15 May 2021

vacinar: direito de todos!

Estou muito molinha para escrever. O dia foi intenso! Após uma noite com pesadelo na madrugada, que resultou num “galo” na testa, dirigi por 7 horas ininterruptas, com muita chuva no meio do caminho, para chegar em Maceió por volta do meio-dia, seguido de um banho rápido para, finalmente, encarar a fila de vacinação, por estarmos inseridos no grupo prioritário de profissionais da educação superior. Um privilégio! 

Confesso que me senti até constrangida de ser vacinada antes de outros grupos que me parecem ser prioridade! Os que estão enfrentando transporte público e muito mais expostos que nós, servidores públicos federais, que podemos nos isolar e continuarmos no exaustivo trabalho remoto, até que toda a população brasileira esteja vacinada. 

Mesmo constrangida, sendo um direito, não poderia deixar de me vacinar. Por minha mãe, por minha família, por mim mesma. 

Quero viver muito mais, com saúde e sem medo e mesmo que a máscara e o álcool gel não desapareçam dos meus próximos meses, eu sou 100% a favor da vacina contra a COVID, e 100% em defesa do SUS e do trabalho valoroso dos profissionais de saúde, dessas equipes que assumiram essa tarefa de imunizar, e mesmo com o cansaço evidente sustentam o desejo de colaborar! 

Só quem chega perto percebe os olhos sorridentes de quem nos recebe para vacinar. Ou as lágrimas que derramam quando alguém agradece e enaltece o trabalho lindo que estão realizando desde sempre na saúde pública no nosso país.

E o dia D da vacina contra esse vírus maldito chegou pra gente, para professores e professoras que atuam em Maceió! Catei dois amigos e fomos juntos! Enfrentamos quase cinco horas de filas, mas seguimos sorridentes e emocionados! Eu fechei meus olhos, agradeci, lamentei muito pelos que não tiveram ainda essa oportunidade, pensei em meus alunos e suas famílias e também em colegas que partiram por causa da ausência do imunizante, que sim, poderia ter chegado muito antes, se essa política de vacinação estivesse sido priorizada por este desgoverno. Que as mortes cessem e a chegada de novos lotes de vacina permitam que não somente grupos prioritários sejam atendidos! Chega de desigualdade! Chega de desumanidade. Chega de Bolsonaro! 

#ᴠᴀᴄɪɴᴀᴘᴀʀᴀᴛᴏᴅᴏs #ufal #vivaosus #vivaaciência

No comments:

Post a Comment