe sobre o valor do Hospital Universitário para Alagoas?
Quem defenderá nossos interesses e dos nossos estudantes, razão maior de ser do nosso trabalho?
Essas questões só apontam para a necessidade de resistirmos aos ataques e de defendermos a autonomia da UFAL.
Essas questões só apontam para a demanda da continuidade do projeto Outra UFAL, conduzido de forma competente pela Magnífica Reitora, Professora Dra. Maria Valéria Costa Correia, agora com a colaboração da Professora Doutora Angela Canuto, pela sua larga experiência na universidade e pela sua defesa intransigente do Sistema Único de Saúde.
A UFAL se constrói a cada ação que desenvolvemos ou deixamos de desenvolver.
A UFAL somos todos nós. Se um curso se fragiliza, impacta em toda a instituição, porque somos interdependentes, estamos conectados e somos partes de um todo.
Não há espaço para dúvidas, nem podemos permanecer atônitos, em cima do muro. Tomar partido é crucial, uma vez que é preciso definir qual a Universidade que vislumbramos para o nosso futuro, pois é certo que todos nós almejamos melhores condições de trabalho e melhores desempenhos dos nossos cursos e dos nossos estudantes e que precisamos defender este legado que juntos estamos construindo, que resultam nas boas experiências que se somaram à UFAL, a partir da gestão da nossa querida Reitora, em exercício.
É por tudo isso que decidi aderir à melhor escolha para a Reitoria, resumida na proposta da Chapa 2 - Projeto Outra Ufal Resiste, por ser a que mais se adequa ao objetivo de fortalecermos a autonomia universitária. Escolho a Chapa 2, composta por duas bravas mulheres, professoras, pesquisadoras sensíveis às demandas sociais, extensionistas e gestoras, para continuarem lutando pela gratuidade na educação pública e na saúde pública no estado de Alagoas.
Agradeço pela sua atenção e peço que reflita bastante sobre as 4 candidaturas, exercite a democracia nas eleições para reitoria e faça essa escolha de modo consciente.
Agradeço também pela parceria e deixo aqui um abraço, com todo meu respeito e apreço por nossa convivência no ambiente de trabalho.

Profª Dra. Jusciney Carvalho Santana

No comments:

Post a Comment